• <Home
Masthead Light

Como aumentar a autonomia
da bateria do seu Notebook

Os notebooks modernos são muito melhores na preservação de sua energia do que os computadores antigos. Muitos são equipados com discos rígidos verdes ou até unidades de estado sólido projetados para melhorar a eficiência no consumo de energia. A maioria de notebooks têm configurações verdes que reduzem o consumo de energia enquanto aumentam a autonomia da bateria.

Mesmo assim, os usuários de notebooks frequentemente podem estender a vida útil da bateria de notebooks alterando algumas configurações. Aqui está um guia rápido para as configurações de energia de notebook ecologicamente corretas que podem estender a vida útil da bateria significativamente.

Configurações de notebook no Windows. Os notebooks que usam Windows 7*, XP* ou Vista* têm alguns planos de energia predeterminados para escolha dos usuários, bem como uma opção personalizada. Para exibir esses planos, abra o Painel de Controle a partir do menu Iniciar do computador. Escolha Opções de Energia no menu sistema e Manutenção (Windows 7 e Vista) ou Desempenho e Manutenção (XP).

O menu Opções de Energia oferece configurações simples e avançadas. Alguns notebooks têm um plano especial, ecologicamente correto, que limita o brilho da tela, enquanto reduz o tempo necessário para um computador entrar no modo de suspensão ou hibernar. A escolha de opções personalizadas permitirá que você selecione cada configuração separadamente, portanto, é possível definir manualmente os tempos de entrada em suspensão e hibernação.

Para obter maior autonomia de bateria, os usuários de notebook deverão reduzir o brilho da tela por meio do menu Monitor no Painel de Controle. Alguns notebooks também têm programas de placa gráfica especiais que podem ser usados para minimizar o consumo de energia quando um computador está desconectado.

Notebooks Mac OS*. Os notebooks Apple têm configurações de energia semelhantes, embora alterá-las seja um pouco diferente. Vá para o menu Apple do computador e selecione Preferências de Sistema. A guia Hardware tem várias configurações relacionadas à energia que podem ser alteradas pelos usuários do computador. As configurações de suspensão podem ser alteradas na guia Economia de Energia. Também é possível alterar o desempenho do processador. Velocidades mais baixas de processador significam um computador mais lento, mas também podem significar uma vida útil da bateria melhor.

Em todos os notebooks modernos, é aconselhável definir as configurações de energia assim que possível após a compra do computador. Quando um computador está desconectado, gastar sua bateria completamente antes de recarregá-la pode estender sua vida útil. Consulte o manual do computador para saber se esse é o caso.

A realização desses ajustes simples nas configurações de energia de um notebook é uma excelente forma de manter uma bateria em uso por mais tempo e reduzir sua conta de luz. Com uma tela ligeiramente menos brilhante e configurações de suspensão ajustadas manualmente, um computador pode, com frequência, obter uma autonomia de bateria 20% superior ou até mais. Vale à pena fazer alguns pequenos ajustes essenciais, especialmente se você usar o notebook com bateria frequentemente.

Leia o Inside Scoop para nossas opiniões sobre tecnologia, estilo de vida e cultura.

Informações para empresas

Conheça os diferentes tipos de Ultrabook™

Conheça a diferença entre o Ultrabook™ padrão, com touch screen e conversível, compare processadores e encontre a combinação ideal para você.

Explore >

Precisa de ajuda? Não sabe o que comprar?

Guia de compras >

Loja

Encontre o sistema adequado para você 1
Fazer compras (ver tudo) >

Informações de produto e desempenho

open

1. O conteúdo deste site não é fornecido ou controlado pela Intel Corporation ou suas empresas afiliadas (“Intel”). O conteúdo deste site é meramente informativo e oferecido tão somente para a sua conveniência. A Intel não oferece nenhuma garantia com relação às informações dispostas neste site, que devem ser confirmadas diretamente com os anunciantes das mesmas.  A presença de qualquer conteúdo de terceiros não representa um endosso por parte da Intel quanto ao referido conteúdo, às ofertas realizadas pelos sistes de vendas ou produtos e serviços de tais terceiros. O mero fornecimento, por parte da Intel, de informações sobre a venda de produtos de terceiros não representa uma oferta de venda por parte da Intel. Estes produtos aqui listados podem estar disponíveis nos sites dos anunciantes e os interessados devem contatar diretamente as tais empresas para obter informações adicionais, incluindo informações de preços. A Intel não controla, de maneira alguma, quaisquer ofertas efetuadas pelas empresas anunciantes e tampouco participa da venda do produto final. Clicando aqui, você está sendo direcionado para um site externo.