Como tornar-se um jogador profissional em 10 passos

Desde seu começo humilde em 2007, o torneio Intel® Extreme Masters (IEM) cresceu da esquina de uma exposição de tecnologia alemã para um evento global hospedado em estádios com milhões 1de fãs assistindo. Os esportes eletrônicos em geral seguiram uma trajetória semelhante. Os jogadores profissionais de hoje competem em todo o mundo por grandes prêmios e renome em eventos de esporte eletrônico como o campeonato DOTA 2 e as grandes finais do Intel® Extreme Masters. A Blizzard*, enquanto isso, construiu uma arena dedicada em Los Angeles para sediar e transmitir eventos da Overwatch League. Algumas universidades oferecem bolsas de estudo para esportes eletrônicos.

Quem gosta de jogos provavelmente já se perguntou como se tornar um jogador profissional. Quer você esteja querendo participar de competição individualmente ou em equipe, há um plano para iniciar uma carreira de jogos.

10 passos para se tornar um jogador profissional

Encontre sua motivação

Como em qualquer coisa na vida, é importante praticar os esportes eletrônicos pelos motivos certos. O amor pela competição, a satisfação de crescer como jogador e o senso de contribuir para uma equipe e comunidade são razões válidas para jogar.

A longo prazo, motivações positivas são o que mantém os jogadores envolvidos. Jogadores motivados por dinheiro, fama e sucesso rápido, por outro lado, provavelmente se esgotarão antes de se tornarem profissionais. Amar o jogo fará muita diferença durante a prática diária, à medida que você gradualmente adquire as habilidades para se tornar profissional.

Escolha seu jogo

O próximo passo é encontrar seu jogo. Existem duas escolas de pensamento aqui: escolher um jogo que está chegando agora ou seguir com um jogo bem estabelecido.

O valor de escolher um jogo estabelecido como esporte eletrônico é que a infraestrutura e os recursos já existem para oferecer suporte a jogos profissionais. Títulos de longa data de esportes eletrônicos, como League of Legends, Dota 2 e CounterStrike: Global Offensive (GS:GO) possuem grandes bases de jogadores dedicados e, por extensão, torneios patrocinados com prêmios lucrativos. A desvantagem é que são ambientes mais difíceis para os iniciantes.

Quando um jogo é mais recente, os jogadores têm a oportunidade de ajudar a escavar o jogo e avançar a meta, que tende a ser mais volátil e acomodar diferentes estilos de jogo desde o início. Jogadores fundadores de jogos como o Rocket League 2 e o PlayerUnknown's Battlegrounds, 3, por exemplo, se viram impulsionados para o centro do palco dos eSports. Dito isso, há também o risco de que a cena competitiva de um jogo não consiga prosperar; nesse momento, talvez você precise escolher um novo jogo.

Nosso conselho é experimentar alguns e ficar com o que você realmente ama. Você vai jogar muito.

Participe da comunidade

Por mais que os jogos profissionais sejam sobre talentos individuais, também é sobre a cultura em torno do jogo. Antes de investir muito tempo aprendendo os detalhes de um jogo específico, passe algum tempo observando fóruns e outros lugares onde os jogadores se reúnem. A experiência fornecerá uma melhor indicação do caminho a seguir e você poderá avaliar se a jornada do jogador profissional está alinhada com seus objetivos e motivações pessoais.

Mergulhar na cena de um jogo é essencial para avançar em sua carreira, portanto, aproveite a companhia de outros jogadores. Por um lado, os pontos mais delicados da meta de um jogo são exibidos em quadros de mensagens, fóruns e canais do YouTube. Os jogadores precisam interagir entre si para acompanhar a meta em evolução e também interagir com ela – contribuindo de volta para a cena à qual pertencem.

Além disso, a comunidade é uma poderosa motivação por ficar investido em um jogo por um longo tempo.

Aumente a velocidade

Certifique-se de que você está jogando com o equipamento correto, começando com um bom mouse de jogos e teclado mecânico. Existem muitas opções quando se trata de periféricos – variando em tamanho, formato e sensibilidade – mas é melhor escolher a que funciona melhor para você. Para ter algumas idéias, ouça o que os profissionais de esportes eletrônicos têm a dizer sobre os periféricos de jogos que usam..

Quaisquer que sejam os periféricos que você escolher, é uma boa prática usar o mesmo mouse e o mesmo teclado a cada partida, a cada jogo. Simplesmente olhe para os profissionais hoje. O equipamento que eles usam na casa de jogos é o mesmo equipamento que eles usarão para competir no palco. O desenvolvimento da familiaridade com os periféricos facilita a transição para um ambiente de competição, onde nervos e pressão entram em jogo.

A consistência também é um fator quando se trata de hardware. Os organizadores de eventos profissionais de jogos são conscientes da seleção de componentes do sistema que não prejudicam a jogabilidade com atrasos ou taxas de quadros irregulares. O desempenho do seu PC laptop para jogos 2 deve seguir o exemplo. Para saber mais sobre como melhorar sua experiência de jogo, consulte nossos guias sobre o que procurar em um processador, monitor de jogos e espaço de armazenamento.

Pratique

Com serviços de mediação no jogo e serviços premium de terceiros como o ESEA, é fácil encontrar pessoas com quem jogar. Mas, se você quiser ganhar, precisará praticar.

Primeiro, domine a mecânica do jogo. Concentre-se em aprender habilidades específicas do jogo até que elas se gravem em sua memória muscular. Seja pela última vez em um MOBA, visando com precisão em um FPS, ou maximizando ações por minuto em um RTS, essas habilidades nunca perdem sua importância. Os jogadores profissionais praticam a mecânica incansavelmente para se manterem afiados e fazer pequenas melhorias, mas os jogadores que estão começando devem melhorar drasticamente com a prática.

Enquanto você aprimora suas habilidades, comece a pesquisar a estratégia abrangente do jogo. Um bom esporte eletrônico tem muitas camadas de estratégia, variando da estratégia situacional - como o papel de um jungler à espreita entre as pistas - até a meta da primeira camada. Entender o seu papel em uma determinada situação é um bom ponto de partida, pois a meta usada pelos profissionais – como a quase incontrolável estratégia GOATS que dominava a primeira temporada da Overwatch League – pode ser muito complicada para os iniciantes coordenarem.

Ainda assim, há muito a ganhar assistindo os melhores jogadores. Os vídeos e as transmissões ao vivo são ótimos recursos para aprender bons hábitos no jogo e fornecem um ponto de referência sobre como você deve jogar.

Mais tarde, à medida que você estiver melhorando, revisar replays de suas próprias partidas permitirá que você analise seu estilo de jogo e aprenda com seus erros. Todos os melhores jogadores fazem isso.

Suba a escada do sucesso

Se você quer se tornar um profissional, é preciso um forte desejo de vencer em todas as fases da competição. Isso significa liderar o placar em grupos de busca, avançar nas parcerias e ser o último time em torneios.

Familiarize-se com a hierarquia dos níveis de competição, pois cada esporte eletrônico possui seu próprio sistema para atrair novos jogadores. No CS:GO, por exemplo, um jogador normalmente progride de jogos públicos para o encontro com outros parceiros, e depois para ligas e torneios. Haverá diferentes trajetórias para diferentes esportes eletrônicos.

Subir de nível permite que os jogadores jovens façam um nome para si mesmos. Isso pode ajudá-los a encontrar um lugar em um time amador (ou em uma sub-comunidade para jogos individuais), que por sua vez pode ser um trampolim para uma organização profissional de jogos.

Encontre uma equipe

Depois que construir uma reputação de competidor sério, encontre uma equipe. Jogar ao lado de outras pessoas - especialmente aquelas que são melhores que você ou que têm habilidades diferentes - é uma das experiências mais valiosas que um jogador pode ter.

Se você é realmente bom, uma equipe provavelmente o encontrará. Caso contrário, você pode experimentar equipes. O site Teamfind, por exemplo, possui fóruns e ferramentas para que equipes e jogadores se comuniquem. Servidores de Discord, subreddits e grupos de Steam também servem como campo importante de recrutamento para equipes amadores.

Aprender a jogar bem com outros é necessário para jogos em equipe, como o CS:GO e o Dota 2. Então encontre um papel que você goste e um grupo de jogadores com quem você se diverte. Mas, mesmo para jogos individuais como o Hearthstone ou o StarCraft 2, é importante se conectar com uma sub-comunidade com as mesmas preferências.

Compita e seja notado

Tornar-se bom no jogo é apenas metade da batalha. A outra metade é fazer conexões que o ajudarão a subir a escada competitiva. Depois de encontrar sua base em áreas mais competitivos, inicie a criação de redes de contatos. Alavanque sua posição como um adversário de qualidade para se conectar com melhores jogadores.

Construir relacionamentos com melhores jogadores pode levar a coisas maiores, como convites para canais privados do Discord, onde você terá a chance de jogar em scrims exclusivos e se envolver com jogadores de elite. Em ambientes como esses, os jogadores tendem a ser notados pelas organizações profissionais.

Fique equilibrado

Uma vez que o desgaste mental paira nos esportes eletrônicos, os profissionais precisam aprender a equilibrar seu alimentação e prática e atividades longe da tela. De acordo com jogadores profissionais que entrevistamos, uma abordagem holística da prática - incluindo nutrição adequada, exercícios e uma vida social ativa - melhora o foco mental e evita o esgotamento. Manter um estilo de vida saudável permitirá que você permaneça motivado por tempo suficiente para desenvolver as habilidades que atrairão organizações profissionais.

Viva como um profissional

Tornar-se um jogador profissional exige anos de trabalho e prática, mas há mais do que trabalhar constantemente. Para evoluir como jogador, é importante adotar uma abordagem abrangente do treinamento - que inclua o desenvolvimento de habilidades sociais, a expansão de seu conhecimento do jogo, a descoberta de fontes positivas de motivação e a manutenção de um estilo de vida saudável.

Alinhe-se com esses princípios e você verá melhorias dentro e fora do jogo.4 5

Informações de produto e desempenho

2 O Teamy Weamy, fundado 6 dias após o lançamento do Rocket League, foi adquirido e se tornou o FlipSid3 Tactics, o primeiro grande time do Rocket League, vencendo vários campeonatos RLCS, realizados em Newark, Nova Jersey. https://liquipedia.net/rocketleague/Teamy_Weamy,https://liquipedia.net/rocketleague/FlipSid3_Tactics
3 A tabela de eventos do primeiro torneio PUBG LAN*, mostra uma boa mistura de profissionais e recém-chegados.https://pubg.gamepedia.com/Gamescom_Invitational_2017#Register_for_event
4 Intel, o logotipo Intel e Core são marcas comerciais da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos EUA e/ou em outros países.
5

*Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.