• <Home
Masthead Light

Como usar HDMI* para conectar seu notebook à sua TV

Se você é como eu, recebe contas de TV a cabo ou por satélite e fica se perguntando por que continua gastando dinheiro com isso quando há tanto conteúdo excelente disponível na Internet gratuitamente ou a um custo muito baixo.

Com uma assinatura do Netflix*, por R$ 16,90/mês e YouTube* você tem acesso a milhares de filmes e centenas de episódios de séries de TV.

Talvez seja a hora de romper esse laço! O problema é que tenho uma excelente televisão HD de tela grande e ela é muito mais legal para assistir a esse conteúdo do que qualquer tela de computador.

A solução? Conecte sua TV e o computador.

Se você atualizou recentemente ou se deseja ter um novo notebook com o processador Intel® Core™, é possível que seu notebook tenha Intel® WiDi1 integrado, o que significa que, com um adaptador, você pode conectar seu notebook a sua TV sem precisar de fios. Mas, se seu sistema for mais antigo, siga as orientações abaixo.

Eis o que vamos fazer neste artigo:
Eu mostrarei como usar um simples cabo HDMI para conectar seu notebook a uma HDTV e depois ajustar o Windows* para poder assistir ao que quiser nessa tela grande, até mesmo controlá-la usando seu notebook ou PC.

O que você precisa para começar

O que você precisa para começar

Para começar, você precisa de um computador que tenha uma porta HDMI (que significa “high definition multimedia interface” ou interface multimídia de alta definição, caso esteja curioso), um cabo HDMI e uma HDTV que possa usar para conectar e assistir.

Parece que há dois tipos de cabo HDMI, um cabo largo que provavelmente você já terá se tiver uma HDTV, e um cabo unidirecional muito fino que requer conexão no sentido correto: A “TV” precisa ser conectada à TV no meu cabo, por exemplo.

Usarei um desses cabos para colocar tudo em funcionamento, qualquer um deles servirá. A vantagem do cabo fino é que você pode transportá-lo com mais facilidade e, depois que já souber como conectar o computador à TV, ficará surpreso em saber quantas TVs de hotéis têm entradas HDMI que podem ser utilizadas para exibir seu conteúdo favorito, sem a necessidade de pagar os custos exorbitantes de filmes em hotéis.

A primeira etapa é conectar todos os itens. Ao conectar o cabo HDMI na parte de trás da TV, preste atenção nas etiquetas também: Elas indicarão a porta de entrada que você deve selecionar quando ligar a TV.

Depois que você conectar o cabo HDMI no seu PC e na HDTV, use o botão INPUT na TV (no controle remoto ou na própria TV) para selecionar a entrada correspondente. Muito provavelmente, ela estará vazia. Não se preocupe.

Configurar seu PC para usar HDMI

Configure seu PC para usar HDMI

Por razões que realmente não entendo, o Windows* parece ignorar a porta HDMI quando você conecta algo nela, portanto, temos que ativá-la e informar ao computador que pode enviar um sinal na linha.

Para fazer isso, acesse Painéis de Controle e selecione “Ajustar a resolução da tela”. Nessa janela, você verá que há duas exibições diferentes, mas uma delas estará desabilitada.

Para resolver isso, clique no segundo monitor, escolha “Estender a área de trabalho a este monitor” e clique em “Aplicar”.

A tela HDTV deverá ser ativada e exibir uma fotografia do plano de fundo da área de trabalho do Windows.

Se isso não acontecer, tente novamente.

Às vezes, você precisa selecionar essa opção mais de uma vez.

Agora, eu recomendo que você ajuste a resolução na segunda tela para no mínimo 1100 x 650, dependendo das opções disponíveis. Tenho sorte com a resolução 1184 x 666.

O objetivo é ter a foto de segundo plano em toda a tela da TV. Agora, verifique se você ligou o som, se ele está em um volume razoável no computador e na TV e vamos exibir algum conteúdo na tela!

Assista a filmes na sua HDTV

Assista a filmes na sua HDTV

Nesse ponto, você acabou de fazer todo o trabalho pesado, o resto é fácil. Abra seu navegador da web favorito e acesse www.youtube.com ou www.netflix.com e escolha algo que gostaria de assistir ou apenas experimente este processo.

Agora, usando o mouse, clique e arraste a barra de título da janela da Web para a direita, para fora da tela do computador. À medida que ele se mover para fora da tela, deverá aparecer na tela da TV. Basicamente, nós estendemos a sua área de trabalho para o segundo monitor, de modo que qualquer coisa que você “arraste” aqui esteja na TV, mesmo que o PC ainda ache que se trata apenas de um segundo monitor. Legal, não é?

Comece a brincar com qualquer conteúdo desejado, clique na opção “Tela Inteira” e a janela do navegador da Web e a área de trabalho do Windows desaparecerão e o conteúdo de vídeo aparecerá em toda a tela da TV.

Relaxe e divirta-se.

Não é muito complicado, certo? Você poderá espelhar o conteúdo do computador na tela da TV se quiser também, mas isso é um pouco mais difícil de configurar porque seria necessário associar a melhor resolução para a TV a uma resolução operável no próprio computador. Na minha experiência, é muito mais fácil ter a configuração dual de monitor que acabamos de fazer aqui.

Agora, vamos à parte difícil. Encontrar alguma coisa para assistir. :-)

Informações de produto e desempenho

open

1. Requer um sistema habilitado para Intel® WiDi e um dispositivo receptor também habilitado para Intel® WiDi. 1080p e Blu-ray* ou outra reprodução de conteúdo protegido disponível apenas nos PCs baseados na terceira e quarta gerações dos processadores Intel® Core™ com visuais integrados habilitados, um receptor compatível e leitor de mídia, além do suporte ao software do Intel® WiDi e driver gráfico instalados. Consulte o fabricante do seu PC. Para mais informações, consulte http://www.intel.com/content/www/us/en/architecture-and-technology/intel-wireless-display.htm.