Gerenciamento de patches: Protegendo dados e produtividade

Um gerenciamento de patches eficaz ajuda a proteger sua empresa contra vulnerabilidades conhecidas e acessos não autorizados, sem sacrificar a produtividade.

O gerenciamento de patches ajuda as equipes de TI a eliminar erros, promover a produtividade e responder rapidamente às vulnerabilidades conhecidas. A plataforma Intel vPro® simplifica a aplicação de patches com recursos de gerenciamento remoto que funcionam em sistemas dentro ou fora do firewall, oferecendo um valor inestimável para empresas com trabalhadores remotos.

O que é gerenciamento de patches?

O gerenciamento de patches é o processo de empregar atualizações de software, drivers e firmware para proteger contra vulnerabilidades. O gerenciamento de patches eficaz também ajuda a garantir o melhor desempenho operacional dos sistemas, aumentando a produtividade.

Quer seja um notebook de um funcionário ou um dispositivo equipado com um PC sem usuário, como um quiosque ou sinalização digital, todos os sistemas precisam ser protegidos. Os riscos de ignorar o gerenciamento de patches podem incluir a exposição do seu negócio a vazamentos e invasões, perda de produtividade e de reputação.

Benefícios: Por que o gerenciamento de patches é importante?

O principal objetivo do gerenciamento de patches é proteger seus terminais contra hackers e manter seus sistemas funcionando em excelente forma. No entanto, o gerenciamento de patches também oferece vários outros benefícios:

  • Promover a produtividade dentro da organização. Considerar o gerenciamento de patches como algo que se recebe em troca da produtividade é um equívoco comum. Um software bem gerenciado, com patches atualizados, funciona melhor e pode ajudar a aumentar a produtividade dos funcionários.
  • Ajudar a reduzir os custos de gerenciamento e reparos de dispositivos. As ferramentas de gerenciamento remoto são fundamentais para o gerenciamento de patches. Essas ferramentas ampliam a capacidade dos departamentos de TI para que os administradores possam reparar dispositivos remotamente, reduzir a frequência e o custo das visitas presenciais e prolongar o ciclo de vida dos dispositivos. Isso é particularmente importante para empresas que precisam dar suporte a trabalhadores remotos.
  • Ajudar a cumprir leis, regulamentos e normas de conformidade. Muitas empresas devem satisfazer às regulamentações locais ou federais relativas à proteção de dados. Estas podem incluir a lei "Health Insurance Portability and Accountability Act" (HIPAA) relativa aos registros médicos de pacientes, o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) relativo a informações pessoais coletadas durante interações com clientes, e regulamentos semelhantes.

Um software bem gerenciado, com patches atualizados, funciona melhor e pode ajudar a aumentar a produtividade dos funcionários.

Melhores práticas do gerenciamento de patches

Aqui estão algumas etapas que os administradores de TI podem adotar para orientar as melhores práticas de gerenciamento de patches em sua organização:

  • Saber que o gerenciamento de patches não se resume à atualização de sistemas operacionais (SO) e aplicações. O gerenciamento de patches se estende à atualização de firmware e drivers de hardware. Existem ameaças a toda a pilha de computação e a Intel está assumindo um papel ativo em ajudar você a atenuar essas vulnerabilidades. A liderança do setor é fundamental, pois a Intel trabalha diretamente com OEMs, fornecedores de software e parceiros de sistemas operacionais para garantir que as atualizações de firmware sejam incorporadas às implantações de patches de software mais amplas.
  • Torne o gerenciamento de patches uma rotina. Seus ciclos de gerenciamento de patches devem ser conhecidos e previsíveis para toda a sua organização. Com uma frequência definida, os usuários podem se preparar para um ciclo de patches e reduzir seu impacto sobre a produtividade.
  • Patches em lotes. Isso também é conhecido como conduzir um "lançamento progressivo" ou "teste de área restrita". É considerado boa prática lançar um patch para um pequeno segmento de usuários (cerca de 5 por cento) e avaliar os efeitos antes de um lançamento em larga escala para toda a base de usuários
  • Entenda quem é responsável pelo gerenciamento de patches. Geralmente, é responsabilidade do provedor de software ou de sistema corrigir uma vulnerabilidade conhecida. Os gerentes de TI devem garantir que os patches fornecidos pelos OEMs e fornecedores de software sejam implantados em toda a rede de sistemas e dispositivos da empresa. Em empresas menores, o gerenciamento de patches geralmente é responsabilidade de cada usuário. A maioria dos softwares é programada para notificar ao usuário de que é preciso fazer sua atualização. Eles podem até ter a capacidade de se atualizar automaticamente em um horário predefinido.
  • Amplie as implantações com sistemas de gerenciamento de patches. Um sistema de gerenciamento de patches é um software especificamente projetado para ajudar os departamentos de TI a organizar e rastrear as versões e implantações de patches em toda a rede. O Intel® Manageability Commander (Intel® MC) é conectado ao Microsoft System Center Configuration Manager (SCCM) para habilitar a Intel® Active Management Technology para uso com frotas de PCs empresariais. Isso ajuda a ampliar os recursos de gerenciamento de patches e aumenta a disponibilidade de dispositivos terminais para a aplicação de patches.

Gerenciamento remoto com a plataforma Intel vPro®

A plataforma Intel vPro® oferece um pacote de recursos para PCs de nível empresarial. Ele reúne alto desempenho, recursos de segurança aprimorada por hardware, capacidade de gerenciamento remoto e estabilidade para a frota de PCs.

A Intel® Active Management Technology, parte da plataforma Intel vPro®, oferece uma série de recursos para reforçar o gerenciamento de patches. Os departamentos de TI podem usar o recurso de Alarme para ativar dispositivos em horários agendados para a aplicação de patches ou verificar atualizações por meio de acesso remoto usando o controle com teclado, vídeo, mouse (KVM). O redirecionamento de armazenamento também permite aos técnicos de TI aplicar atualizações e remediações por meio de um arquivo de imagem montado na rede, que simula a inicialização por disco ou unidade flash USB no dispositivo terminal. Essas ferramentas ajudam as empresas a economizarem no custo de viagens para devolver dispositivos defeituosos para reparo presencial.

O trabalho remoto chegou para ficar e as empresas que desejam permanecer flexíveis terão que planejar os patches de dispositivos e o gerenciamento de riscos, dentro e fora do firewall corporativo. O Intel® Endpoint Management Assistant (Intel® EMA) amplia as capacidades da Intel® Active Management Technology, ajudando a fornecer uma conexão remota aos dispositivos habilitados na plataforma Intel vPro® por meio da nuvem.

O gerenciamento de patches é essencial para TI

O gerenciamento de patches oferece mais benefícios do que transtornos. Um maior acesso e controle sobre seus dispositivos, com a capacidade de aplicar patches e fazer reparos remotamente, oferece flexibilidade ao seu departamento de TI e ao seu negócio. Embora haja muitos riscos representados por hackers e ladrões de dados, o gerenciamento de patches pode ajudar a manter sua empresa funcionando sem problemas.

Protegendo contra vulnerabilidades de dia zero

"Vulnerabilidades de dia zero" ou "ataques de dia zero" são vulnerabilidades em seu software ou firmware que um hacker descobriu como tirar proveito antes de sua organização descobrir essas vulnerabilidades. Os recursos de segurança baseados em hardware podem ajudar a prevenir as vulnerabilidades de dia zero ao impedir que o malware seja executado ou afete a camada de software.

A tecnologia Intel® Control-Flow Enforcement (Intel® CET) é um recurso de hardware que ajuda a prevenir tentativas de sequestro de fluxo de controle, um comportamento comum em malwares. O Intel® Hardware Shield, um recurso da plataforma Intel vPro®, oferece recursos de proteção contra ataques abaixo do SO, recursos de proteção para aplicações e dados, além de uma tecnologia avançada de proteção contra ameaças para ajudar a aumentar a segurança da plataforma. Esses recursos ajudam a proteger dispositivos contra ameaças conhecidas e desconhecidas, como vulnerabilidades de dia zero.

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

As vulnerabilidades de dia zero são vulnerabilidades em seu software ou firmware que você ainda não descobriu. Ao tomar conhecimento de uma vulnerabilidade, você poderá usar o gerenciamento de patches para removê-la.

Na maioria das empresas, o departamento de TI será responsável por manter dispositivos sincronizados com as atualizações fornecidas por OEMs e fornecedores de software. Em empresas menores, os usuários podem precisar instalar seus próprios patches.

Benefícios de segurança da plataforma Intel vPro®

A plataforma Intel vPro® projetada para empresas oferece recursos de segurança aprimorados por hardware que ajudam a proteger todas as camadas da pilha de computação. As empresas podem usufruir da transparência e rastreabilidade da cadeia de fornecimento de componentes de PC, verificações avançadas de memória e suporte baseado em hardware dos serviços de segurança do Windows* 10. Além disso, o TI tem a capacidade de implementar rapidamente correções de software em vulnerabilidades críticas para PCs gerenciados.

Segurança de ponto de extremidade

Pontos de extremidade são os portais que os hackers usam para acessar seus dados críticos ou incorporar código mal-intencionado em seus sistemas. O ambiente de trabalho atual tem uma grande variedade de dispositivos capazes de desafiar a segurança dos pontos de extremidade. Como parte da plataforma Intel vPro®, o Intel® Hardware Shield permite que sua equipe de TI implemente políticas na camada de hardware para ajudar a garantir que, se o código malicioso for injetado, ele não possa acessar os dados.

Hardening do sistema

O desenvolvimento da plataforma Intel vPro® tem evoluído por meio de processos de hardening do sistema que estão otimizando os recursos de segurança baseados em hardware. Os benefícios para a sua organização incluem proteção configurável de firmware, segurança do BIOS para reduzir sua superfície de ataque e detecção avançada de ameaças.

Patches de segurança e remediação de ameaças

A Intel® Active Management Technology (Intel® AMT) integrada à plataforma Intel vPro® permite o acesso e gerenciamento remotos em toda a organização. Sua equipe de TI pode usar essas tecnologias para executar correções de segurança e remediação de ameaças em tempo hábil. Os patches de segurança podem atualizar grandes populações de dispositivos, independentemente da sua localização. A remediação de ameaças é conduzida com a implementação de contramedidas para ajudar a reduzir a suscetibilidade de um ponto de extremidade a um ataque específico.