O que é monitoramento e gerenciamento remoto (RMM)?

A tecnologia RMM permite que os provedores de TI e serviços gerenciados monitorem remotamente os pontos de extremidade do cliente e gerenciem tarefas de PC.1 2

Princípios básicos de monitoramento e gerenciamento remoto:

  • Uma estratégia robusta de monitoramento e gerenciamento remoto (RMM) aumenta a confiabilidade e eficiência de TI para empresas de todos os tamanhos.

  • Uma plataforma de hardware com recursos de RMM pode permitir que as equipes de TI gerenciem dispositivos fora da faixa de alcance, aumentando a flexibilidade, economizando tempo e melhorando a produtividade dos funcionários.

  • Com dispositivos baseados na plataforma Intel vPro®, os administradores de TI podem gerenciar com segurança os dispositivos fora do firewall corporativo por meio da nuvem usando o Intel® Endpoint Management Assistant (Intel® EMA).

BUILT IN - ARTICLE INTRO SECOND COMPONENT

A plataforma Intel vPro® possibilita o gerenciamento remoto fora da faixa de alcance por meio da nuvem. Os administradores de TI podem ver e gerenciar dispositivos baseados na plataforma Intel vPro®, independentemente da sua localização, desde que os dispositivos estejam conectados a uma rede Wi-Fi ou hotspot. Isso ajuda a aumentar a segurança, reduzir os custos de manutenção e oferecer acesso fácil a sistemas de solução de problemas.

O monitoramento e gerenciamento remoto (RMM) também é conhecido como gerenciamento de TI remoto. Essas tecnologias foram desenvolvidas para ajudar os administradores de TI e provedores de serviços gerenciados (MSPs) a monitorar PCs e outros dispositivos remotamente. O monitoramento remoto inclui manutenção proativa para melhorar a confiabilidade e a produtividade geral de TI. Com os funcionários gastando 50 a 60% do seu tempo afastados de suas mesas3, ter uma estratégia de gerenciamento é essencial para organizações de todos os tamanhos.

Para que é utilizada a tecnologia de RMM?

A RMM é usada para auxiliar na mobilidade empresarial, habilitando uma ampla variedade de funções remotas de TI. São eles:

  • Instalação e configuração de PCs
  • Acesso remoto
  • Recuperação remota e backup
  • Gerenciamento de patches
  • Proteção gerenciada de antivirus
  • Inteligência de risco de violação de dados

Benefícios do RMM

O gerenciamento remoto oferece diversos benefícios para facilitar o trabalho dos administradores de TI. Uma estratégia eficaz de RMM permite que os dispositivos dos clientes sejam utilizados, gerenciados e devidamente protegidos sem precisarem estar fisicamente próximos da equipe de TI — a verdadeira definição de mobilidade empresarial.

O acesso imediato a dispositivos aumenta o tempo de atividade e a satisfação dos clientes. Os administradores de TI também podem cuidar das tarefas de manutenção rotineiras durante o tempo de inatividade dos usuários, mantendo as interrupções no menor nível possível. Não precisar gastar tempo no campo com dispositivos de ponto de extremidade aumenta a eficiência de TI e elimina a maior parte do tempo de viagem. Os MSPs podem ter diversos benefícios com uma eficiência maior e a possibilidade de operar de uma localização central.

O monitoramento remoto ajuda a melhorar a segurança de TI, oferecendo verificações automatizadas em dispositivos em um horário de rotina. Isso elimina a necessidade de os usuários gerenciarem suas próprias atualizações de segurança.

Com a popularização de dispositivos baseados em PC que não envolvem um usuário — por exemplo, sinalização digital, quiosques e terminais — o RMM é útil para garantir o bom funcionamento dos dispositivos. Os administradores de TI podem fazer atualizações ou reparos sem precisarem de um técnico de manutenção.

Recursos de RMM baseados em hardware, como os disponíveis na plataforma Intel vPro®, excedem as limitações do software.

Combinando soluções de hardware e software RMM

Você pode encontrar produtos de software de RMM em diversos fornecedores. Muitos incluem uma interface integrada para gerenciar ativos entre redes. A criação de uma estratégia robusta de RMM deve incluir um avaliação a respeito de qual software melhor atende às necessidades da sua organização. As organizações empresariais podem tirar proveito do melhor software possível, ao passo que outros negócios podem preferir utilizar um provedor de serviços gerenciados (MSP) para recomendar uma solução de RMM baseada em suas necessidades.

Um desafio das estratégias de RMM que utilizam apenas software é que o gerenciamento só pode ser feito com o dispositivo ligado. Quando o sistema operacional (SO) deixa de responder, os tipos de problemas que podem ser corrigidos remotamente são significativamente reduzidos.

Os recursos de RMM baseados em hardware, como os disponíveis na plataforma Intel vPro®, podem resolver esses desafios. O hardware RMM leva os recursos de gerenciamento remoto além das limitações do software.

Particularmente, o gerenciamento fora da faixa de alcance permite que os administradores de TI acessem um dispositivo independentemente do seu estado de energia. Por exemplo, uma placa digital posicionada em um lugar difícil de alcançar — como um monitor de status de voo em um aeroporto. Um administrador de TI pode ligar a placa digital remotamente, inicializar seu SO e consertar possíveis problemas.

Plataforma Intel vPro®

A plataforma Intel vPro® é uma plataforma de nível empresarial para PCs e dispositivos baseados em PCs. Ela inclui recursos integrados, baseados em hardware, e tecnologias para desempenho, gerenciamento, segurança e estabilidade. A plataforma é otimizada para ambientes de TI gerenciados, mas pode agregar valor para empresas de qualquer porte.

Entre os principais componentes da plataforma Intel vPro® estão recursos poderosos de monitoramento e gerenciamento remoto. Esses recursos ajudam a reduzir os custos de gerenciamento de dispositivos e minimizar as distrações dos usuários, chamadas de suporte de TI e interrupções de trabalho.

Intel® Active Management Technology (Intel® AMT)
Disponível exclusivamente na plataforma Intel vPro®, a Intel® Active Management Technology (Intel® AMT) permite que os administradores de TI gerenciem e reparem PCs remotamente, mesmo quando o dispositivo está desligado ou o SO não responde. Ele utilizar uma conexão fora da faixa de alcance que opera independentemente do SO e oferece conectividade persistente. Os administradores podem reparar drivers corrompidos, software de aplicação ou o SO de um sistema não responsivo.

Com teclado, vídeo e mouse (KVM) remotos para controle de IP, os administradores de TI podem acessar o PC como estivessem sentados na frente dele. Isso é muito útil nas situações em que nenhum usuário está presente para operar o dispositivo.

Console de software baseado em nuvem
O Intel® Endpoint Management Assistant (Intel® EMA) oferece aos administradores de TI um gerenciamento de dispositivos seguro e baseado da nuvem por meio da Intel® Active Management Technology (Intel® AMT). Com Intel® Endpoint Management Assistant (Intel® EMA), os dispositivos podem ser gerenciados com segurança via nuvem, mesmo fora do firewall corporativo.

Primeiros passos
Com os novos PCs com a plataforma Intel vPro®, você pode reduzir custos com suporte presencial, eliminar a manutenção de PCs, melhorar as experiências do usuário e diminuir o tempo de inatividade com o gerenciamento remoto de dispositivos, estejam eles em um local físico ou na nuvem. Para começar, procure notebooks e desktops empresariais com a plataforma Intel vPro® ou pergunte ao seu MSP quais são os dispositivos disponíveis.

Gerenciamento remoto com a Intel® Active Management Technology

Como parte da plataforma Intel vPro® criada para empresas, a Intel® Active Management Technology (Intel® AMT) oferece um conjunto de tecnologias de monitoramento e gerenciamento remoto (RMM) e gerenciamento de dispositivos móveis (MDM). Um estudo da Forrester Consulting descobriu que a segurança e o gerenciamento de dispositivos com a plataforma Intel vPro® podem resultar em uma economia de US$ 1,3 milhões em três anos, ao mesmo tempo que a implantação de patch remoto automático por meio da Intel® Active Management Technology (Intel® AMT) pode resultar em uma economia ajustada de US$ 81.000,00 em três anos.4

Informações de produto e desempenho

1

Os cenários de redução de custos descritos destinam-se a servir de exemplos de como um determinado produto baseado na Intel®, dentro das circunstâncias e configurações especificadas, pode afetar custos futuros e oferecer economia de custos. As circunstâncias variarão. A Intel não garante nenhum custo ou redução de custo.

2

A Intel não controla ou audita dados de terceiros. Você deve rever esse conteúdo, consultar outras fontes e confirmar a precisão dos dados mencionados.

3Global Workplace Analytics, 2016, globalworkplaceanalytics.com/telecommuting-statistics.
4

The Total Economic Impact™ of the Intel vPro® Platform, um estudo encomendado pela Intel e conduzido pela Forrester Consulting (Dezembro de 2018). A economia que outras organizações farão variará com base em vários fatores, incluindo tamanho e nível de linha de base de segurança, capacidade de gerenciamento e produtividade antes dos negócios mudarem para a plataforma Intel vPro®. Consulte outras fontes e use as informações específicas da sua organização para determinar os benefícios para sua empresa. Leia o estudo completo em intel.com.br/vProPlatformTEI. Os seus custos e resultados podem variar.