Computação do usuário final: o status quo finalmente deixou de existir

Ajudando a força de trabalho remota a permanecer produtiva

Ao proporcionar à força de trabalho as capacidades técnicas necessárias para serem produtivos enquanto trabalham remotamente, muitas organizações já mostraram que é possível que seus negócios permaneçam resilientes.

No passado, empresas do setor de serviços financeiros (FSI) já foram muito conservadoras sobre permitir que seus funcionários trabalhassem remotamente. No entanto, a COVID-19 forçou organizações a repensar completamente a situação, uma vez que os funcionários tiveram que fazer a transição repentina para o trabalho remoto a fim de interromper a disseminação do vírus. O único desafio principal dessa transformação do local de trabalho para CIOs é como garantir segurança e conformidade enquanto também fornece uma experiência positiva aos funcionários, para que os trabalhadores possam continuar produtivos enquanto trabalham em casa.

"Ao dar à força de trabalho as capacidades técnicas necessárias para serem produtivas o trabalhar remotamente, muitas organizações já mostraram que é possível para seus negócios permanecerem resilientes", conta Bruno Domingues, arquiteto chefe de soluções do Setor de Serviços Financeiros da Intel. Por exemplo, o CEO da Deutsche Bank* recentemente sugeriu que o trabalho remoto poderia ajudar a empresa a reduzir os custos no futuro após 60% de sua força de trabalho ter sido capaz de trabalhar em casa com excelentes resultados durante o isolamento.1

Um dos principais elementos dessa transição na computação para usuários finais é o Desktop como um serviço (DaaS), uma evolução da Infraestrutura de Desktop Virtual (VDI), no qual sistemas virtuais são hospedados em uma central de dados. O DaaS utiliza a VDI como uma plataforma, e agora é baseado em tecnologias de nuvem como a IaaS, permitindo que empresas ofereçam um desktop virtualizado aos funcionários sem a necessidade de uma infraestrutura dedicada geralmente associada à VDI. A capacidade de armazenamento de dados e segurança oferecidas pela nuvem proporciona resiliência em caso de um desastre, permitindo acesso a dados e aplicativos vitais a partir de qualquer dispositivo. Há benefícios para ambos. Uma abordagem híbrida fornece aos funcionários a capacidade de trabalhar offline, e também de ter a melhor experiência possível em qualquer conexão de rede, com baixa latência necessária para ferramentas de colaboração, tais como videoconferência.

Um dos principais desafios de trabalhar em um ambiente virtual é como o armazenamento pode acompanhar os períodos de pico de uso. É nesse ponto que a tecnologia Intel® Optane™ pode ajudar, uma vez que foi projetada para reduzir gargalos e latência de dados para obter um desempenho confiável e ágil. "Para empresas que buscam adotar a VDI, a Intel pode fornecer uma solução de ponta a ponta", informa Domingues. "Nós trabalhamos estreitamente com grandes parceiros, como a Citrix*, VMware* e Microsoft".

Há uma série de tendências chave relacionadas ao DaaS, incluindo a migração para o Windows 10*. Com o encerramento, pela Microsoft, do suporte ao Windows 7* no início deste ano, as empresas estão sendo obrigadas a atualizar para o Windows 10. Adotando uma abordagem perene para a TI, o Windows 10 apresenta grandes atualizações de recursos lançados periodicamente, indicando que o fardo de validar as aplicações com cada atualização recai sobre o cliente. Contêineres de aplicações e camadas permitem que os elementos de cada aplicação sejam movidos juntos como um pacote, não importa em qual sistema operacional estejam sendo executados. Esse tipo de tecnologia pode ajudar instituições financeiras a lidar com a validação de aplicações que acompanha um sistema operacional perene como o Windows 10.

"O DaaS oferece uma série de benefícios, incluindo uso flexível, tempo de implantação rápido e disponibilidade entre todos os locais geográficos, além de ser hospedado na nuvem", comenta Domingues. "Isso significa que ele depende de conectividade com a internet e largura de banda suficiente.

Muitas empresas de FSI estão utilizando Infraestruturas como um Serviço (IaaS) híbridas. A principal vantagem da IaaS é permitir que empresas otimizem recursos e implementem as regulamentação e conformidades enquanto mantêm dados sensíveis no local. Adotar esse tipo de abordagem flexível permite que empresas de FSI sejam mais resilientes.

O gerenciamento de dispositivos modernos também é importante. Gerentes de TI estão trabalhando para garantir a integração do espaço de trabalho, onde funcionários têm uma experiência consistente em todos os dispositivos. Garantir uma experiência perfeita do usuário remoto para a força de trabalho é um grande desafio para departamentos de TI.

Para dar suporte ao crescente número de aplicações e ferramentas colaborativas utilizadas por empresas de FSI, a VDI e o DaaS podem muito bem ser a resposta. Essa abordagem pode ajudar empresas a serem mais ágeis e resilientes, além de ajudar também com a compatibilidade de aplicações. No entanto, essa abordagem pode não ser adequada para todas as empresas por uma série de motivos, a experiência para usuários finais não é tão boa quanto o uso de uma máquina física, o TCO pode não ser mais baixo, enquanto o desempenho e a experiência efetivos dependem do uso de clientes ricos. Em muitos casos, uma abordagem híbrida é mais econômica para atender a necessidades comerciais e requisitos técnicos.

Quando se trata de computação do usuário final, o status quo está oficialmente morto. Empresas de FSI não podem mais confiar no modo antigo de fazer as coisas. Este ano, a mudança repentina para o trabalho remoto demonstrou que instituições financeiras podem permanecer resilientes garantindo uma boa experiência dos funcionários para a força de trabalho remota. Isso pode ser aproveitado por empresas de FSI, oferecendo opções de trabalho mais flexíveis para funcionários no futuro. Além disso, a capacidade de oferecer suporte a uma força de trabalho remota segura e produtiva significa que elas não estão mais limitadas pela geografia quando se trata de recrutar novos talentos.

Informações de produto e desempenho

1CEO do Deutsche Bank: o trabalho remoto pode ajudar a empresa a reduzir custos: https://uk.news.yahoo.com/deutsche-bank-ceo-remote-could-120142014.html