Nos bastidores da linha de frente: ajudando a proteger nossos heróis da equipe médica

A tecnologia Intel® suporta a Medical Informatics Corp. Plataforma (MIC) Sickbay para expandir rapidamente a capacidade da UTI e ajudar a proteger os profissionais de saúde.

Permitindo que os hospitais ofereçam tratamento de alta qualidade, atendam a mais pacientes e ajudem a reduzir o risco de expor a equipe à COVID-19 hoje — enquanto elevam o padrão de atendimento para amanhã.

A Dra. Emma Fauss e o Dr. Craig Rusin trabalharam por uma década para resolver um problema urgente: como eles podem reduzir o risco em unidades de terapia intensiva? Eles sabiam que a tecnologia pode salvar vidas.

O desafio era que as UTIs são ambientes de atendimento extremamente complexos. Embora grandes quantidades de dados sejam coletadas em cada leito, atualmente eles estão isolados nos dispositivos de monitoramento, tais como monitores cardíacos e ventiladores, de uma variedade de diferentes fornecedores.

No entanto, o avanço chegou. Desde que eles fundaram a Medical Informatics Corp. (MIC) em 2010, Fauss e Rusin desenvolveram uma plataforma de software aprovada pela FDA, a Sickbay, para coletar todos os dados do paciente nos vários equipamentos de UTI, de fornecedores distintos, de modo a permitir o monitoramento remoto flexível em escala. Ela pode realizar análises específicas do paciente para aumentar a capacidade de tomada de decisões e ajudar as equipes de assistência a intervir mais rapidamente. Com o surto da pandemia de COVID-19, a necessidade de distanciamento clínico nunca foi tão grande. Os hospitais na linha de frente estão agora usando o Sickbay para proteger as equipes de atendimento da exposição, e aumentar os leitos e o pessoal de terapia intensiva, ao enfrentam condições de combate.

Aumente os cuidados e capacidade

O número crescente de pacientes está levando a ocupação das UTIs até o limite, forçando os hospitais a expandir a capacidade. Uma vez instalado, o Sickbay os ajuda a se adaptar, oferecendo a base para transformar qualquer leito de tratamento intensivo em leito de UTI monitorado em questão de minutos. Diante da escassez de pessoal, os hospitais podem aumentar a capacidade das equipes, proporcionando aos profissionais de saúde acesso remoto aos dados a partir de qualquer PC, tablet ou telefone, para monitorar, em uma única tela, até 100 pacientes em diferentes unidades, instalações e fabricantes de dispositivos.

Uma vez que os leitos da UTI estejam conectadas ao sistema, o Sickbay suporta as decisões de cuidados baseadas em evidências, fornecendo o histórico do paciente durante todo o período de internação. Isso significa que os profissionais de saúde têm acesso aos dados necessários para intervir mais rapidamente, ajudar a evitar a intubação e melhorar o gerenciamento de pacientes ventilados. Enquanto combatem a COVID-19, o Houston Methodist Hospital já expandiu o uso da plataforma Sickbay para preparar suas UTIs. Muitos outros hospitais, como a Universidade do Alabama em Birmingham, também estão em processo de expansão.

A urgência do distanciamento clínico

Temos que proteger aqueles a quem saudamos como heróis. Como a COVID-19 é altamente contagiosa, os profissionais de saúde expostos diretamente aos pacientes correm um risco elevado – até três vezes mais chances de serem infectados pelo vírus do que a população em geral.2

O distanciamento clínico pode ajudar a proteger a equipe. Usando o software executado em uma arquitetura aberta da Intel®, a plataforma Sickbay conecta os profissionais de saúde aos pacientes com base em sua especialidade, permitindo que eles prestem cuidados remotos quando forem mais necessários. O monitoramento baseado em software ajuda os trabalhadores médicos a limitar sua exposição ao vírus por possibilitar a visualização dos dados do monitor e do ventilador a partir de qualquer dispositivo habilitado para a web, permitindo que essa visualização ocorra na segurança da sala de conferência, escritório, casa ou área em quarentena.

Médicos aposentados, recém-formados e profissionais de saúde distantes em outros estados podem usar o Sickbay para ajudar remotamente.

Aproveitando ao máximo os escassos recursos

Hospitais sobrecarregados podem obter mais ajuda com o Sickbay. A Associação Médica Americana estima que aproximadamente 10 mil médicos aposentados possam voltar à atividade a cada ano3​ e o Departamento de Assuntos de Veteranos e o Departamento de Defesa começaram a criar bancos de dados com colaboradores médicos aposentados dispostos a ajudar. Esses médicos, recém-formados e profissionais de saúde distantes em outros estados poderiam usar o Sickbay para ajudar remotamente, aproveitando ao máximo o talento subutilizado em áreas não fortemente afetadas pelo vírus.

Dado o suprimento limitado de equipamentos de proteção individual (EPI), os hospitais que utilizam o Sickbay também podem reduzir o uso de preciosos suprimentos hospitalares – tudo sem comprometer a qualidade do atendimento.

Preparação para a próxima pandemia

A COVID-19 demonstrou o quanto todos dependemos de hospitais e profissionais de saúde. Também enfatizou a rapidez com que eles podem se adaptar em momentos de necessidade. Como parte da resposta de US $50 milhões da Intel contra a pandemia, a Intel e a MIC estão lançando o Scale to Serve Program para ajudar 100 hospitais a instalar rapidamente a plataforma Sickbay, financiando o processo de implementação e dispensando os primeiros 90 dias de custos de assinatura. Hospitais qualificados podem facilmente economizar meses de trabalho de compras e configuração: assim que decidirem adotar a plataforma, ela poderá ser implantada em menos de uma semana para ajudar a combater a COVID-19.

O Sickbay está atendendo pacientes e protegendo os profissionais de saúde para nos ajudar a atravessar a crise atual. Mas também será a base para um novo padrão de atendimento amanhã, permitindo que os hospitais estejam prontos quando quer que ocorra a próxima pandemia ou desastre.

Clique aqui para saber mais sobre como a plataforma Sickbay da MIC, aprovada pela FDA, pode ajudar. Se você deseja saber se está qualificado para participar do Scale to Serve Program, preencha o formulário de inscrição on-line agora.

Avisos e isenções de responsabilidade

A Intel não controla ou audita dados de terceiros. Você deve consultar outras fontes para avaliar a precisão.

© Intel Corporation. Intel, o logotipo Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. * Outros nomes e marcas podem ser reivindicados como propriedade de outros.