Perguntas frequentes sobre BIOS e firmware

BIOS e firmware


1. O que é UEFI?

UEFI é a abreviação de Unified Extensible Firmware Interface. A UEFI substitui o BIOS do sistema legado e é flexível, rápida e eficiente, além de não impor quaisquer restrições ao tamanho dos drivers. A arquitetura do firmware de pré-inicialização da UEFI pode ser de 32 bits, 64 bits ou IA64. Não existe compatibilidade binária. O CSM (Compatibility Support Module) é utilizado para inicializar os sistemas operacionais herdados e operar com as Option ROMs herdadas.

O Driver de mídia e gráficos embarcados Intel® (Intel® EMGD) para processador Intel® Atom™ série E6xx e chipset US15W do Intel® System Controller Hub oferece suporte ao driver GOP (Graphics Output Protocol) EFI, que é incorporado ao firmware de pré-inicialização do sistema UEFI. O driver GOP do EFI tem suporte para o recurso de inicialização rápida.


2. O BIOS de Vídeo (vBIOS) significa o mesmo que o driver GOP (Graphics Output Protocol)?

Não. O driver GOP (também conhecido como driver de vídeo EFI em algumas documentações do Intel EMGD) substitui o BIOS do vídeo herdado e permite o uso do firmware de pré-inicialização da UEFI sem o CSM (Compatibility Support Module). O driver GOP do Intel EMGD pode ser do tipo Fast Boot (inicialização rápida) (otimizado por velocidade e específico da plataforma) ou genérico (independe da plataforma, para plataformas seletivas).

A seguir, uma comparação resumida entre o GOP e o BIOS de vídeo:

  • GOP: sem limite de 64 Kbyte. Modo protegido de 32 bits. Não há necessidade de CSM. Velocidade otimizada (inicialização rápida).
  • BIOS do vídeo: Limite de 64 Kbyte (chipset US15W do Intel® System Controller Hub) e limite de 127 Kbyte (processador Intel Atom série E6xx). Execução de 16 bits. O CSM é necessário com o firmware do sistema UEFI. Desempenho inferior ao CSM GOP. O vBIOS funciona com as arquiteturas de 32 e 64 bits.


3. O VBIOS e o driver GOP podem coexistir em uma plataforma?

Não.
 

4. De que modo a Option ROM do VBIOS é vinculada ao Adaptador de Vídeo no firmware de pré-inicialização EFI?

A Option ROM do VBIOS é vinculada ao ID do dispositivo VGA do fornecedor de PCI (geralmente, o Barramento 0, Dispositivo 2, Função 0). Essa informação é embarcada no Firmware de pré-inicialização EFI durante a compilação ou combinada à imagem no host através do utilitário de combinação do fornecedor do firmware.
 

5. Qual VBIOS é ativado quando existe no sistema uma board gráfica externa, como a Matrox*, e gráficos internos, como o LVDS (Low-Voltage Differential Signalling)?

A resposta depende da configuração do firmware de pré-inicialização da EFI, se disponível. Se a opção "PCI as primary" estiver disponível e habilitada, então a opção ROM do VBIOS na board Matrox estará ativada. Se a opção "PCI as primary" não estiver habilitada, o vBIOS do Intel EMGD estará ativado. Convém observar que só pode existir uma única instância do vBIOS na plataforma.
 

6. Quais são os cenários de uso do VBIOS sob o Windows* XP?

O Windows XP usa o VBIOS através da INT 10h para exibir a tela inicial e todas as mensagens, até que o driver de gráficos esteja carregado. Observe que, durante o processo de inicialização do SO, o SO grava diretamente no buffer de quadros, ignorando o vBIOS para fins de exibição. Após o carregamento do driver de gráficos, o SO transfere o controle para o vBIOS durante o modo DOS de tela inteira e durante a “tela azul” para exibir a informação da coleção.
 

7. O Intel EMGD v1.18 para Windows Embedded* Compact 7 oferece suporte ao kit de desenvolvimento do carregador de inicialização Intel® Boot Loader Development Kit (Intel® BLDK)?

Sim, mas é suportado no processador Intel® Atom™ plataforma baseada em série E6xx.
 

8. Por que o CED gera 127K VBIOS em vez de 64K VBIOS para processador Intel Atom séries E6xx?

O Intel EMGD v1.16 (e posteriores) VBIOS suporta 127K VBIOS para plataforma baseada em processador Intel Atom E6xx e 64K VBIOS para séries de chipsets US15W do Intel System Controller Hub. Do Intel EMGD v1.16 em diante, o 64K VBIOS para série de processadores Intel Atom E6xx não está mais disponível devido à restrição do tamanho do arquivo, visto que novos recursos foram adicionadas ao VBIOS, o que aumentou o tamanho do arquivo para mais de 64K. Se precisar de um 64K VBIOS, considere usar o pacote Intel EMGD v1.10 vBIOS para Windows* XP e Linux* OS ou o pacote Intel EMGD v1.14 vBIOS para os SOs Windows 7, Windows Embedded Standard 7 e Windows Embedded Compact 7.

 
 

2.