A IA acionada pela Intel ajuda a otimizar o rendimento das colheitas

Principais lições

  • O mundo precisará produzir 50% a mais de alimentos até 20501

  • A inteligência artificial pode ajudar os agricultores a obter mais da terra ao mesmo tempo em que utiliza recursos de maneira mais sustentável

  • Um agricultor salvou o milho dos gafanhotos utilizando a IA para detectar uma nuvem desses insetos em uma área da sua propriedade na qual não esperava

BUILT IN - ARTICLE INTRO SECOND COMPONENT

A inteligência artificial promete conduzir uma revolução agrícola em um momento em que o mundo deve produzir mais alimentos utilizando menos recursos.

Uma lente robótica faz zoom na flor amarela de uma muda de tomate Imagens da planta são inseridas em um algoritmo de inteligência artificial que prevê exatamente quanto tempo levará para a flor tornar-se um tomate maduro, pronto para a colheita, embalagem e a seção de hortifruti de uma mercearia.

A tecnologia está sendo desenvolvida e pesquisada na NatureFresh Farms, uma empresa que há 20 anos cultiva hortaliças em um terreno de 450.000 metros quadrados entre Ontário e Ohio. Saber exatamente quantos tomates estarão disponíveis para a venda no futuro, facilita o trabalho da equipe de vendas e beneficia diretamente os resultados finais, disse Keith Bradley, gerente de TI da NatureFresh Farms. Este é apenas um exemplo da transformação da agricultura pela IA, uma tendência emergente que ajudará a estimular uma revolução agrícola.

Desde a detecção de pragas até a previsão de quais safras darão os melhores retornos, a inteligência artificial pode ajudar a humanidade a enfrentar um dos seus maiores desafios: alimentar 2 bilhões de pessoas a mais até 20502, mesmo que a mudança climática interrompa temporadas de cultivo, transforme terras aráveis em deserto e inunde deltas férteis com água do mar.

Obter o máximo de cada metro quadrado não é uma questão acadêmica. As Nações Unidas estimam que precisaremos aumentar a produção de alimentos em 50% até a metade do século.3

A produção agrícola triplicou entre 1960 e 2015, enquanto a população mundial cresceu de 3 bilhões de pessoas para 7 bilhões.4 Embora a tecnologia tenha desempenhado seu papel na forma de pesticidas, fertilizantes e máquinas, grande parte dos ganhos pode ser atribuída simplesmente ao aumento das terras aradas –desmatamento e desvio de água limpa para campos, pomares e plantações de arroz. Teremos que ser mais criativos desta vez.

“O setor será transformado pela ciência dos dados e inteligência artificial. Os agricultores terão as ferramentas para obter o máximo de cada metro quadrado."


- Gayle Sheppard,
Vice-Presidente e Gerente Geral
IA Intel®

IA versus gafanhotos

As pragas sempre importunaram os agricultores Cerca de dez mil anos após a invenção da agricultura, gafanhotos e outros insetos devoradores das colheitas ainda comem os lucros e devoram os grãos que, de outro modo, alimentariam seres humanos. Mas a IA oferece aos produtores uma arma contra insetos famintos de cereais.

Pouco tempo atrás, um agricultor do Texas observou a direção do vento e calculou que uma nuvem de gafanhotos provavelmente atacaria o sudoeste de sua propriedade. Mas antes que ele pudesse verificar sua plantação, recebeu um alerta no smartphone da empresa de IA e dados que contrata para ajudá-lo a monitorar sua propriedade.

Examinando novas imagens de satélite em comparação com fotos da mesma área durante um período de cinco anos, um algoritmo de IA detectou que os insetos tinham atacado outra parte da propriedade do agricultor. O agricultor inspecionou a área, confirmou que o alerta era preciso e removeu as dispendiosas pragas do seu campo de milho quase maduro.

Na NatureFresh Farms, os tomates de estufa crescem em um canteiro de cascas de coco transformadas em polpa. Trata-se de um ambiente livre de nutrientes que permite que os produtores controlem totalmente o que a planta consome. Sensores monitoram o progresso das frutas para o amadurecimento perfeito, ajustando a luz para acelerar ou retardar o ritmo da maturação. Esse tipo de agricultura exige poder de processamento considerável e a NatureFresh Farms utiliza processadores Intel® Xeon®: para acionar seus algoritmos de IA.

Com mais de 2.500 nós, as estufas são um vislumbre do futuro da agricultura, disse Bradley.

 

Estudos de caso

IA encontra crianças desaparecidas

Quando uma criança está desaparecida, o tempo é precioso – a IA ajuda organizações a trabalhar mais rapidamente quando isso é o que mais importa.

Veja mais

IA ajuda a diagnosticar doenças cardíacas

Os cardiologistas estão utilizando aprendizado de máquina para ver o que nunca tinham visto antes – inclusive uma taxa de precisão de diagnóstico sem precedentes.

Veja mais

IA identifica fraudes

A IA capturou três correntes de fraude em 24 horas, ajudando as seguradoras a evitar milhões de pagamentos.

Veja mais

IA encontra milhões em eficiências

A IA está ajudando os fabricantes a impulsionar o volume e a qualidade da produção e, ao mesmo tempo, fornecendo previsões que os ajudam a cortar custos e ser mais eficientes.

Veja mais

Libere o poder de Inteligência artificial

A IA da Intel e as tecnologias complementares estão ajudando empresas a acelerar a inovação de produtos, automatizar operações, reunir percepções mais abalizadas e tomar decisões orientadas por dados mais rápidas. Veja como as empresas estão colocando a IA em ação.

Saiba mais

Sua empresa roda melhor com Intel

Veja como a Intel pode dar suporte à sua transformação digital e ajudar a manter sua empresa na vanguarda.

Saiba mais

Informações de produto e desempenho

1Aumentar a produção de alimentos em 50%: http://www.fao.org/state-of-food-security-nutrition/en/
2Dois bilhões de pessoas a mais precisarão ser alimentadas até 2050:http://www.un.org/en/development/desa/news/population/2015-report.html
3A ONU estima que a produção de alimentos deve aumentar 50% até a metade do século http://www.fao.org/state-of-food-security-nutrition/en/
4Produção agrícola triplicou entre 1960 e 2015: http://www.fao.org/3/a-i6583e.pdf