Uma Unica porta. Um Universo de Possibilidades.

O Que é a Tecnologia Thunderbolt™?

Vantagens do Thunderbolt™

Simplicidade, Confiança e Desempenho Distinguem o Thunderbolt™ como o Melhor USB-C

Como parte da certificação Thunderbolt™, os testes obrigatórios garantem ampla compatibilidade com Mac*, Windows* ou Chrome* OS e interoperabilidade de computadores, cabos e acessórios de diferentes marcas, para que você possa ter certeza de que seus dispositivos funcionam bem juntos, independentemente o SO ou fabricante de hardware.​

Uma única porta Thunderbolt™ permite transferência de dados de alta velocidade, saída de vídeo e fornecimento de energia para dispositivos compatíveis em um só cabo, incluindo carregar um notebook3.

Diferente de outras portas USB Tipo-C, onde a largura de banda pode ser limitada, as portas Thunderbolt™ sempre garantem um total de 40 Gbps dinamicamente alocado para vídeo e dados. O Thunderbolt™ é tão rápido que você pode transferir um arquivo de 5 GB em cerca de um segundo pelo cabo.

Desfrute de jogos com baixa latência, criação imersiva e produtividade simplificada com a tecnologia Thunderbolt™, que suporta vários monitores premium de qualquer tipo4, tais como dois monitores de 240 Hz ou monitores 4K com precisão de cores.

A certificação Thunderbolt™ 4 requer pelo menos uma porta Thunderbolt no computador para suportar carregamento de laptop, ao contrário de laptops com outras portas USB-C que não garantem o carregamento do sistema. Além disso, todas as portas Thunderbolt™ 3 e 4 fornecem energia de 15 W para acessórios Thunderbolt ou para carregar dispositivos complementares, como telefones celulares.

Comparação5: Thunderbolt™ vs. USB




intel.web.36.36.png

ThunderboltTM 4

intel.web.36.36.png

ThunderboltTM 3

USB4

USB 3/DP

USB Tipo-C marca de verificação marca de verificação marca de verificação marca de verificação
Largura de banda de 40 Gbps marca de verificação marca de verificação
 
 
Potência de 15 W para alimentar acessórios marca de verificação marca de verificação    
Testes e certificação obrigatórios marca de verificação marca de verificação    
2 monitores de 4K/60 Hz marca de verificação      
Carregamento de PC obrigatório em pelo menos uma porta de computador marca de verificação      
Cabos universais de 40 Gbs de até 2 m marca de verificação      
Até 4 portas Thunderbolt™ em acessórios marca de verificação      
O sistema sai do modo de hibernação marca de verificação      
Proteção do DMA com tecnologia Intel® VT-d marca de verificação      

Vídeos de Estilo de Vida

A tecnologia Thunderbolt™ tem muitos casos de uso, como trabalhar, criar ou jogar. Assista aos vídeos sobre como a tecnologia Thunderbolt™ pode ajudar a melhorar sua experiência.

Trabalhar e Aprender

Trabalhar e Aprender

Atualize facilmente sua experiência de espaço de trabalho para aumentar a produtividade e conforto ergonômico adicionando uma dock station Thunderbolt™, que conecta grandes monitores de 4K e outros acessórios ao seu notebook. Seja em casa ou no escritório, a tecnologia Thunderbolt™ funciona em qualquer lugar para uma conexão universal na qual você pode confiar, independentemente da marca do fabricante.

Crie

Crie

Mergulhe em suas criações com uma dock station Thunderbolt™ para conectar todos os seus dispositivos de criação de conteúdo, incluindo vários monitores de 4K com precisão de cores. Acesse sua biblioteca de conteúdo em qualquer lugar com um SSD Thunderbolt™ externo que executa seus arquivos de mídia tão rapidamente quanto a partir de uma unidade interna.

Jogar

Jogar

As dock stations Thunderbolt™ transformam seu notebook em uma estação de jogos completa e imersiva, que suporta monitores de jogos FHD de 240 Hz. Conecte-se diretamente a um SSD Thunderbolt™ externo que carrega seus jogos tão rapidamente quanto uma unidade interna NVM Express*.

Vídeos de Casos de Uso

A tecnologia Thunderbolt™ pode oferecer muitos benefícios, como flexibilidade, largura de banda e conectividade versátil que permite usar até dois monitores 4K por meio de uma porta. Veja em primeira mão como os especialistas implementaram a tecnologia Thunderbolt™ em suas vidas através dos vídeos.

Configurando uma Estação de Ligação Thunderbolt™ 4

Instalando Monitores Duplos com Thunderbolt™ e Windows 11*

O Verdadeiro Poder da Eficiência com o Influenciador Evan Abrams

Experiência de Edição de Vídeo com Albert Dros

Perguntas Frequentes

Verifique quais tipos de portas seu sistema possui por:

  • Procurar o ícone Thunderbolt™ nos dispositivos (ao lado da porta USB-C).
  • Verificar a especificação de E/S do produto on-line para ver se ele lista portas Thunderbolt™.
  • Baixar o Assistente de driver e suporte Intel® para detectar quais portas seu PC possui.

Não. Você não precisa instalar nenhum software ou driver para que as coisas funcionem. Conecte seu computador a qualquer acessório Thunderbolt™ e eles simplesmente trabalham juntos.

  • A tecnologia Thunderbolt™ 4 passou a ser integrada na CPU a partir dos processadores Intel® Core™ da 11ª Geração. Atualmente, cerca de 90% dos notebooks com processador Intel Core da 11ª Geração possuem portas Thunderbolt™.
  • Pelo menos uma porta Thunderbolt™ 4 é obrigatória em todas as famílias de notebooks da plataforma Intel® Evo™ e com processadores Intel® Core™ vPro®.
  • Procure pelo ícone Thunderbolt™ em seu PC (próximo à porta USB-C) ou verifique na especificação de E/S do produto se consta a tecnologia Thunderbolt.

  • USB-C significa a conexão USB com portas compactas Tipo-C.
  • O Thunderbolt™ é a solução de ponta na família USB-C.
  • Embora o formato de todas as portas USB Tipo-C seja o mesmo, as capacidades de desempenho, exibição, e energia, assim como as experiências de conexão, diferem significativamente.
  • A tecnologia Thunderbolt™ oferece uma solução verdadeiramente universal, confiável e de alto desempenho em um único cabo, independentemente do computador ou da marca do acessório.

A tecnologia Thunderbolt™ 4 aumenta os requisitos mínimos de desempenho, expande os recursos da solução de ponta a ponta e é compatível com a especificação USB 4. Melhorias específicas no Thunderbolt™ 4 (em comparação com o Thunderbolt 3) incluem as seguintes:

  • A tecnologia Thunderbolt™ 4 aumenta a largura de banda PCIe mínima necessária (até 32 Gbps) para permitir transferências de dados de alta velocidade.
  • As docks stations e monitores podem ter mais portas Thunderbolt™ (até 4) para simplificar o espaço de trabalho moderno.
  • Para notebooks finos e leves que exigem menos de 100 W para carregar, pelo menos uma porta é necessária no computador, para suportar o carregamento da bateria.
  • Os notebooks com portas Thunderbolt™ 4 conectados a dock stations Thunderbolt são ativados com um toque do teclado ou mouse, mesmo quando a tampa está fechada.
  • A segurança baseada na Tecnologia de virtualização Intel® para E/S dirigida ajuda a evitar o acesso não autorizado de dispositivos periféricos à memória do sistema.
  • As portas Thunderbolt™ nos notebooks têm mais energia (15 W) disponível para alimentar acessórios.
  • Os cabos universais Thunderbolt™ oferecem 40 Gbps e têm até 2 m, para tornar a seleção de cabo rápida e fácil.

Isenção de Responsabilidade Legal

O desempenho é baseado nos requisitos mínimos da certificação Thunderbolt. O desempenho varia de acordo com o uso, a configuração e outros fatores. Saiba mais em www.Intel.com/PerformanceIndex.

As tecnologias Intel® podem exigir ativação de hardware, software específico ou de serviços.

Nenhum produto ou componente pode ser totalmente seguro.

Os custos e resultados podem variar.

© Intel Corporation. Intel, o logotipo Intel, Thunderbolt e o logotipo Thunderbolt e outras marcas Intel são marcas comerciais da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.

Informações de produto e desempenho

1

Os CES Innovation Awards são baseados em materiais descritivos enviados aos jurados. A CTA não verificou, a exatidão de qualquer envio ou de qualquer pedido feito e não testou o item para o qual o prêmio foi concedido.

2Conectividade mais rápida: em comparação com outras tecnologias de conexão de E/S de PC, incluindo eSATA, USB e IEEE 1394 Firewire*. O desempenho varia de acordo com as configurações específicas de hardware e software utilizadas. Deve usar um dispositivo habilitado para Thunderbolt. Saiba mais em https://www.intel.com/PerformanceIndex.
3Carregamento para notebooks: para notebooks finos e leves que requerem menos de 100 W para carregar.
4Qualquer monitor: Thunderbolt™ 3 e Thunderbolt 4 oferecem o DisplayPort, que pode conectar-se nativamente a todos os monitores com DisplayPort e mini-DisplayPort, e, através de adaptadores, pode conectar-se a todas as interfaces de monitores modernos incluindo HDMI, DVI, e VGA.
5Desempenho baseado em requisitos de especificação mínimos.