Os bancos podem competir melhor e mais rápido com soluções em tempo real alimentadas pelas tecnologias Intel®.
Nos últimos anos, o setor de serviços financeiros teve que se transformar para acompanhar as crescentes expectativas dos clientes, regulamentos cada vez mais complexos e ameaças de cibersegurança sofisticadas. Essas dinâmicas criaram uma oportunidade propícia para recursos em “tempo real”, o que permitiu que os computadores pudessem prever resultados futuros ao usar conjuntos de dados históricos. Esses recursos aumentam a eficiência e permitem novas experiências de cliente. Com recursos em tempo real, os bancos podem criar novos fluxos de receita e otimizar processos relacionados à segurança e conformidade. Isso pode ajudar a criar uma vantagem competitiva e manter a satisfação do cliente.
A plataforma de software e hardware da Intel, construída em processadores escaláveis Intel® Xeon® da 3ª geração, ajuda a acelerar os recursos em tempo real. Ao oferecer suporte a arquiteturas heterogêneas, juntamente com aceleradores de hardware e parceiros de software, os produtos da Intel são otimizados para ajudar os bancos a se transformar.
Experiências personalizadas aumentam as taxas de conversão para um banco europeu
Os clientes de serviços financeiros de hoje esperam experiências personalizadas e consistentes nos pontos de contato. O desafio para os bancos é identificar e entregar a experiência certa para o cliente certo, em tempo real, com base em tudo o que se sabe sobre o cliente. Os mecanismos de recomendação são uma técnica que as instituições financeiras usam para criar ofertas personalizadas. Por exemplo, um mecanismo de recomendação pode adaptar uma oferta de empréstimo a um indivíduo específico com base na pontuação de crédito e nas taxas de juros.
O BNP Paribas Bank Polska, um banco polonês que atende clientes de varejo e corporativos, procurou impulsionar a adoção de produtos com ofertas personalizadas em tempo real.1
Infelizmente, o sistema legado do banco, uma infraestrutura orientada a lotes, baseada em gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e tecnologias de depósito de dados (data warehouse), exigia até dois dias para criar uma oferta personalizada.
O BNP Paribas recorreu à Hazelcast, parceira da Intel, desenvolvedora de uma plataforma de aplicações inteligentes em tempo real com tecnologia Intel®. Com a plataforma Hazelcast, os sistemas do banco conseguiram processar um maior volume de dados e combiná-los com os dados existentes dos clientes para criar ofertas personalizadas. É importante ressaltar que a Hazelcast integrou facilmente a infraestrutura de TI do banco. O resultado? O BNP Paribas agora é capaz de processar os dados de eventos dos clientes em menos de 120 milissegundos.1 Nessa velocidade, o banco agora pode fornecer ofertas personalizadas em tempo real que aumentaram as origens de empréstimos em 400 por cento.1
Maior provedor de sistema de pagamento reduz transações fraudulentas em 30 vezes
Os bancos são responsáveis por garantir que as transações estejam em conformidade com as leis e regulamentos. Isso significa que os bancos devem ter a tecnologia instalada para executar verificações instantâneas de roubo de identidade, lavagem de dinheiro e fraude de pagamento. O PayPal, o maior provedor de sistemas de pagamentos do mundo, enfrenta desafios constantes com fraudes. A empresa perde mais de um bilhão de dólares por ano, embora sua taxa de fraude esteja abaixo da média do setor.2
Para enfrentar seus desafios, o PayPal decidiu criar um sistema que pudesse identificar padrões de fraude emergentes em tempo real. A empresa identificou seu banco de dados legado como uma barreira para reduzir a latência do sistema — não conseguia processar quantidades crescentes de dados com rapidez suficiente. O PayPal recorreu à Aerospike, parceira da Intel, e à sua plataforma de dados em tempo real. A arquitetura subjacente da Aerospike usa memória persistente Intel® Optane(TM) (PMem) para aumentar o desempenho. O resultado? O PayPal experimentou uma redução de 30 vezes no número de transações fraudulentas perdidas ao melhorar a adesão ao acordo de nível de serviço (SLA) para 99,95%, acima dos 98,5%.2
Banco de alto nível acessa a Análise de nuvem para impulsionar os negócios
As instituições financeiras estão empenhadas em manter as contas de seus clientes seguras. Isso significa proteger o dinheiro e as informações dos clientes. E então um banco usa uma solução baseada em nuvem, tudo on-line, o que pode introduzir vulnerabilidades adicionais.
Um banco de primeira linha planejava usar uma plataforma de análise de dados baseada em nuvem para atingir suas metas de transformação digital.3 Mas, para usar as ferramentas de análise de nuvem, o banco precisava conceder a seu provedor de nuvem acesso a dados não criptografados, incluindo dados críticos de negócios e clientes. Do ponto de vista regulatório, isso não era aceitável. No entanto, sem conceder ao seu provedor de nuvem acesso aos dados não criptografados, a empresa não conseguiu usar as ferramentas de análise de nuvem.
O banco procurou a eperi, um parceiro da Intel e líder no setor de segurança de TI. O Gateway da eperi, combinado com a tecnologia Intel — especificamente os enclaves Intel Software Guard Extensions (Intel SGX) — ajudou a garantir que os dados do cliente pudessem ser movidos para a nuvem com segurança e permanecer criptografados enquanto o banco aplicava análises de nuvem. Graças à Intel e seu parceiro eperi, o banco permaneceu em conformidade e pode acessar ferramentas de análise de nuvem para conduzir seus negócios.
Serviços bancários em tempo real com tecnologia Intel®
A tecnologia Intel é a base para soluções bancárias em tempo real. Os processadores escaláveis Intel Xeon da 3ª Geração oferecem uma arquitetura balanceada com aceleração de inteligência artificial (IA) integrada e recursos avançados de segurança. Esses processadores também apresentam um conjunto de aceleradores, que são ferramentas que podem ajudar a implementar produtos bancários inovadores e em tempo real. O conjunto inclui:
- Intel Advanced Vector Extensions 512 (Intel AVX-512):
Aumenta o desempenho e a taxa de transferência para as tarefas computacionais mais exigentes. Por exemplo, o Intel AVX-512 acelera os cálculos do portfólio de preços de derivativos e ajustes de valor X (XVAs) para modelagem de risco do mercado financeiro. O Intel AVX-512 oferece desempenho em Monte Carlo até 1,70 vezes maior em processadores escaláveis Intel Xeon da 3ª Geração em comparação com a geração anterior de processadores escaláveis Intel Xeon.4 - Instruções de Rede Neural Vetorial (VNNI):
Amplia o Intel AVX-512 para acelerar a inferência de IA/aprendizado profundo (DL). As aplicações incluem detecção de anomalias usada para identificar transações fraudulentas. - Intel Deep Learning Boost (Intel DL Boost):
Um acelerador integrado que oferece flexibilidade para executar cargas de trabalho complexas de IA no mesmo hardware que as cargas de trabalho existentes. O Intel DL Boost é usado para combater fraudes, automatizar experiências por meio de mecanismos de recomendação e gerenciar riscos. - Intel Software Guard Extensions (Intel SGX):
Ajuda a proteger os dados em uso por meio de tecnologia exclusiva de isolamento de aplicações. O Intel SGX permite análise multipartidária, computação confidencial e aprendizado de máquina (ML) que preserva a privacidade.
Os bancos também podem se beneficiar de uma variedade de outros investimentos e programas da Intel. Por exemplo, a otimização Intel para TensorFlow é uma tecnologia ML de código aberto amplamente utilizada. O TensorFlow agora tem como padrão as otimizações de IA da biblioteca de rede neural profunda (Deep Neural Network Library) oneAPI da Intel (oneDNN). Além disso, o Intel Optimization for PyTorch estende o PyTorch para proporcionar um aumento adicional de desempenho no hardware da Intel. A Intel também oferece suporte para o Analytics Zoo, uma plataforma de IA de big data de código aberto.
Além disso, os bancos podem aproveitar o Intel Optane PMem para executar análises em tempo real mais rapidamente usando camadas de memória. Ou seja, eles podem usar DRAM como camada para dados mais acessados (hot data) e Intel Optane PMem como camada para capacidade. Com essa abordagem, os bancos ganham a capacidade de processar quantidades substanciais de dados mais rapidamente.5 Com memória persistente, os bancos ganham as vantagens de outra tecnologia Intel:
- Intel Optane PMem:
A Intel Optane PMem é uma tecnologia de memória revolucionária que ajuda os bancos a obter os benefícios da análise em tempo real. Ela preenche a lacuna entre DRAM e armazenamento em bloco, fornecendo uma combinação única de maior capacidade acessível e suporte para persistência de dados.
A Intel também oferece vantagens de desempenho para software comercial e de código aberto, incluindo software da DataRobot, SAS e SAP. A Intel trabalhou com a SAP para melhorar os recursos de dados e análises do SAP Business Warehouse na plataforma SAP HANA, usando processadores escaláveis Intel Xeon da 3ª Geração e Intel Optane PMem.6
Além disso, os provedores de serviços em nuvem (CSPs) colaboram com a Intel para otimizar as ofertas aos clientes em relação a experiências inteligentes e conectividade de alta velocidade.7 Por fim, o programa Intel AI Builders oferece soluções de parceiros otimizadas e prontas para o mercado para empresas de serviços financeiros que implantam soluções de IA.
A Intel e seus parceiros estão produzindo
À medida que o setor bancário se transforma para acompanhar as crescentes expectativas dos clientes, regulamentações complexas e ameaças à segurança cibernética, os bancos precisam de soluções otimizadas em tempo real. A Intel e seus parceiros estão produzindo. Entre em contato com seu representante de vendas da Intel ou encontre uma solução de parceiro da Intel no Intel Solutions Marketplace.