• <Página inicial

Dicas de tecnologia: Um guia para os tablets

A Guide to Tablets

autor: John Carmitchel 

O desenvolvimento de computadores tablet deu grandes passos nos últimos anos. Graças a tablets grandemente aceitos como o iPad*, os computadores finos e com telas sensíveis ao toque se tornaram a ferramenta preferida de muitos usuários, pois eles oferecem uma ótima experiência de navegação na Internet e de uso de milhares de aplicativos especializados.

Os tablets são oferecidos com grandes variações de recursos e de sistemas operacionais. Os processadores como o Intel® Atom™ fornecem potência de computação considerável para a geração atual de tablets, e alguns tablets, como o Motorola Xoom* e o Asus Eee Transformer*, têm processadores dual core.

Sistemas operacionais dos tablet. A maioria dos tablets usa sistemas operacionais especiais, projetados para aproveitar ao máximo a interface de toque, dando ao tablet a tão apreciada sensação de interação que os torna divertidos e úteis. Um bom sistema operacional é parte importante de um bom tablet.

Os sistemas operacionais populares para tablet incluem a versão Honeycomb* do Google Android*, as versões móveis do Windows 7* e do XP* e um iPad OS* da Apple. Todos estes sistemas operacionais têm vantagens e desvantagens distintas e todos eles têm lojas de aplicativos proprietários que expandem a capacidade dos tablets. 

Os aplicativos abrangem desde games a processadores de texto especializados e até mesmo instrumentos. De modo geral, os apps fazem uso da tela sensível ao toque dos tablets para proporcionar uma experiência que o usuário não poderia obter com um computador normal. A tela sensível ao toque é um sistema de controle muito intuitivo, por isso os fabricantes de tablets tentam fornecer os sistemas operacionais e os aplicativos mais acessíveis possíveis para garantir que o usuário tenha uma experiência diferente daquela que ele teria com um notebook ou um netbook.

Teclados e sistemas de acoplamento. Entretanto, há um bom número de situações em que o tablet pode se beneficiar de um teclado ou de uma estação de acoplamento com teclado. Embora se possa digitar na face do próprio tablet, um teclado conectado a ele torna o processo muito mais fácil.

Os tablets como o Asus Eee Transformer têm estações de acoplamento opcionais, com teclados integrados que adicionam um custo ao sistema, mas que podem basicamente transformar um tablet em um netbook completo. A Apple também vende um teclado opcional para o iPad.

Câmeras. A maior parte da geração atual de tablets tem câmeras voltadas para a frente e voltadas para trás. Estas câmeras tornam mais fácil o uso de apps de vídeo conferências e podem tirar fotos de alta resolução rapidamente. Este é um outro aspecto em que os tablets diferem dos computadores tradicionais. Como eles são finos, planos e portáteis, a inclusão de uma câmera pode ser um recurso muito interessante.

Os tablets mais novos são poderosos e têm muitos aplicativos para aproveitar totalmente esse poder. Eles são ideais para navegar pela web, ler um eBook ou para jogar. Os tablets são um tipo informal de computador, embora eles tenham aplicações profissionais (especialmente para médicos e advogados). Eles podem ser extremamente atraentes e úteis, especialmente quando os preços tendem a cair abaixo da marca dos US$ 400 e a lista de recursos disponíveis continua a crescer.

Leia o blog da Intel para nossas opiniões sobre tecnologia, vida e cultura.