Traga a inteligência para mais perto com uma nuvem de borda

Transforme sua empresa com uma nova camada de inteligência que proporciona percepções em tempo real.

Uma visão geral da computação de nuvem de borda:

  • Uma nuvem de borda é hospedada em um servidor de borda, atuando como um micro data center para aproximar as análises e a IA das pessoas e processos que necessitam delas.

  • A maioria das empresas se beneficia de uma combinação de computação em nuvem e implantações de borda para respostas e experiências em tempo real.

  • A Intel e seu ecossistema de OEMs, integradores de sistemas e ISVs permitem implantações rápidas de nuvem de borda quando necessário.

BUILT IN - ARTICLE INTRO SECOND COMPONENT

A nuvem de borda traz a conveniência e a acessibilidade da nuvem mais para perto de onde os dados estão sendo criados e implementados. Ao coletar, armazenar e processar dados na borda, as empresas têm acesso rápido a insights importantes, o que as permite agir imediatamente.

O que é a Nuvem de borda?

A computação em nuvem trouxe uma transformação incrível para negócios de todos os tamanhos. Hoje, as empresas estão ampliando a computação em nuvem com computação de borda para certos tipos de cargas de trabalho, tais como aplicações sensíveis à latência.

A computação de nuvem de borda estende a conveniência da nuvem para as redes de borda. Nuvens de borda são hospedadas por micro data centers que armazenam, analisam e processam dados mais rápido do que seria possível ao usar uma conexão para um data center.

Nuvem de borda e data centers

Normalmente, os serviços de nuvem são executados em data centers de grande escala. Eles podem ser nuvens privadas hospedadas na infraestrutura de locais físicos ou em serviços de nuvem pública de provedores como Amazon Web Services, Google Cloud ou Microsoft Azure.

Apesar de a computação em nuvem ser excelente para o processamento de dados e cargas de trabalho intensivas em recursos como o treinamento de IA, ela cria problemas de latência para algumas cargas de trabalho, já que os dados precisam ir até o data center e voltar. Em muitos casos, as empresas podem a obter inteligência em tempo real com computação de borda.

Uma estratégia de nuvem de borda aproxima nós de borda inteligentes a recursos, equipamentos e dispositivos locais com software, oferecendo serviços de forma semelhante a situações em que serviços de nuvem pública são utilizados.

Benefícios de uma nuvem de borda

Uma nuvem de borda oferece diversos benefícios únicos:

Benefícios

Proximidade

A tecnologia de borda mantém informações sensíveis ou proprietárias mais perto da fonte e permite que haja conformidade com as leis de localização de dados.

Custo

O custo da largura de banda para transmissão de dados de grande escala se soma a outros. A configuração da computação na borda reduz esses custos.

Insights em tempo real

Não importa velocidade de uma conexão 5G ou de rede, grandes volumes de dados levam tempo para serem transferidos por longas distâncias. Uma nuvem de borda pode reduzir a latência para aplicações de borda que dependem de informações em tempo real.

Um exemplo prático de nuvem de borda está na entrega de experiências visuais. Os serviços de streaming, cloud gaming e outras cargas de trabalho visuais estão crescendo significativamente. Para acomodá-los, os provedores de serviços de nuvem e comunicação estão mudando cargas de trabalho para a borda da rede. Os serviços de nuvem de borda hospedados em micro data centers ajudam a suportar essas cargas de trabalho visuais, alcançando a latência reduzida necessária para ótimas experiências dos clientes.

Servidores de borda

Os servidores de borda atuam como micro data centers, entregando o poder de computação para uma nuvem de borda.

Embora eles normalmente se pareçam com um servidor comum, existem muitos outros fatores de forma. Por exemplo, um notebook bem protegido, um purpose-built appliance ou um dispositivo de borda robusto com inteligência onboard pode funcionar como um servidor de borda.

Servidores de borda x Servidores de origem

Para modelos empresariais que envolvem streaming de conteúdo, como músicas, vídeos ou sites de jogos interativos, uma rede de fornecimento de conteúdo (CDN) combina os benefícios de servidores de origem e de borda para levar o conteúdo mais para perto dos usuários finais.

Arquitetura de rede de borda

As implantações de rede de borda podem envolver várias camadas, diferentes abordagens de segurança do servidor e vários dispositivos de borda otimizados para necessidades específicas.

Na prática, os dispositivos endpoint, como câmeras inteligentes, servem como uma “linha de frente” para a computação de borda, ficando localizados o mais próximo fisicamente possível dos usuários, equipamentos ou processos comerciais aos quais servem. Os servidores de borda e de origem oferecem uma camada secundária para a computação de borda. Eles funcionam como intermediários entre sistemas localizados e recursos empresariais centralizados. Um data center principal opera como outra camada, ficando localizado o mais longe possível fisicamente dos terminais.

Ao inserirem recursos computacionais na camada certa, as empresas podem fazer o melhor uso dos seus recursos e criar estratégias melhores de Internet das coisas (IoT). Por exemplo, um sistema de segurança digital. Câmeras inteligentes na borda podem detectar movimento em tempo real e ativar um alerta. Um servidor de borda nas proximidades pode processar os dados e determinar se o movimento representa uma ameaça, e a nuvem pode coletar e analisar os dados a longo prazo para ajudar as empresas a entender padrões ambientais.

As soluções de nuvem de borda permitem a coleta de dados e análises mais próximas da fonte para oferecer inteligência empresarial acionável e melhores experiências do cliente.

Tecnologia Intel® para a nuvem de borda

Os produtos e tecnologias Intel® possibilitam a inteligência distribuída da borda à nuvem, com processamento, armazenamento e conectividade sempre que você precisar. E com nosso ecossistema robusto de OEMs, ISVs e integradores de sistemas, ajudamos os clientes a implantar estratégias de computação de borda e nuvem de borda, a começar por nossos processadores de classe de servidor e alto desempenho.

Processadores escaláveis Intel® Xeon®

Servindo como a base para servidores de borda de alto desempenho, os processadores escaláveis Intel® Xeon® oferecem a escalabilidade, velocidade e confiabilidade para potencializar ambientes de computação de borda e uma variedade de cargas de trabalho. Além disso, os processadores escaláveis Intel® Xeon® da 2ª Geração possuem a tecnologia Intel® Deep Learning Boost (Intel® DL Boost) para acelerar aplicações de IA e a memória persistente Intel® Optane™ DC para armazenar e processar dados rapidamente, ajudar a reduzir custos e oferecer alta densidade de máquina virtual para computação de borda.

Armazenamento e rede

Para uma entrega rápida de conteúdo, os servidores de borda precisam estar aptos a armazenar e acessar dados “quentes” e “mornos” rapidamente. As unidades de estado sólido Intel® estão ajudando a otimizar o armazenamento de dados e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência de custos. Os SSDs Intel® Optane™ DC são extremamente responsivos e altamente previsíveis para o acesso rápido e confiável de dados. Os SSDs Intel® 3D NAND oferecem desempenho, densidade e confiabilidade significativamente aprimorados em comparação com as unidades de disco rígido, servido como substitutos eficientes para as soluções de armazenamento baseadas em unidades de disco rígido antigas.

Além disso, os adaptadores de rede, controladores e acessórios Intel® Ethernet oferecem recursos que comprovadamente aumentam a velocidade do gerenciamento de dados em toda a sua rede.

Intel® Partner Solutions

O Intel® Network Builders Edge Ecosystem é parte do nosso ecossistema mais amplo de ISVs, provedores de soluções e OEMs. Esses provedores aceleram o desenvolvimento e implantação de tecnologias centradas em borda, melhorando o acesso a soluções testadas e otimizadas para ambientes de borda de rede e nuvem.

Além disso, as Intel® IoT Market Ready Solutions (Intel® IMRS) oferecem às empresas soluções completas de computação de borda, com otimizações para ajudar no desenvolvimento do seu negócio, independentemente do setor do mercado.

Os Intel® Datacenter Builders conectam uma rede global de provedores para otimizar soluções e tecnologias de data center e atender às necessidades do cliente.

Segurança da nuvem de borda

As implantações de borda, e os dispositivos conectados associados a elas, devem proteger os dados das empresas e dos clientes. As violações de segurança podem comprometer dados sensíveis e colocar informações confidenciais ou corporativas proprietárias em risco. Elas podem interromper processos empresariais ou até mesmo impedir as operações completamente. As violações de dados também podem resultar em multas caras e destruir a confiança do cliente em um negócio.

Os produtos da Intel oferecem tecnologias de segurança habilitada por silício que ajudam na proteção contra possíveis superfícies de ataque.1 Essas tecnologias ajudam a criar uma base confiável com linhas de produtos que variam de borda, endpoint, data center, nuvem e rede. Com uma abordagem comum para a segurança, as empresas podem se beneficiar da implantação e integração simplificadas.

Inteligência em qualquer lugar

Com seu ecossistema de parceiros, a Intel traz tecnologias abrangentes da computação de borda, IoT, 5G e IA. Como resultado, as empresas podem implantar a inteligência no lugar onde ela possa oferecer valor máximo — na borda, na nuvem ou virtualmente em qualquer outro lugar entre elas.

Avisos e isenções de responsabilidade

A Intel está comprometida em respeitar aos direitos humanos e evitar cumplicidade com abusos de direitos humanos. Consulte Princípios Globais de Direitos Humanos da Intel. Os produtos e software da Intel são destinados a serem utilizados apenas em aplicações que não causem ou contribuam com a violação de um direito humano reconhecido internacionalmente.

Aviso sobre otimização: os compiladores da Intel podem ou não ser otimizados para o mesmo grau de microprocessadores não Intel no caso de otimizações que não sejam exclusivas para os microprocessadores Intel®. Essas otimizações incluem os conjuntos de instruções SSE2, SSE3 e SSSE3 e outras otimizações. A Intel não garante a disponibilidade, funcionalidade ou eficácia de qualquer otimização em microprocessadores não fabricados pela Intel. Otimizações dependentes do microprocessador neste produto devem ser usadas com microprocessadores Intel. Algumas otimizações não específicas à microarquitetura da Intel são reservadas para microprocessadores Intel. Consulte o usuário do produto aplicável e os Guias de Referência para obter mais informações sobre os conjuntos de instruções específicos abordados por este aviso. Revisão do aviso nº 20110804

Os recursos e benefícios das tecnologias Intel® dependem da configuração do sistema e podem requerer hardware habilitado, software específico ou ativação de serviços. O desempenho varia dependendo da configuração do sistema. Nenhum produto ou componente pode ser totalmente seguro. Consulte o fabricante ou revendedor de seu sistema, ou saiba mais em intel.com.

Os cenários de redução de custos descritos destinam-se a servir de exemplos de como um determinado produto baseado na Intel®, dentro das circunstâncias e configurações especificadas, pode afetar custos futuros e oferecer economia de custos. As circunstâncias variarão. A Intel não garante nenhum custo ou redução de custo.

Intel, o logotipo da Intel e outras marcas da Intel são marcas comerciais da Intel Corporation ou de suas subsidiárias.

Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.

© Intel Corporation

Informações de produto e desempenho

1Nenhum sistema computacional pode ser absolutamente seguro. Consulte o fabricante ou revendedor do seu sistema, ou saiba mais em intel.com.