• <Voltar a página anterior
Masthead Light

Microsservidores alimentados pelos processadores Intel® Xeon® e Intel® Atom™

As soluções certas para cargas de trabalho leves e dimensionáveis

Os microsservidores são um novo fator de forma de servidores projetados para processar cargas de trabalho leves e dimensionáveis para centros de dados de grande dimensão. As cargas de trabalho mais comuns apropriadas para microsservidores incluem o atendimento estático de páginas da web, hospedagem dedicada básica e fornecimento de conteúdo básico, entre outros. Devido à alta densidade do microsservidor e do seu projeto eficiente no uso de energia, sua infraestrutura (inclusive a ventoinha e a fonte de energia) pode ser compartilhada com dezenas - ou até centenas - de nós de servidores físicos,1 eliminando as exigências de espaço e de consumo de energia dos componentes de infraestrutura duplicados. Mesmo dentro da categoria de microsservidores, não existe um único modelo que atenda a todas as opções de processadores ou projetos de sistemas. Alguns microsservidores podem ter processadores de soquete único de alto desempenho com memória e armazenamento robustos, enquanto outros podem ter um número muito maior de minúsculas configurações densas com menor consumo de energia e menor capacidade de computação por nó.

Para atender a toda essa gama de requisitos, a Intel oferece grande variedade de opções de processadores, que vão desde a extremidade menor até a maior do espectro, para que as empresas possam selecionar o que é apropriado para suas cargas de trabalho leves. A família de processadores Intel Xeon E3 oferece uma opção de desempenho de nó, desempenho por watt e flexibilidade. A família de produtos do processador Intel Atom C2000 oferece consumo de energia extremamente baixo e maior densidade em comparação com os microsservidores baseados na família de processadores Intel Xeon E3.

Exibir as especificações da família de processadores Intel Atom C2000 >

Saiba mais sobre os microsservidores baseados na Intel® >

Inovação em fatores de forma de servidor

 

 

Família de produtos do processador Intel® Xeon® E3-1200 v3. Desempenho otimizado por watt para microsservidores.1,2

Com desempenho por watt até 52%1,3 melhor e consumo de energia até 24%1,4 mais baixo do que a geração anterior, a família de produtos do processador Intel® Xeon® E3-1200 v3 para microsservidores permite que você amplie seus serviços de web e, ao mesmo tempo, reduza seu consumo de energia. Com apenas 13W, o processador Intel Xeon E3-1220L v3 é ideal para microsservidores. Além dos recursos com categoria de centro de dados, tais como compatibilidade com x86, arquitetura de 64-bits e memória ECC, a família de processadores Intel Xeon E3 v3 com suporte para virtualização oferece:

  • Melhoria de até 38%1,5 no desempenho de gráficos, codificação decodificação de mídia acelerada por hardware para cargas de trabalho de gráficos de servidor.
  • Desempenho de E/S aprimorado com portas USB3.0 e SATA 6G adicionais
  • A segurança integrada oferece aceleração de criptografia incorporada e protege melhor contra ataques de malware e negação de serviço (DoS) 6

Saiba mais sobre o processador Intel Xeon E3 >

 

Família de produtos do processador Intel® Atom™ C2000. Consumo de energia extremamente baixo para microsservidores de alta densidade.

Precisando de microsservidores com excelente densidade e eficiência energética? A nova família de processadores Intel® Atom™ C2000 permite maximizar o espaço em rack e reduzir os custos de energia com microsservidores para algumas cargas de trabalho leves e dimensionáveis.7

 

O que há de novo?

A família de produtos do processador Intel Atom C2000 é a segunda geração de sistema-em-um-chip (SoC) do Intel Atom com 8 núcleos e 64 bits. Ela oferece desempenho até 7x superior1,8,9  e 8x mais capacidade de memória, além de eficiência energética até 6x1,10,11 melhor, habilitando maior densidade em comparação com a família de processadores Intel Atom S1200. A família de produtos do processador Intel Atom C2000 oferece também recursos com categoria de centro de dados, que permitem:

  • melhorar a integridade dos dados e o tempo de atividade do sistema detectando e corrigindo automaticamente os erros de memória com a Memória com código de correção de erros (Memória ECC).
  • executar a camada de virtualização mais rapidamente e aumentar os usos da virtualização com a Tecnologia de Virtualização Intel® para IA-32 e Intel® 64 (Intel® VT-x).1,7,12
  • aumentar a eficiência do processamento para cargas de trabalho leves e dimensionáveis
  • aproveitar a capacidade extra e a flexibilidade para armazenamento e conexões em rede, além de dobrar a produtividade do armazenamento de dados1,13
  • assegurar integração suave e escalabilidade com compatibilidade com x86

Saiba mais sobre a família de produtos do processador Intel Atom C2000>

 

Qual é o melhor?

Você pode perguntar: "Qual vai ser melhor, a família de produtos Xeon E3 v3 ou Atom C2000?" A resposta depende do aplicativo e do uso. O modelo de uso, o envelope de potência do centro de dados e o tipo de sistema são todos fatores importantes. Por exemplo: as plataformas baseadas na família de processadores Intel Xeon E3 v3 podem ser mais apropriadas para cargas de trabalho da web, nas quais uma infraestrutura muito densa que não comprometa o espaço para desempenho é ideal. Essas plataformas também podem ser mais apropriadas para usos que requeiram desempenho de gráficos profissionais tais como mídia, games na nuvem ou on-line e virtualização de desktops. Por outro lado, as plataformas baseadas na família de produtos do processador Intel Atom C2000 podem ser apropriadas para cargas de trabalho leves e dimensionáveis que necessitem de densidade extremamente elevada e eficiência energética, como hospedagem básica dedicada, fornecimento de conteúdo básico. front-end da web de baixo custo e cache de memória distribuída.

Recursos adicionais

Microsservidores leves

Os microsservidores são uma solução de alta densidade, embora de baixo consumo de energia, para cargas de trabalho que precisem ser ampliadas à medida que a demanda cresce.

Veja como os microsservidores funcionam >

Laboratório de microsservidores

Teste seu próprio software em microsservidores com processadores Intel® Atom™ e Intel® Xeon® e que analisem as possíveis opções e benefícios.

Saiba como >

Informações de produto e desempenho

open

1. O software e as workloads utilizados nos testes de desempenho foram otimizados apenas para desempenho em microprocessadores Intel. Os testes de desempenho como o SYSmark* e o MobileMark são medidos usando-se sistemas de computador, componentes, software, operações e funções específicos. Qualquer modificação nesses fatores pode provocar variação nos resultados. Consulte outras informações e outros testes de desempenho para ajudá-lo a avaliar melhor as suas compras, incluindo o desempenho desse produto quando combinado com outros produtos. Para obter mais informações, visite http://www.intel.com/performance. Os resultados foram medidos pela Intel com software, benchmark ou outros dados de terceiros que são fornecidos apenas para fins de informação. Qualquer diferença no design ou configuração do hardware ou software do sistema pode afetar o desempenho real. A Intel não controla ou audita o design ou a implementação dos dados de terceiros mencionados neste documento. A Intel incentiva todos os seus clientes a visitarem os websites de terceiros citados ou outras fontes para confirmar se os dados mencionados são precisos e refletem o desempenho dos sistemas disponíveis para compra.

2. A Intel não controla nem faz auditoria no design ou na implementação de benchmarks de terceiros ou dos sites da web citados neste documento. A Intel recomenda que todos os seus clientes visitem as páginas da Web mencionadas ou outras onde são apresentadas referências de desempenho semelhantes e confirmem se as referências indicadas são precisas e indicam o desempenho real dos sistemas disponíveis para compra.

3. Configuração de linha de base: Fujitsu* TX140 S1p com um processador Intel® Xeon® E3-1265L v2 (cache de 8M, 2,50 GHz), 16GB (2x8GB 2Rx8 PC3-10600E-11, ECC), SATA de 1 x 500 GB, 7200 RPM, habilitado com Tecnologia Intel® Hyper-Threading, habilitado com Tecnologia Intel® Turbo Boost, Servidor Red Hat* Enterprise Linux versão 6.2, Kernel 2.6.32-220.el6.x86_64,compilador versão 12.1.0.293 do Compilador Intel® C++ XE. Representa os melhores resultados publicados em abril de 2013. Pontuação: SPECint*_rate_base2006=169.  http://www.spec.org/cpu2006/results/res2012q2/cpu2006-20120522-22364.html. TDP do processador = 45W, Des/W=3,76  Nova configuração: Chipset Intel® C226 baseado na plataforma de servidor Intel Xeon com um processador Intel Xeon E3-1230L v3 (cache de 8M, 1,8 GHz), 16 GB (2x DDR3 de 8GB classificação dupla-1600 ECC UDIMM), SATA de 250 GB, HDD de 6Gb/s, habilitado com Tecnologia Intel® Hyper-Threading, habilitado com Tecnologia Intel® Turbo Boost, Servidor Red Hat* Enterprise Linux 6.3 para x86_64, compilador versão 13.0.0.133 do Intel® C++ Studio XE e Intel® Fortran. Fonte: Estimativas internas Intel de medidas, abril de 2013. Pontuação: SPECint*_rate_base2006=143.  TDP do processador= 25W, Des/W=5,72 

4. Redução no consumo de energia do processador Intel® Xeon® E3-1220L v2 com 17W TDP para o processador Intel Xeon E3-1220L v3 com 13W TDP.

5. Configuração de linha de base: Plataforma de workstation Intel® Xeon® baseada no chipset Intel® C206 com um processador Intel Xeon E3-1275 (quad-core, 3,4GHz, cache de 8M), ASNBCPT1.86C.0085.P00 5 de julho de 2012, melhor configuração da Tecnologia Intel® Hyper Threading (Tecnologia Intel® HT), memória de 8GB (2x DDR3 1333 ECC UDIMM de 4GB), gráficos HD Intel® P3000 com driver 2455, HDD SATAIII 2TB 7200RPM (WD2000FYYZ), Microsoft Windows 7* Service Pack 1. Fonte Testes internos da Intel de abril de 2013, SPECviewperf* 11, média geométrica de 7 cargas de trabalho (ensight-04, lightwave-01, maya-03, proe-05, sw-02, tcvis-02, snx-01) Configuração anterior: Plataforma de workstation Intel Xeon baseada no chipset Intel® C226 com um processador Intel Xeon E3-1275 v2 (quad-core, 3,5 GHz, cache de 8M), ACRVMBY1.86C.0096.P00 9 de setembro de 2012, melhor configuração da Tecnologia Intel HT, memória de 8GB (2x DDR3 de 4GB 1333 ECC UDIMM 1600), gráficos HD Intel P4000 com driver 2712, HDD SATAIII 2TB 7200RPM (WD2000FYYZ),  Microsoft Windows 7 Service Pack 1. Fonte: Testes internos da Intel de abril de 2013, SPECviewperf 11, média geométrica de 7 cargas de trabalho (ensight-04, lightwave-01, maya-03, proe-05, sw-02, tcvis-02, snx-01)  Nova configuração: Plataforma de workstation Intel Xeon baseada no chipset Intel® C226 com um processador Intel Xeon E3-1275 v3 (quad-core, 3,5 GHz, cache de 8M), HSWLPTU1.86C.0116.R00 3 de março de 2013, melhor configuração da Tecnologia Intel HT, memória de 8GB (2x DDR3 de 4GB 1333 ECC UDIMM 1600), gráficos HD Intel P4600/4700 com driver 2989, HDD SATAIII 2TB 7200RPM (WD2000FYYZ),  Microsoft Windows 7 Service Pack 1. Fonte: Testes internos da Intel de abril de 2013, SPECviewperf 11, média geométrica de 7 cargas de trabalho (ensight-04, lightwave-01, maya-03, proe-05, sw-02, tcvis-02, snx-01) 

6. Nenhum sistema pode fornecer segurança absoluta. As Novas Instruções do Padrão de Criptografia Avançado Intel® (Intel® AES-NI) requerem um sistema de computador com processadores habilitados para Intel® AES-NI, assim como software para executar as instruções na sequência correta. Intel® Secure Key requer uma plataforma habilitada para Intel® Secure Key disponível em alguns processadores Intel® e software otimizado para dar suporte a Intel® Secure Key. Para obter mais informações e para disponibilidade, consulte o fabricante do seu PC.

7. Baseado no desempenho de benchmark de web dinâmica. Configuração da ‘geração anterior’ – Processador Intel® Atom™ S1260 (8GB, SSD, 1GbE), Pontuação=1522. Configuração da 'nova geração' – Processador Intel Atom C2750 (32GB, SSD, 10GbE), Pontuação=11351. Fonte:  Medições internas da Intel em agosto de 2013.

8. Desempenho baseado no desempenho de benchmark de web dinâmica: Processador Intel® Atom™ S1260 (8GB, SSD, 1GbE), Pontuação=1522. Processador Intel Atom C2750 (32GB, SSD, 10GbE), Pontuação=11351.

9. Baseado no desempenho de benchmark de web dinâmica. Configuração da 'geração anterior' – Processador Intel® Atom™ S1260 (8GB, SSD, 1GbE), Pontuação=1522, potência estimada do nó=20W, PPW=76,1. Configuração da ‘nova geração’ – Processador Intel Atom C2730 (32GB, SSD, 10GbE), Pontuação=8778, potência estimada do nó=19W, PPW=462. Fonte: Medições internas da Intel em agosto de 2013. 

10. Os resultados foram estimados com base em uma análise interna da Intel e são fornecidos para fins informativos apenas. Qualquer diferença no design ou na configuração do hardware ou software do sistema pode afetar o desempenho real.

11. Desempenho por watt baseado no benchmark de web dinâmica: Processador Intel® Atom™ S1260 (8GB, SSD, 1GbE), Pontuação=1522, potência estimada do nó=20W, PPW=76.1. Processador Intel Atom C2730 (32GB, SSD, 10GbE), Pontuação=8778, potência estimada do nó=19W, PPW=462. Fonte: Medições internas da Intel de agosto de 2013. Para obter detalhes adicionais, consulte o backup. 

12. A Tecnologia de Virtualização Intel® requer um sistema de computador equipado com um processador Intel® habilitado, BIOS e VMM (Virtual Machine Monitor). A funcionalidade, o desempenho ou outros benefícios variam dependendo das configurações de hardware e software. Os aplicativos de software podem não ser compatíveis com todos os sistemas operacionais. Consulte o fabricante do seu PC. Para obter mais informações, visite: www.intel.com/content/www/us/en/virtualization/virtualization-technology/hardware-assist-virtualization-technology.html.

13. A especificação SATA 3.x habilita o dobro da taxa de dados (de 3 GB/s para 6 Gb/s) daquela habilitada pela especificação SATA 2.x. Fonte: http://www.sata-io.org/technology/6Gbdetails.asp.