Implemente projetos de DSP de alto desempenho

A versão mais recente do DSP Builder possui a capacidade avançada de blockset que permite síntese de Simulink orientada por tempo. Essa tecnologia permite que você obtenha implementações de projetos de alto desempenho, trabalhando com desempenho quase máximo de FPGA em uma questão de minutos, em comparação com as horas, se não dias, necessárias para otimizar manualmente o código de HDL.

Com o DSP Builder Advanced Blockset, a construção de cadeias de sinais complexas de processamento de sinal digital (DSP) de alto desempenho torna-se extremamente simples:

  1. Defina as restrições de nível de sistema necessárias: neste caso a taxa de clock para um filtro de FIR de 6 canais, de 128 canais é especificada em 403 MHz dentro da Simulink.
  2. Escolha a família FPGA alvo — porque diferentes famílias de dispositivos podem ter diferentes arquiteturas de blocos DSP, essa informação deve ser incorporada pela ferramenta de síntese.
  3. Clique em EXECUTAR.

Figura 1. Crie um filtro de alto desempenho em três etapas simples

O DSP Builder Advanced Blockset sintetiza a descrição de Simulink da cadeia de sinal — levando em consideração as restrições de tempo do nível de sistema especificadas; neste caso 403,2 MHz. Usando os modelos de cronometragem integrados para cada FPGA e o desempenho dos blocos IP, a ferramenta adiciona registros de pipeline e lógica de controle de acordo com a necessidade para alcançar a taxa de clock fornecida.

O resultado (exibido na Figura 2) é um filtro de FIR de seis canais com desempenho de sistema realizado de 408 MHz sem tocar no código de HDL.

Figura 2. Código de HDL otimizado por tempo gerado automaticamente

Esta nova capacidade é fundamental para projetar caminhos de dados de processamento de sinal multicanal em aplicações como processamento de RF co múltiplas operadoras, com várias antenas em aplicações sem fio.

Ele adiciona automaticamente estágios e registros em pipeline e implementa multiplexação de divisão de tempo para gerar projetos altamente otimizados para funções, como upconverter digital (DUC) e downconverter digital (DDC), redução do fator de pico (CFR) e pré-distorção digital (DPD). O DSP Builder versão 12.0 inclui exemplos de projeto para múltiplas antenas, WiMAX com várias operadoras e projetos WCDMA DUC e DDC.