A EXPEDIÇÃO PARLEY* SNOTBOT

O ar que respiramos vem do oceano. Hoje, nossos oceanos e a vida marinha enfrentam perigos maiores do que nunca. Para protegê-los, precisamos entender o que está ameaçando seu ecossistema. É por isso que a Intel está colaborando com a Parley for the Oceans e uma equipe de biólogos marinhos em uma missão que utiliza inteligência artificial e drones para coletar dados do mamífero mais importante do oceano: a baleia.1

A tecnologia por trás da expedição2

A inteligência artificial e os drones estão capacitando os pesquisadores com dados avançados sobre a saúde dos nossos oceanos. Intel® Movidius™ e a tecnologia Xeon® estão fornecendo dados úteis em tempo real no campo, tornando a coleta de dados mais eficiente, mais relevante e mais potente. Saiba mais sobre como a tecnologia está transformando a pesquisa sobre baleias.

Abaixo da superfície: por trás da tecnologia

A tecnologia de inteligência artificial Intel® está contribuindo para grandes avanços no estudo de nossas baleias e oceanos. Saiba mais sobre a tecnologia por trás da missão Parley SnotBot ouvindo Ted Willke, especialista em inteligência artificial da Intel. 

Saiba mais sobre a inteligência artificial Intel® ›

Identificando as baleias no seu ambiente natural

Identificando as baleias no seu ambiente natural

Um drone personalizado é utilizado para executar duas tarefas: captar amostras biológicas de uma baleia, que podem ser usadas para desenhar o perfil genético do animal e realizar testes de doenças, como infecções, além de colher imagens em vídeo das próprias baleias. O vídeo é enviado em tempo real para um notebook acionado por um processador Intel® Core™ i7 no navio e equipado com um Intel® Movidius™ Neural Compute Stick, que utiliza algoritmos de machine learning para estabelecer a correspondência entre os padrões encontrados nas baleias (ou suas “impressões digitais”) e um banco de dados, identificando cada animal individualmente em tempo real.

Saiba mais sobre a marca Intel® Movidius™

Avaliando dados de saúde em tempo real

Avaliando dados de saúde em tempo real

A mesma tecnologia que identifica a baleia é utilizada para avaliar a saúde do animal em tempo real. Uma máquina acionada pela tecnologia Xeon processa a imagem da baleia coletada pelo drone, fornecendo dados volumétricos que nos revelam o comprimento, o peso e a saúde geral do animal em comparação com seu grupo.

Saiba mais sobre os processos das máquinas acionadas por Intel® Xeon®

SAIBA MAIS SOBRE A EXPEDIÇÃO

Parley* SnotBot é uma missão conjunta destinada a reunir dados sobre as baleias e os oceanos usando ferramentas tecnológicas transformadoras e não invasivas, como drones modificados, que colhem o esguicho, ou secreção, exalado das baleias quando elas vêm à superfície para respirar, e inteligência artificial para analisar os resultados em tempo real. Veja a história dos cientistas e tecnólogos da Intel que estão transformando a pesquisa marinha.

Mais informações sobre o mundo da nova tecnologia.

Inovação no mar aberto

Saiba mais acerca da importância da pesquisa sobre baleias e oceanos e de que modo a tecnologia Intel® está conduzindo a inovação no estudo do nosso planeta.

Saiba mais

Acima do Ártico

Veja como a expedição ao Ártico de Ole Liodden está utilizando drones para mudar nossa maneira de estudar a mudança climática e a luta dos animais selvagens para se adaptar a ela.

Saiba mais

O futuro dos negócios

Saiba de que modo tecnologias como inteligência artificial, machine learning e análise avançada estão solucionando desafios em todos os setores da indústria.

Saiba mais

Informações de produto e desempenho

1

Amostras e filmagens coletadas sob licença da NMFS nº 18636.

2

Os recursos e benefícios das tecnologias Intel® dependem da configuração do sistema e podem requerer hardware habilitado, software específico ou ativação de serviços. O desempenho varia dependendo da configuração do sistema. Nenhum sistema de computador é totalmente seguro. Consulte o fabricante ou o revendedor de seu sistema ou saiba mais em https://www.intel.com.br.

*Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.