Como escolher os PCs e notebooks certos para sua empresa

Blog patrocinado pela Intel.


Na escolha de novos PCs ou notebooks para sua empresa, não existe uma solução única para todos. Dependendo do seu negócio, você pode precisar de um desktop avançado ou de um notebook 2 em 1 leve que o ajudará a destacar-se em apresentações para clientes. Na verdade, é mais provável que você precise de uma combinação de máquinas personalizadas para as necessidades de funcionários específicos.

Ao escolher os dispositivos que funcionarão melhor para você, aqui estão três perguntas que deve fazer a si próprio e à sua equipe para certificar-se de que os computadores que comprar são a melhor opção.

Qual é seu orçamento?

Os computadores podem custar entre algumas centenas de dólares e alguns milhares de dólares.  Não apenas isso, mas qualquer que seja o preço, é possível acrescentar componentes que podem aumentar mais o custo.

Para não gastar demais, você deve definir um orçamento antes de ir às compras para certificar-se de não perder tempo avaliando máquinas sofisticadas que custam mais do que você pode pagar. Ao mesmo tempo, use seu orçamento como uma diretriz mínima para quanto deseja gastar para evitar ser enganado por computadores mais baratos que talvez não ofereçam o desempenho de que você necessita.

Para elaborar um orçamento, trabalhe com sua equipe para entender como ela utiliza suas máquinas e depois pesquise o preço de computadores com as especificações e recursos de desempenho que a equipe requer. Tenha em mente que uma solução econômica seria comprar um dispositivo com boas especificações e depois atualizar componentes conforme a necessidade para melhorar o desempenho.1

Desktop ou notebook?

Existem diversas vantagens nos desktops e nos notebooks. Um desktop com processadores Intel® Core™ da 8ª Geração e Intel® Optane™ Memory fornecerá mais desempenho e agilidade para seu investimento do que um notebook de preço semelhante. Um estudo demonstrou que usuários de computador podiam desfrutar um desempenho na web 66% mais rápido com a 8ª geração do processador Intel® Core™ i5 com Intel® Optane™ Memory do que um PC com cinco anos de uso.2 Entretanto, um desktop fica praticamente preso a uma estação de trabalho, tornando-o mais apropriado para trabalhadores fixos.

Notebooks, por outro lado, são feitos para se deslocar. Esses dispositivos menores e mais leves são excelentes para trabalhar sobre uma mesa, na cafeteria, no avião ou qualquer outro lugar. Embora alguns notebooks possam não ter a mesma potência ou espaço para armazenamento que um desktop, os notebooks com a 8ª geração dos processadores Intel® Core™ podem executar tarefas de computação pesada e oferecer até o dobro do desempenho geral do sistema com a 8ª geração do processador Intel® Core™ i5-8265U quando comparado a um PC com cinco anos de uso.3 Contudo, a mobilidade custa caro: notebooks são em geral mais caros que desktops com especificações comparáveis.

Ao comparar os preços de desktops e notebooks, não esqueça de acrescentar os custos do monitor, teclado, cabos e um mouse para cada desktop que pretender comprar. Como todos esses itens estão integrados ao notebook, você poderá constatar que a diferença de preço não é tão significativa como parece à primeira vista.

O que você deve atualizar?

Embora maior seja quase sempre melhor para qualquer componente, existem três componentes para os quais você deve pensar em gastar mais para certificar-se de que está obtendo um desempenho realmente robusto do seu computador.

  • Processador: um processador rápido pode significar a diferença entre um computador ágil e um lento. Quanto aos mais novos computadores que rodam com a 8ª geração dos processadores Intel® Core™ com o Intel® Optane™ Memory, as tarefas do dia a dia são mais ágeis, além de permitir que os funcionários executem rapidamente diversas aplicações ao mesmo tempo.4
  • RAM: memória de acesso aleatório é usada para armazenar dados temporariamente enquanto o computador está em funcionamento. A quantidade de RAM de que você necessita depende da complexidade dos programas que você executa: edição de vídeo, por exemplo, requer grande quantidade de RAM, enquanto navegação básica na web e planilhas podem, em geral, ser executadas com um volume de nível básico. A RAM pode ser atualizada com facilidade, portanto, é sempre possível acrescentar mais quando suas necessidades mudarem.
  • Armazenamento: um disco rígido (HD) ou uma unidade de estado sólido grande, não só armazena todos os seus arquivos, como serve para iniciar e operar seus programas e seu sistema operacional, portanto, é importante certificar-se de ter o máximo de espaço possível. Uma solução alternativa é acrescentar um disco rígido externo que possa ser conectado ao computador conforme a necessidade.

Saiba mais sobre conceitos básicos importantes do computador ›

Seus computadores são, muito provavelmente, os equipamentos mais importantes da sua empresa. Como a tecnologia evolui muita tanta rapidez, em geral vale a pena investir na máquina que se ajusta ao seu orçamento no momento e planejar atualizá-la de acordo com a necessidade ao longo da vida útil do computador, para que você possa acompanhar as demandas cada vez maiores da sua empresa.

Um aspecto a ter em mente com relação a atualizações é que os desktops são mais fáceis de atualizar e que é possível trocar mais componentes nos desktops do que nos notebooks. As atualizações de notebooks geralmente limitam-se a memória e armazenamento. A atualização de um notebook é tecnicamente mais complexa e muitas vezes exige a assistência de um profissional para retirar o gabinete e o teclado e instalar novas peças.

Diante dessas restrições, se decidir comprar notebooks para sua empresa, geralmente tem mais sentido gastar um pouco mais para comprar máquinas com os recursos de desempenho que atendam não só a suas necessidades atuais, mas também suas exigências futuras.

Compre PCs para pequenas empresas, disponíveis com os mais recentes processadores Intel® Core™ Exibir tudo

Explore os PCs populares para pequenas empresas com processadores Intel® Core™.

Acer Aspire 3 A315-54-58H0

  • 10th gen Intel® Core™ i5 Processador
  • 1000 GB Capacidade
  • 4 GB Memória
  • 1,9 kg Peso
  • Windows 10 Home Sistema operacional
Compare agora

Acer Aspire 3 A315-54-55WY

  • 10th gen Intel® Core™ i5 Processador
  • 256 GB Capacidade
  • 8 GB Memória
  • 1,9 kg Peso
  • Windows 10 Home Sistema operacional
Compare agora

ASUS ZenBook 14 UX434FAC-A6339T notebook

  • 10th gen Intel® Core™ i7 Processador
  • 256 GB Capacidade
  • 8 GB Memória
  • Windows 10 Home Sistema operacional
Compare agora

Lenovo ThinkPad E14

  • 10th gen Intel® Core™ i5 Processador
  • 256 GB Capacidade
  • 8 GB Memória
  • 1,69 kg Peso
  • Windows 10 Pro Sistema operacional
Compare agora

Acer Aspire 3 A315-54-54B1

  • 10th gen Intel® Core™ i5 Processador
  • 1000 GB Capacidade
  • 8 GB Memória
  • 1,9 kg Peso
  • Windows 10 Home Sistema operacional
Compare agora

Informações de produto e desempenho

1

Os cenários de redução de custos descritos destinam-se a servir de exemplos de como um determinado produto baseado na Intel®, dentro das circunstâncias e configurações especificadas, pode afetar custos futuros e oferecer economia de custos. As circunstâncias variarão. A Intel não garante nenhum custo ou redução de custo.

2

Os resultados de desempenho são baseados em testes realizados em 2 de março de 2018 e podem não refletir todas as atualizações de segurança disponíveis publicamente. Para obter detalhes, consulte a publicação da configuração. Nenhum produto pode ser totalmente seguro. Talvez o software e as cargas de trabalho utilizados nos testes de desempenho tenham sido otimizados apenas para desempenho em microprocessadores Intel®. Testes de desempenho, como SYSmark* e MobileMark*, são medidos usando sistemas de computação, componentes, software, operações e funções específicos. Qualquer modificação em algum desses fatores pode provocar variação nos resultados. Consulte outras informações e outros testes de desempenho para ajudá-lo a avaliar melhor as suas compras, incluindo o desempenho desse produto quando combinado com outros produtos. Para informações mais completas sobre os resultados de desempenho e de parâmetros de comparação, acesse http://www.intel.com.br/benchmarks. Conforme medido pelo WebXPRT* 2015 comparando a 8ª geração do processador Intel® Core™ i5 8400 (com módulo Intel® Optane™ Memory de 16 GB) ao processador Intel® Core™ i5-3330 (apenas com HDD).

3

Os resultados de desempenho são baseados em testes realizados em 10 de agosto de 2018 e podem não refletir todas as atualizações de segurança disponíveis ao público. Para obter detalhes, consulte a publicação da configuração. Nenhum produto ou componente pode ser totalmente seguro. Talvez o software e as cargas de trabalho utilizados nos testes de desempenho tenham sido otimizados apenas para desempenho em microprocessadores Intel®. Testes de desempenho, como SYSmark* e MobileMark*, são medidos usando sistemas de computação, componentes, software, operações e funções específicos. Qualquer modificação em algum desses fatores pode provocar variação nos resultados. Consulte outras informações e outros testes de desempenho para ajudá-lo a avaliar melhor as suas compras, incluindo o desempenho desse produto quando combinado com outros produtos. Para obter informações mais completas, acesse www.intel.com.br/benchmarks. Até 2X mais desempenho geral do sistema com a 8ª geração do processador Intel® Core™ i5-8265U em comparação a um PC com cinco anos de uso. Apenas para a 8ª geração do processador móvel Intel® Core™ i5 série U. Nova isenção de responsabilidade: conforme medido pela pontuação geral do SYSmark* 2014 SE comparando o processador Intel® Core™ i5‑8265U ao processador Intel® Core™ i5‑4200U.

4

Os resultados de desempenho são baseados em testes realizados em 2 de março de 2018 e podem não refletir todas as atualizações de segurança disponíveis publicamente. Para obter detalhes, consulte a publicação da configuração. Nenhum produto pode ser totalmente seguro. Talvez o software e as cargas de trabalho utilizados nos testes de desempenho tenham sido otimizados apenas para desempenho em microprocessadores Intel®. Testes de desempenho, como SYSmark* e MobileMark*, são medidos usando sistemas de computação, componentes, software, operações e funções específicos. Qualquer modificação em algum desses fatores pode provocar variação nos resultados. Consulte outras informações e outros testes de desempenho para ajudá-lo a avaliar melhor as suas compras, incluindo o desempenho desse produto quando combinado com outros produtos. Para informações mais completas sobre os resultados de desempenho e de parâmetros de comparação, acesse http://www.intel.com.br/benchmarks. Conforme medido pela Carga de trabalho de carregamento de projetos de mídia comparando a 8ª geração do processador Intel® Core™ i5 8400 (com módulo Intel® Optane™ Memory de 16 GB) ao processador Intel® Core™ i5-3330 (somente com HDD).