A tecnologia da educação promove habilidades para o futuro

Educadores e administradores estão se adaptando a um mundo no qual os alunos aprendem em diversos ambientes e de maneiras diferentes. Novas ferramentas e técnicas criam ambientes de aprendizagem imersivos que promovem as mentalidades e as habilidades que os alunos precisam para os empregos da quarta revolução industrial.1 2 3

Desenvolvendo habilidades para a inovação

A tecnologia de educação (EdTech) é uma poderosa ferramenta para conectar alunos às oportunidades de aprendizagem. Na Intel, enxergamos o potencial em usar tecnologia na sala de aula para ajudar os alunos a aprenderem as habilidades necessárias para o mercado de trabalho da quarta revolução industrial.

A infraestrutura Intel® Skills for Innovation (Intel® SFI) prevê um mundo no qual os alunos aprendem as habilidades necessárias para atravessar o mutável cenário da quarta revolução industrial. Aqui eles têm o poder de serem inovadores enquanto se preparam, imaginam e criam os empregos do futuro.

Com o intuito de ajudar a concretizar essa visão, a Intel trabalhará com líderes educacionais em todo o mundo. Ajudaremos a garantir que professores e alunos tenham acesso às tecnologias e ferramentas de que necessitam para enfrentar os desafios de um mundo em transformação:

  • Capacitar os estudantes a se tornarem os inovadores do futuro: os educadores podem integrar tecnologia em seus programas e planos de aula para desenvolver as habilidades do futuro e ajudar os estudantes a desenvolver habilidades cognitivas, técnicas e socioemocionais. As ferramentas tecnológicas adequadas permitem aos estudantes praticar atividades de desenvolvimento de habilidades a qualquer hora e em qualquer lugar. Essas ferramentas ajudam os alunos a analisar, avaliar e criar as informações usando à medida que aprendem, desenvolver habilidades avançadas e se prepararem para os trabalhos do futuro.
  • Permitir que os educadores integrem tecnologia, desenvolvimento de habilidades e pensamentos de nível mais elevado nos ensinamentos: a infraestrutura Intel® Skills for Innovation (Intel® SFI) ajuda os educadores a integrar a tecnologia, adotando novas maneiras de ensino em qualquer local e adaptando a tecnologia instrucional para atender às necessidades futuras. Ferramentas tecnológicas confiáveis e de alto desempenho dão aos educadores paz de espírito, para que possam se concentrar em seus alunos em vez de se preocupar com a tecnologia.
  • Estabelecer ambientes de aprendizagem para o futuro do trabalho: os modelos de adoção e integração da tecnologia ajudam a criar espaços físicos e virtuais que capacitam os alunos a atingir o potencial máximo, dominar habilidades prontas para o futuro e estar prontos para a quarta revolução industrial.

Preparando-se para o futuro do trabalho

A Intel apoia os educadores a liderar a transformação da educação. Oferecemos ferramentas tecnológicas, guias de aula e melhores práticas para impulsionar o engajamento dos alunos e o desenvolvimento de habilidades de forma eficaz, segura e gerenciável.

Como escolher os dispositivos certos

As escolas que incorporam tecnologia na sala de aula enfrentam desafios espantosos, especialmente agora que "a sala de aula" inclui as casas dos alunos. Selecionar os computadores certos para a educação pode ajudar professores e alunos a alcançar seus objetivos.

Como explorar os dispositivos

Aprendizagem remota

Educadores, responsáveis e estudantes enfrentam transformações extraordinárias à medida que se adaptam ao ensino e aprendizagem à distância. O Intel Education Group fez uma parceria com os principais educadores dos EUA para criar guias de aprendizagem à distância para apoiar esta transição.

Prepare-se para aprendizagem remota

Tecnologias para escolas

A tecnologia está mudando o momento e o local onde os educadores ensinam e como eles personalizam o aprendizado. Com a tecnologia adequada, desde dispositivos para alunos e professores até soluções baseadas em nuvem, os educadores podem criar ambientes que tornam o aprendizado relevante para a vida dos alunos.

Saiba mais sobre tecnologia da educação

Enriquecendo vidas

Na Intel, estamos expandindo as oportunidades para os estudantes por meio da tecnologia, inclusão e disponibilidade digital. Por exemplo, o programa Intel® AI for Youth permite que os alunos aprendam enquanto criam seus próprios projetos de impacto social.

Leia sobre o nosso compromisso

Recursos para educadores

Educação do Pré-Escolar ao Ensino Médio

Crie experiencias de aprendizado com um currículo habilitado para tecnologia e com ferramentas e recursos de ensino gratuitos.

Explorar agora

Programas de ensino superior

Capacite a próxima geração e ajude-a a se preparar para a Educação universitária e além.

Veja como

Intel® FPGA Academic Program

Comece a usar as Intel® FPGAs com kits de desenvolvimento, tutoriais, exercícios de laboratório, projetos de amostra e seminários elaborados especificamente para professores, estudantes, pesquisadores e desenvolvedores.

Saiba mais

Acesse Intel® AI Academy

Habilidades para inovação em um mercado de trabalho em evolução

Estamos vivendo a quarta revolução industrial. Com isso, surge um mundo onde a transformação é a única constante. McKinsey prevê que, até 2030, até 30% das horas trabalhadas atualmente ao redor do mundo poderão ser automatizadas.4 O trabalho remoto tem crescido em popularidade, criando a demanda por novos tipos de habilidades.

Nossos sistemas educacionais estão encarregados de preparar os jovens para um mercado de trabalho com uma demanda quase universal por habilidades tecnológicas. Uma maior ênfase na criatividade e na capacidade de raciocínio de nível elevado estimula a inovação e diferencia o ser humano das máquinas.

O futuro vai exigir uma série de habilidades que incluem: 5

  • Pensamento analítico e inovador
  • Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado
  • Criatividade, originalidade e capacidade de iniciativa
  • Concepção e programação de tecnologia
  • Pensamento crítico e analítico
  • Resolução de problemas complexos
  • Liderança e influência social
  • Inteligência emocional
  • Capacidade de raciocínio, solução de problemas e idealização
  • Análise e avaliação de sistemas

Usar a tecnologia para acessar e consumir conteúdo dentro e fora da sala de aula não é mais suficiente. Os estudantes precisarão de dispositivos, ferramentas e treinamento para compreender, analisar, resolver problemas e, por fim, criar soluções nunca antes imaginadas. Como líder global em tecnologia e inovação, a Intel está comprometida em trabalhar com os responsáveis pelas decisões e líderes educacionais em todo o mundo para enfrentar esses desafios.

Na Imprensa


Explore as notícias mais recentes sobre a Intel e educação.

Informações de produto e desempenho

1

As tecnologias Intel® podem exigir hardware compatível, software ou ativação de serviço.

2

Nenhum produto ou componente pode ser totalmente seguro.

3

Os seus custos e resultados podem variar.

4James Manyika, Susan Lund, Michael Chui, et al., “Jobs lost, jobs gained: What the future of work will mean for jobs, skills, and wages,” McKinsey Global Institute, 28 de november de 2017, https://www.mckinsey.com/featured-insights/future-of-work/jobs-lost-jobs-gained-what-the-future-of-work-will-mean-for-jobs-skills-and-wages.
5Relatório “Futuro do Trabalho” de 2018, Fórum Econômico Mundial (2018), www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2018.pdf.