Memória inovadora otimizada para cargas de trabalho centradas em dados

O que é o Intel® Optane™ Persistent Memory?

O Intel® Optane™ Persistent Memory é uma tecnologia de memória inovadora que oferece uma combinação exclusiva de grande capacidade acessível e suporte para persistência de dados. Ele pode ajudar as empresas a impulsionar a inovação com maior capacidade e modos de memória únicos, menor CTP geral, maximizando densidades de VM, e aumentando a segurança de memória com criptografia automática no âmbito do hardware.

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

  • O Intel® Optane™ Persistent Memory (PMem) possui algumas semelhanças com DRAM das maneiras a seguir: em pacotes DIMMS, reside no mesmo barramento/canais como DRAM, e pode atuar da mesma maneira que uma DRAM armazenando dados voláteis.
  • Onde o Intel® Optane™ Persistent Memory (PMem) difere da DRAM é no fato de oferecer muitos recursos novos e incríveis. O PMem tem capacidade muito mais alta do que a DRAM tradicional. Os módulos de PMem têm capacidades de 128 GB, 256 GB e 512 GB, muito maior que os módulos de DRAM, que normalmente variam de 4 GB até 32 GB, embora existam capacidades maiores. O PMem também pode operar em modo persistente armazenando dados, mesmo sem potência aplicada ao módulo que vem com segurança adicional para manter os dados seguros. Embora os módulos de PMem não sejam tão rápidos quanto os módulos de DRAM, com base na relação custo/GB e na possibilidade de aumentar a capacidade para além daquela da DRAM, a questão do CTP é muito melhor do que em relação à DRAM.

Embora o Intel® Optane™ Persistent Memory (PMem) e as SSDs Intel® Optane™ usem a mesma mídia Intel® Optane™ Memory, elas são produtos muito diferentes. O Intel® Optane™ Persistent Memory vem em um pacote DIMM, opera no barramento da DRAM, pode ser volátil ou persistente e atuar como uma substituição da DRAM. As SSDs Intel® Optane™, por outro lado, são utilizadas estritamente para o armazenamento rápido em modelos padrão de pacotes NAND (AIC, M.2, U.2, EDSFF,…) residem no barramento PCIe utilizando o protocolo NVMe*, são sempre persistentes por razões de armazenamento e atuam como uma substituição rápida de armazenamento. Além disso, as SSDs Intel® Optane™ são diferentes das SSDs padrão Intel® 3D NAND por oferecer: desempenho inovador (e diferenciado, se baixo) em todas profundidades de fila (até 6x mais rápidas do que NAND), com capacidade de resposta consistente sob carga (até 63x mais rápida do que NAND sob pressão de escrita), alta qualidade de serviço (até 60x melhor do que NAND) e resistência muito alta (até 20x mais terabytes totais escritos do que NAND).

Um NVDIMM (módulo de memória em linha dupla não volátil) é uma memória híbrida que conserva dados durante uma interrupção. Os NVDIMMs geralmente integram a flash NAND não volátil com DRAM e uma energia de backup dedicada em um único subsistema de memória. Embora ela ofereça persistência, geralmente é um sistema mais caro pois você precisa tanto do armazenamento NAND quanto o seu módulo de DRAM, além da adição do subsistema de backup de bateria. Há também um atraso na economia e recuperação dos estados quando uma interrupção ocorre. Além disso, se a bateria não for mantida ou falhar, você perde a capacidade de backup. Com o Intel® Optane™ Persistent Memory, você tem persistência instantânea sem necessidade de qualquer componente adicional, sem preocupações em trocar a bateria, sem necessidade de armazenamento adicional para que seu custo seja menor e sem problemas de desempenho na restauração.

  • Persistência nativa — a capacidade de armazenar dados mesmo quando desligado.
  • Grandes capacidades a preços mais baixos do que os da DRAM — com o advento de maior capacidade de memória persistente, pode se obter conjuntos de dados maiores mais próximos à CPU, para processamento mais rápido, o que significa maiores perspectivas. As mais altas capacidades do Intel® Optane™ Persistent Memory criam uma solução mais acessível, o que está acelerando a tendência de todo o setor na direção do IMDB. Disponibilizadas nos processadores escaláveis Intel® Xeon® da 2ª Geração, as grandes cargas de trabalho vinculadas à memória terão um aumento significativo de desempenho para processamento rápido de dados.
  • Modos operacionais — o Intel® Optane™ Persistent Memory possui dois modos de operação: Memory Mode (que é ótimo para grande capacidade de memória e não requer alterações de aplicação, já que a memória é tratada como volátil) e App Direct Mode (o software e as aplicações têm a capacidade de se comunicar diretamente com o Intel® Optane™ Persistent Memory, mas requer alterações de aplicação). Com modos de operação distintos, os clientes têm a flexibilidade para aproveitar os benefícios do Intel® Optane™ Persistent Memory em múltiplas cargas de trabalho.
  • Criptografia de hardware — o Intel® Optane™ Persistent Memory possui a criptografia do hardware 256-AES, para que você possa ficar tranquilo, sabendo que os seus dados estão mais seguros. A chave de criptografia é armazenada em uma região de metadados de segurança no módulo e é acessível apenas pelo controlador do Intel® Optane™ Persistent Memory. Em caso de redirecionamento ou eliminação do módulo, utiliza-se uma exclusão criptográfica segura e uma sobregravação de DIMM para impedir que os dados sejam acessados.

Historicamente, os produtos de memória e armazenamento têm sido limitados por densidade, desempenho e custo. O Intel® Optane™ Persistent Memory preenche as lacunas expandindo de forma acessível a capacidade de memória e acrescenta acesso de baixa latência a dados persistentes, combinando as melhores características de memória e armazenamento em um único produto transformador. Ele pode ajudar as empresas a impulsionar a inovação, processar mais dados e a limitar decisões, ao mesmo tempo em que diminui o CTP geral e mantém os seus dados seguros com criptografia automática no âmbito do hardware.

Veja as especificações do produto

Declarações dos clientes

Veja como as empresas estão inovando com o Intel® Optane™ Persistent Memory.

Definindo o futuro da computação de banco de dados na memória

Leia como a Intel, a SAP e a Accenture oferecem uma solução para memória de alto desempenho, alta capacidade e baixo custo.

Saiba mais

CERN aumenta a eficiência do algoritmo

Veja por que o CERN chama o Intel® Optane™ PMem de “uma inovação na tecnologia de computação”.

Saiba mais

Parceiro da plataforma escalável do Intel® Xeon® da 2ª Geração: TACC

Com o Intel® Deep Learning Boost (Intel® DL Boost) e o Intel® Optane™ Persistent Memory, o TACC já pode oferecer aos pesquisadores novas maneiras de resolver problemas persistentes.

Saiba mais

Soluções

Saiba como os principais provedores de sistemas de data center e serviços de nuvem estão fornecendo soluções otimizadas para carga de trabalho, com o objetivo de ajudar você a acelerar a transformação da empresa com a tecnologia Intel® Optane™ Persistent Memory.

Parceiros e soluções

Onde comprar

Pronto para falar com a Intel sobre como acelerar sua jornada de modernização do data center?

Parceiros do Intel® Optane™ Persistent Memory

Saiba como os principais provedores de serviços de sistemas de nuvem e data center estão fornecendo soluções otimizadas para carga de trabalho com essa tecnologia.

Recursos adicionais

Recursos do desenvolvedor

Utilize o conjunto completo de recursos no Intel® Software Developer Zone para desenvolver uma aplicação para Intel® Optane™ Persistent Memory.

Saiba mais

Vídeos de produtos

Visite o nosso canal do YouTube para saber como as organizações podem impulsionar a inovação e novas capacidades com o Intel® Optane™ Persistent Memory.

Vídeos de produtos