Suporte

Visão geral de integração de sistema para os sistemas com processador Intel® Pentium® 4 com suporte para a tecnologia Intel® Hyper-Threading


Última revisão: 24-Jan-2017
ID do Artigo: 000006865

Visão geral e a integração com as seguintes instruções são para integradores de sistemas profissionais que montam PCs que usam processadores Intel® Pentium® 4 suportando a tecnologia Intel® Hyper-Threading (tecnologia Intel® HT) com motherboards e periféricos aceitos pela indústria. Ele contém informações técnicas específicas e pretende ajudar na integração de sistemas.

NotaAntes de montar um sistema baseado no processador Intel® Pentium® 4, consulte o manual da motherboard, manual do processador in a box e a visão geral de integração para sistemas baseados no processador Intel® Pentium® 4 no encapsulamento de 478 pinos (as informações a seguir têm o objetivo de suplementar as informações contidas nestes documentos).
 

 


Visão geral da tecnologia Intel® Hyper-Threading (tecnologia Intel® HT)
A Intel traz os avanços da tecnologia HT Intel® para a plataforma de computação de desktop. Tecnologia Intel® HT, juntamente com a microarquitetura Intel NetBurst®, destina-se para garantir desempenho superior para os mais exigentes ambientes e aplicativos. Ele permite que um processador físico único executar dois fluxos de código separados (denominados processos) simultaneamente, aumentando a utilização do processador e fornecendo melhoria de desempenho e maior throughput.
 

Processador Intel® Pentium® 4 reflete a tecnologia e o desempenho que combina os recursos inovadores com a comprovada qualidade Intel. Processador Intel® Pentium® 4 com suporte para a tecnologia HT Intel® consiste em dois processadores lógicos (veja a Figura 1). Cada um tem seu próprio Estado arquitetural. O Estado de arquitetura duplicado para cada processador lógico consiste em registros de dados, registradores de segmento, registradores de controle, registradores de depuração e a maioria dos MSRs ou Model Specific Registers. Cada processador lógico tem também seu próprio APIC Advanced Programmable Interrupt Controller (). Após a inicialização e power-up, cada processador lógico pode ser individualmente posto, interrompido ou direcionado para executar um thread especificado independentemente do outro processador lógico no núcleo do processador Intel® Pentium® 4.

 

Comparison of a Intel Pentium 4 Processor Supporting Intel HT Technology and a traditional dual processor system
Figura 1. Comparação entre a Intel® Pentium® 4 processador suporte para Intel® para a tecnologia HT e um sistema de processador duplo tradicional

 

Ao contrário da configuração de processador dual tradicional (DP) que usa dois processadores físicos separados (veja a Figura 1), os processadores lógicos em um processador Intel® Pentium® 4 com suporte para a tecnologia Intel® HT compartilham os recursos de execução do núcleo do processador (veja a Figura 2). Recursos de execução incluem o mecanismo de execução, caches, interface de barramento de sistema e firmware.

A tecnologia HT Intel® melhora o desempenho de processadores Intel® Pentium® 4 maximizando o uso de recursos de execução disponíveis na microarquitetura Intel NetBurst® e explorando a natureza de multiprocesso de sistemas operacionais.

 

Intel NetBurst® microarchitecture Duplicated and Shared Resources for Intel Pentium 4 Processors Supporting Intel HT Technology
Figura 2. Microarquitetura Intel NetBurst® duplicado e recursos compartilhados para os Intel® Pentium® 4 a tecnologia HT da Intel de suporte para processadores

Mais modernos sistemas operacionais (inclusive o Microsoft Windows XP * e Linux *) divide a carga de trabalho em processos e threads que podem ser independentemente agendados e enviados para execução em dois ou mais processadores. Muitos aplicativos de multiprocesso dividem a carga de trabalho. Tecnologia Intel® HT aproveita o paralelismo no nível de processo e thread encontrado nos padrões multiprocesso de sistemas operacionais e aplicativos de múltiplos processos, permitindo que threads sejam executados em processadores lógicos separados. Instruções de ambos os processos são enviadas para execução simultânea por um único processador Intel® Pentium® 4 usando o agendamento de instruções fora de ordem. Quantas unidades de execução possível são mantidas ocupadas durante cada ciclo do clock.

Ambientes de multitarefa também se beneficiam da tecnologia Intel® Hyper-Threading (tecnologia Intel® HT). Aplicativos simultâneos podem se parecer com cargas de trabalho de aplicativos de múltiplos processos para o processador, como cada programa emite um thread independente para execução. Tecnologia Intel® HT aumenta a eficiência de processamento, que oferece maior capacidade de resposta e desempenho imediato durante a execução de aplicativos simultâneos.

Para entender como a tecnologia HT Intel® melhora a utilização de recursos, a Figura 3 mostra a comparação entre um sistema de processador único tradicional (SP) (Figura 3A), sistema de processador dual tradicional (DP) (Figura 3B) e um sistema baseado no processador Intel® Pentium® 4 com suporte para a tecnologia Intel® HT (Figura 3C). O sistema contém um processador superescalar que pode executar até três instruções em cada ciclo e permite que um único thread ("Thread 1", mostrado em laranja) seja executado. O sistema contém dois processadores superescalares que podem cada executar até três instruções em cada ciclo e permitir que dois processos separados ser executado ("Thread 1" e "Thread 2", mostrados em laranja e azul respectivamente).

Conforme mostrado na Figura 3A e 3B, cada quadrado de cada processador representa uma unidade de execução. Cada conjunto de três quadrados horizontais em cada processador mostra como as três unidades de execução estão sendo usadas durante um dado ciclo do clock. Se um quadrado está branco, esta unidade de execução está ociosa durante este ciclo de clock. Por exemplo, se um quadrado está branco durante um ciclo de clock, em seguida, 1/3 dos recursos estiverem ociosos e 2/3 dos recursos são usados durante este ciclo de clock. Os conjuntos verticais indicam a utilização das três unidades de execução ao longo do tempo (durante múltiplos ciclos de clock). Quanto mais quadrados brancos, menos eficientes a utilização dos recursos de execução. Às vezes, todos os recursos de execução dentro de um processador estão sendo usados, e outras vezes há recursos ociosos devido às perdas de cache, predições erradas de ramificação ou depencências de instrução para cada thread.

A Figura 3C mostra o resultado dos sistemas baseados no processador Intel® Pentium® 4 com suporte para a tecnologia Intel® HT. A configuração permite que a tecnologia execute dois processos separados ao mesmo tempo ("Thread 1" e "Thread 2", mostrados em laranja e azul respectivamente), um thread para cada processador lógico. Processador Intel® Pentium® 4 com suporte para a tecnologia Intel® HT usa unidades de execução mais frequentemente e reduz o tempo ocioso do processador. Utilização de recursos pode aumentar significativamente, mas é dependente de como cada aplicativo foi projetado para usar os processos e os recursos com o processador. Por exemplo, se um aplicativo for multiprocessamento por diferentes segmentos usando diferentes recursos em paralelo (como a execução de trabalho de uso intenso de computação de inteiro em um único processador lógico enquanto estiver executando cálculos de ponto flutuante na outra), em seguida, throughput para o processador pode aumentar significativamente. Processadores Intel® Pentium® 4 com suporte para a tecnologia Intel® HT aumentar o throughput de processamento de instruções. Eles se beneficiar dos recursos do processador poderiam estar ociosos, melhorando o desempenho em aplicativos de múltiplos processos e ambientes de multitarefas.

Comparison of execution on a traditional single processor system, a traditional dual processor system, and a Intel Pentium 4 Processor-based system supporting Intel HT Technology
Figura 3. Comparação de execução em um sistema de processador único tradicional, um sistema de processador duplo tradicional e um Intel® Pentium® 4 baseado em sistema com suporte para Intel® Para a tecnologia HT

 

NotaFigura 3 demonstra conceitos em que se baseia a tecnologia Intel® HT e não é exibido recurso padrões de utilização de quaisquer processadores existentes ou aplicativos de software.
 

 

Requisitos de componentes da plataforma
A tecnologia Intel® HT em um sistema baseado no processador Intel® Pentium® 4 requer que todos os seguintes componentes:
  • Processador Intel® Pentium® 4 com suporte para a tecnologia HT Intel®
  • Uma motherboard que suporta a tecnologia HT Intel®
  • Um sistema operacional que tenha otimizações para a tecnologia HT Intel®
Os requisitos acima são específicos para a integração de sistemas baseados no processador Intel® Pentium® 4 com suporte para a tecnologia Intel® HT.

 

NotaAntes de montar um sistema baseado no processador Intel® Pentium® 4, consulte o manual da motherboard, o manual do processador in a box e a visão geral de integração para sistemas baseados no processador Intel® Pentium® 4 no encapsulamento de 478 pinos ou a visão geral de integração para sistemas baseados no processador Intel® Pentium® 4 no encapsulamento de 775-land. A documentação a seguir é suplementar.
 

 

Seleção do processador
Processadores Intel® Pentium® 4 com suporte para a tecnologia HT Intel® também suportam o barramento de sistema de 533 MHz e 800 MHz. Nem todos os processadores com barramento de sistema de 533 MHz suportam a tecnologia Intel® HT.

Seleção da motherboard
As motherboards usadas com o processador Intel® Pentium® 4 com suporte para a tecnologia HT Intel® devem usar um chipset que suporta a microarquitetura Intel® NetBurst e a tecnologia Intel® HT. A tabela 1 mostra a lista com suporte para os Chipsets Intel®.

 

NotaCertifique-se de que a motherboard suporta a velocidade de barramento de sistema especificado para o barramento de sistema de processador. Para usar a motherboard apropriada, poderão ocorrer no processador trabalhará fora das especificações, o que anula sua garantia. Consulte o fabricante da motherboard para fins de compatibilidade.
 


A tabela 1. Intel® Chipsets que suportam a tecnologia HT Intel®

Chipset Intel®Suporte de barramento de sistemaTecnologia HT Intel®
Suporte
 

1066, 800 ou 533 MHz

1066, 800 ou 533 MHz

Sim

Sim

945P1066, 800 ou 533 MHzSim
925XEDe 1066 MHzSim
925 X800Sim
915P800 ou 533 MHzSim
915G800 ou 533 MHzSim
910GLBarramento de 533 MHzSim
875Pbarramento de 400 MHz, 533 ou 800Sim
865G800, 533 ou 400 MHzSim
865PE800, 533 ou 400 MHzSim
865P400 ou 533 MHzSim
850E400 ou 533 MHzSim
845E400 ou 533 MHzSim
845G (apenas B-step)400 ou 533 MHzSim
845GE400 ou 533 MHzSim
845PE400 ou 533 MHzSim
845GV400 ou 533 MHzSim
 

As motherboards devem atender às especificações elétricas e mecânicas do processador Intel® Pentium® 4, conforme documentado noFicha técnica. Processador Intel® Pentium® 4 no encapsulamento de 478 pinos deve ser usado em motherboards com o soquete micro-PGA de 478 pinos (mPGA478B).

Verifique se o modelo da motherboard específica e a revisão suportam a velocidade do processador Intel® Pentium® 4 específico. Pode ser necessário um upgrade do BIOS para corretamente reconhecida e inicializada a revisão mais recente do processador Intel® Pentium® 4. O BIOS precisa também conter procedimentos ou melhorias para habilitar o recurso de multi-threading, para processadores Intel® Pentium® 4 com suporte para a tecnologia Intel® HT. Também pode ser necessário um upgrade do BIOS para garantir o suporte para a tecnologia Intel® HT.

Suporte do Sistema Operacional
PCs baseados no Microsoft Windows * Sistema Operacional

Os seguintes sistemas operacionais para desktop incluem otimizações para a tecnologia HT e estão atualmente qualificados para portar o novo Intel® processador Pentium® 4 com o logotipo da tecnologia HT:

  • Microsoft Windows XP * Professional Edition
  • Microsoft Windows XP * Home Edition
Os seguintes sistemas operacionais não são recomendados para uso com a tecnologia Intel® HT. Se você estiver usando um dos seguintes sistemas operacionais, você deve desabilitar a tecnologia HT Intel® no programa de configuração do BIOS do sistema:
  • Microsoft Windows 2000 * (todas as versões)
  • Microsoft Windows NT * 4.0
  • Microsoft Windows Me *
  • Microsoft Windows 98 *
  • Microsoft Windows 98 SE *

PCs baseados no desktop do sistema operacional Linux *
Os seguintes sistemas operacionais Linux * incluem otimizações para a tecnologia Intel® HT e estão atualmente qualificados para portar o processador Intel® Pentium® 4 com o logotipo da tecnologia Intel® HT:
  • Red Hat Linux * 9 (versões Professional e Personal)
  • SuSE Linux * 8.2 (versões Professional e Personal)
  • Red Flag Linux * Desktop 4.0
  • COSIX * Linux * 4.0

Observe que, enquanto outros sistemas operacionais Linux *, pode ter a tecnologia Intel® HT ativada, apenas as distribuições indicadas acima estão atualmente qualificadas para portar o processador Intel® Pentium® 4 com o logotipo da tecnologia HT. Se você adquirir um PC baseado no sistema operacional Linux, verifique com o fornecedor do PC para determinar se o PC atende aos requisitos do sistema necessários e se a tecnologia Intel® HT está ativada.

Intel ® Integração e configuração (Linux) para a tecnologia HT
Ao integrar um sistema baseado no processador Intel® Pentium® 4 com suporte para a tecnologia Intel® HT, certifique-se de que todos os requisitos de componentes de plataforma são atendidos. A Intel recomenda a seguinte sequência de integração para a ativação efetiva da tecnologia Intel HT. A sequência de integração garante desempenho, funcionalidade e compatibilidade excelente.

Sequência de integração:

  1. Habilite o Intel® HT Technology nas configurações do BIOS
  2. Instale o sistema operacional
  3. Instalar o mais recente do pacote de serviço ou patch
  4. Instalar o utilitário de instalação Intel INF
  5. Instalar os drivers mais recentes
 

Habilitar a tecnologia Intel® HT nas configurações do BIOS
Verifique a configuração do BIOS antes de instalar o sistema operacional. Para a sua motherboard específica, certifique-se o switch para ativar ou desativar a tecnologia HT Intel® nas configurações do BIOS está configurado corretamente. Se o BIOS não suporta a tecnologia Intel® HT e um processador Intel® Pentium® 4 com suporte para a tecnologia HT Intel® está instalado na motherboard, o switch pode não estar presente. Certifique-se o BIOS mais recente está instalado e oferece suporte à tecnologia Intel® HT. Em seguida, digitar as configurações de BIOS e configure o switch para ativar o recurso tecnologia Intel® HT.

Com suporte para Desktop Boards Intel®, tecnologia Intel® HT será ser ativada nas configurações do BIOS por padrão. Para verificar se a tecnologia Intel® HT está habilitada, digite as configurações do BIOS e selecione "Enabled" sob a seleção de tecnologia Intel® HT (veja a Figura 4). Se o BIOS suporta a tecnologia Intel® HT e um processador Pentium® 4 2,80 GHz (ou inferior) sem a tecnologia HT Intel® é instalada na placa para desktop, o switch vai ser "acinzentado" e é desativado por padrão.

Enabling Hyper-Threading Technology in BIOS settings for Intel® Desktop Boards
Figura 4. A tecnologia Intel® HT nas configurações do BIOS para Desktop Boards Intel®

Instale o sistema operacional
Instale o sistema operacional.

Instalar o mais recente do pacote de serviço ou patch
Intel recomenda o uso do Service Pack 1 (SP1) com o Windows XP * Home ou XP Professional. Você deve usar sempre a versão mais recente do sistema operacional. Além disso, a Microsoft adicionou vários recursos no SP1 do Windows XP para resolver problemas comuns de aplicativos e melhorará a compatibilidade com ambientes MP, inclusive a tecnologia Intel HT® .

Obtenha o Windows XP Service Pack 1 *.

Instalar Intel® INF Utilitáriao de instalação
Alguns os sistemas operacionais Windows * não reconhece automaticamente recursos nos Chipsets Intel®.
Para otimizar o desempenho da plataforma com os sistemas baseados no processador Intel® Pentium® 4 usando o Windows XP *, você deve instalar o utilitário de INF antes de quaisquer outros drivers.

Instalar os Drivers mais recentes
Drivers atualizados podem conter reparos de compatibilidade e/ou otimizações para a tecnologia Intel® HT. Faça o download e instale os drivers mais recentes do site do fornecedor.

Verificação da tecnologia Intel® HT no Windows XP *
Determine se a tecnologia Intel® HT está ativada no Windows XP *, vendo o gráfico de histórico da CPU no Gerenciador de tarefas ou o Gerenciador de dispositivos.


Verificação da Intel® Usando o Gerenciador de tarefas do Windows XP * para a tecnologia HT
Tecnologia Intel® HT está ativada se existirem dois gráficos de histórico de utilização da CPU no Gerenciador de tarefas do Windows XP. Se houver apenas um gráfico da CPU é exibido e a tecnologia Intel HT habilitada nas configurações do BIOS, verifique se Microsoft Windows XP Service Pack 1 (ou superior) está instalado corretamente. Apenas um gráfico de histórico da CPU será exibido no Gerenciador de tarefas se a tecnologia Intel HT está desativada nas configurações do BIOS.

Para verificar a que tecnologia Intel® HT está ativada no Gerenciador de tarefas do Windows XP:

  1. Clique com botão direito Barra de tarefas
  2. Clique em Gerenciador de tarefas
  3. Clique na tab de desempenho

 

Verifying Hyper-Threading Technology in Windows* XP task manager
Figura 5. Verificação da tecnologia Intel® HT no Gerenciador de tarefas do Windows XP *

 

Verificação da Intel®Tecnologia HT no Gerenciador de dispositivos do Windows * XP
Tecnologia Intel® HT estará ativada se existirem dois processadores listado no Gerenciador de tarefas do Windows XP. Apenas um driver de processador será instalado se a tecnologia HT Intel® está desativada nas configurações do BIOS.
NotaÉ importante ter o mais recente do utilitário INF a fim de otimizar o desempenho da plataforma com sistemas baseados no processador Intel® Pentium® 4 usando o Windows XP *.
 


Para verificar a que tecnologia Intel® HT está ativada no Gerenciador de dispositivos do Windows XP:

  1. Clique em Menu Iniciar.
  2. Clique em Painel de controle.
  3. Clique duas vezes em System.
  4. Clique em tab o Hardware .
  5. Clique em o Gerenciador de dispositivos.
  6. Clique duas vezes em processadores.

Verifying Hyper-Threading Technology in Windows* XP device manager
Figura 6. Verificação da tecnologia Intel® HT no Gerenciador de dispositivos do Windows XP *

Considerações sobre software
Os softwares existentes desenvolvidos para processadores Intel® serão executado em processadores Intel® Pentium® 4 com suporte para a tecnologia Intel® HT. Embora os aplicativos existentes serão executado corretamente, alguns aplicativos podem precisar de modificações simples. As modificações são recomendadas para obter o melhor benefício da tecnologia Intel® HT. Os integradores de sistema devem verificar se o software selecionado é a versão mais recente e se contêm otimizações para os processadores Intel® Pentium® 4 com suporte para a tecnologia Intel® HT.

Aplicativos otimizados com códigos de multiprocessos mostrará os maiores benefícios de desempenho. Processador Intel® Pentium® 4 com suporte para a tecnologia HT Intel® também verá melhoria de desempenho nos ambientes de multitarefa (executam aplicativos simultâneos). Tecnologia Intel® HT pode melhorar o ambiente de multitarefas, reduzindo o tempo de resposta e execute aplicativos simultâneos com mais eficiência.

Os integradores de sistema devem entrar em contato com os fornecedores de software para confirmar o suporte e determinar a versão.

Consulte informações sobre o desempenho e os guias de avaliação de Software para o processador Intel® Pentium® 4 com suporte para a tecnologia Intel® HT.

Informações adicionais
Para mais detalhes sobre a tecnologia Intel® HT, consulte o seguinte:

A tecnologia HT Intel® exige um sistema de computador com um processador Intel® Pentium® 4 com suporte para a tecnologia Intel® HT, e a tecnologia HT Intel® habilitado, chipset, BIOS e sistema operacional. Desempenho varia dependendo do específicas de hardware e software utilizados.

- Para a sua conveniência, o conteúdo deste site foi traduzido utilizando-se uma combinação de programas de computador de tradução automática e tradutores. Este conteúdo é fornecido somente como informação de caráter genérico, não devendo ser considerado como uma tradução completamente correta do idioma original.