Como configurar PCs duplos para streaming

Dois computadores podem ser melhores do que um, especialmente quando se trata de streaming de jogos.1

Um PC para jogos moderno deve ser suficiente para transmitir sua experiência de jogo para a Internet, mas um segundo computador pode ajudar a criar uma experiência de streaming mais estável. Você pode até redefinir a finalidade do hardware antigo para conseguir isso, supondo que ele atenda às especificações mínimas para a plataforma de streaming de sua escolha.

Configurar um PC dedicado para streaming para trabalhar junto com sua plataforma de jogos pode demorar um pouco. Mas para jogadores que desejam o mín. - máx. da experiência de streaming, dois PCs podem ser uma ótima opção.

O que você precisa para fazer streaming com dois PCs

Não há uma maneira exata de configurar sua solução de streaming ideal. Por isso, vamos analisar uma variedade de configurações de hardware aqui. Dependendo de suas necessidades específicas de streaming e hardware, o processo de configuração pode parecer um pouco diferente, embora os fundamentos devam ser aproximadamente os mesmos.

1. Hardware

Se você decidir adaptar uma máquina mais antiga ou comprar uma totalmente nova para o trabalho, certifique-se de ter um mouse, teclado e monitor para ambos.

Uma boa regra é pensar em um dos PCs como seu computador para jogos e o outro como sua máquina para streaming. Para seu PC principal para jogos, você vai querer ter pelo menos as especificações mínimas de CPU e GPU para jogar os jogos que deseja. Ao selecionar seu PC para streaming, lembre-se de que sua CPU faz a maior parte do trabalho de codificação de vídeo para seu streaming.

Se você está pensando em comprar uma máquina somente para lidar com a codificação de vídeo para transmitir, a Intel fez uma parceria com alguns fabricantes para oferecer PCs de transmissão pessoal otimizados para transmissão imediata.

2. Software

Depois de montar seu hardware, incluindo seu PC para jogos e PC para streaming, você precisará começar a arredondar o software, incluindo o software de streaming. Para os iniciantes, o Open Broadcaster Software (OBS)* é fácil de navegar e está equipado com o que você precisa para ajudar a facilitar a configuração para transmissão em dois computadores.

As mini plataformas Intel são prontas para uso e fornecidas com o OBS* (SLOBS) pré-carregado da Streamlabs, oferecendo uma interface amigável e com efeitos de vídeo, como alertas pop-up. Tanto o OBS* quanto o SLOBS* são gratuitos para instalar em sua máquina preferida e suportam configurações de streaming duplo com cartões de captura. Se preferir pagar por algo um pouco mais robusto, o XSplit* é popular entre streamers profissionais por causa de recursos adicionais, como visualizações de cenas e uploads simplificados.

3. Acessórios

Depois de configurar seus dois PCs, é hora de começar a compilar os acessórios. Não há uma maneira certa ou errada de incluir acessórios em sua configuração de transmissão de PC duplo. Pode ser tão simples quanto jogar com uma sobreposição de voz ou tão complexo quanto usar um mixer para conectar seu microfone a ambos os PCs, assim como uma complexa configuração de tela verde. Como existem muitas opções disponíveis aqui, pense na lista abaixo como um local para começar e personalize para atender às suas necessidades.

Placa de captura

As placas de captura têm as portas de entrada e saída de que você precisa para transmitir vídeos em tempo real da plataforma de jogos para sua máquina para streaming. Você pode escolher entre um cartão de captura interno ou externo, como o Elgato* HD60 S, conectado via USB e HDMI. As placas de captura internas podem ajudar a economizar portas externas se você tiver espaço disponível dentro do computador, enquanto as placas de captura externas são úteis por conta de sua portabilidade e fácil configuração. Dispositivos de captura externos também podem ser usados para captação e transmissão de gravação de jogos de consoles.

Usuários mais experientes podem considerar o emparelhamento de computadores via Ethernet usando o NDI* da NewTek, embora a configuração para o NDI* possa ser complicada. Focaremos principalmente em configurações de streaming mais tradicionais aqui.

Fones de ouvido

Se você deseja apenas áudio no jogo, basta conectar seus fones de ouvido diretamente no PC para jogos. Se você quiser ouvir a saída de áudio de sua transmissão, existem algumas etapas adicionais.

Depois que o cartão de captura estiver pronto para uso, conecte os fones de ouvido na máquina para streaming. Em seguida, em um conjunto de streaming como OBS*, selecione o áudio do cabo USB que vem do cartão de captura conectado ao PC para jogos. Você saberá que ele funciona quando puder ouvir seu jogo.

Alguns streamers preferem usar um divisor de cabo de 3,5 mm para obter este mesmo efeito.

Microfone

Se você não tiver um fone de ouvido com microfone embutido, vai querer um microfone de mesa como o Blue Yeti* conectado à sua máquina para streaming para que seu público possa ouvi-lo. Se você não tiver espaço para um microfone de mesa, experimente um microfone conectado como o AntLion* ModMic, que é conectado a um par de fones de ouvido com ímãs.

Se você planeja usar o bate-papo simultâneo dentro do jogo, precisará de um mixer separado com pelo menos dois canais: um para o PC para jogos e outro para o PC para streaming, para que o microfone esteja disponível para ambas as máquinas. Essa configuração é a mesma para fones de ouvido com microfones embutidos.

Webcam

Uma webcam pode ajudar a dar um toque mais pessoal à sua transmissão. Conecte-a ao seu PC para streaming e verifique se o áudio está silenciado no seu conjunto de streaming, porque você não quer que ele capte o som que deveria estar vindo pelo microfone. Depois estiver funcionando, você vai pensar no cenário. Ele pode ser qualquer coisa: desde a disposição de seus itens favoritos até uma tela verde.

Se você usar uma tela verde, terá opções como mostrar a filmagem de sua transmissão atrás de você, mas isso aumenta um pouco a complexidade do processo de configuração. Começar com um plano de fundo simples é perfeitamente bom, pois você sempre pode aumentar a complexidade da sua transmissão depois.

Configurar streaming de PC duplo

Você precisará fazer download do software de streaming para sua máquina antes de conseguir fazer a transmissão ao vivo. (Se você estiver em um PC para streaming pessoal suportado pela Intel, você pode ir para a próxima seção.)

Como mencionado, alguns dos programas que você vai querer dar uma olhada incluem Open Broadcast Software* (OBS), SLOBS e XSplit*. Uma vez instalada, certifique-se de que a placa de captura esteja conectada ou instalada na máquina para streaming antes de prosseguir para conectar os dois PCs.

Conectar os dois PCs

A conexão de seus dois computadores deve levar apenas um minuto, embora seja importante conectar tudo na ordem certa.

    1. Se você estiver usando uma placa externa como a Elgato* HD60 S, conecte um cabo HDMI do seu PC para jogos na conexão "in" da sua placa de captura. Em seguida, conecte via USB o cartão de captura ao seu PC para streaming.

    2. Se você estiver usando uma placa de captura interna, instale-a em seu PC para streaming seguindo as instruções fornecidas pelo fabricante. Em seguida, conecte a placa gráfica via HDMI do seu computador para jogos à porta HDMI identificada como "in" na placa de captura instalada na máquina para streaming.

Assim que todos os cabos estiverem conectados, vá até seu computador para jogos. Na área de trabalho do Windows, clique com o botão direito do mouse em "Display settings" (Configurações de vídeo). A partir daqui, certifique-se de que o cabo HDMI conectado entre seu PC para jogos e o cartão de captura da sua máquina para streaming (geralmente indicado pelo nome do fabricante) é uma exibição duplicada do seu monitor primário de jogos. Se for uma placa externa, verifique se os drivers apropriados estão instalados.

Conectar as duas máquinas dessa forma garante que quaisquer limitações potenciais da placa de captura não interfiram nos recursos do seu monitor para jogos, especialmente se ele funcionar com uma resolução ou taxa de atualização mais alta. Antes de ir para a sua máquina para streaming, deixe o computador para jogos em funcionando com algo em movimento, como um menu de vídeo ou de jogos animados. Ao conectar as duas máquinas, o movimento ajudará você a determinar se o vídeo está sincronizado.

Agora, acesse sua máquina para streaming. Se você estiver usando um aplicativo como OBS* ou SLOBS, adicione o cartão de captura como uma fonte de vídeo para que ele apareça na tela. Você terá uma pré-visualização do seu jogo no aplicativo de transmissão. (Se você não vir a pré-visualização do jogo imediatamente, certifique-se de que a fonte de vídeo não esteja oculta atrás de outra janela.) Verifique se algum movimento ou animação está visível na janela de visualização. Certifique-se de que qualquer som que esteja sendo reproduzido em seu PC para jogos também seja captado pelo conjunto de streaming em sua máquina para streaming. Em um aplicativo como OBS*, os níveis de som estão disponíveis para cada fonte no painel Mixer.

Se você conseguir configurar as duas máquinas, inicie o processo de configuração do streaming com o serviço de sua preferência. Consulte Como fazer streaming na Intel para obter mais instruções.

Dois podem ser melhores do que um

Embora você possa transmitir e jogar em um PC moderno, uma configuração de streaming duplo permite uma melhor distribuição da carga de trabalho, liberando um sistema para executar o jogo e o outro responsável pela codificação do vídeo para streaming. É uma ótima maneira de ter ainda mais controle sobre sua experiência de streaming e potencialmente melhorar a qualidade de sua transmissão.

Informações de produto e desempenho

1*Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.