Como tornar-se um jogador profissional – 8 dicas de profissionais

Os games percorreram um longo caminho desde os tempos de Pong, Duck Hunt e Pac-Man, quando competir significava ter a pontuação máxima no fliperama local. A expressão esportes eletrônicos, ou eSports, descreve as competições de games organizadas (com prêmios em dinheiro) que estão ganhando rápida popularidade à medida que mais gamers tornam-se competidores profissionais ardorosos.

Agora os jogadores profissionais estão competindo em todo o mundo – alguns tentando ganhar milhões – em eventos como o circuito da Major League Gaming (MLG), o campeonato International Dota 2 e o Intel® Extreme Masters.

A MLG construiu arenas dedicadas em todo o país para abrigar e transmitir os eventos de games profissionais e possui observadores e comunidades para encontrar os melhores jogadores que ainda não estão sendo explorados.

Os games são um negócio sério.

Então, se você deseja ser um gamer profissional, fazer dos games uma carreira, de que você precisa? Muita dedicação, segundo o gamer profissional Ryan “Big Apple Pie” Gresty.

“O esporte consome grande parte da sua vida mas, quando você está em uma situação de um contra um e sabe qual jogada fazer, você percebe que toda a prática valeu a pena," disse Gresty. Ele acrescentou que muitos gamers – ou pelo menos ele próprio e os gamers que conhece – sofrem de "falta de sono."

Rumay “Hafu” Wang começou a participar de competições de games com apenas 14 anos. Agora com 23 anos, ela evoluiu em sua carreira – de competições em equipe, viajando pelo mundo com o Fanatic, para tornar-se uma streamer em tempo integral no Twitch.

“Streaming é muito mais tranquilo,” disse ela acrescentando que joga até 12 horas por dia no conforto da sua casa. “Você pode trabalhar no seu próprio ritmo, ouvir sua própria música e ser seu próprio patrão."

Se você quer participar de competições em equipe ou streaming, as dicas a seguir podem ajudá-lo a começar.

Oito Passos Simples para você se Tornar um Gamer Profissional

É fácil de entender. Jogar para viver não é só diversão e games. São necessários tempo, habilidade e determinação para vencer nos atuais circuitos de competição. Se está disposto a enfrentar o desafio, aqui está o que precisa fazer.

Escolha seu game. Com um serviço como Xbox Live é possível praticar e competir dia e noite ao lado de jogadores experientes ou contra eles. Não tem nada a ver com encontrar aleatoriamente pessoas com quem jogar. Você tem que descobrir um game em que você é bom e tornar-se excepcional nele.

Quando encontrar esse game, construa sua reputação como jogador individual e de equipe.

Mantenha a motivação Vitória e dinheiro são excelentes fatores de motivação para jogadores profissionais, assim como a família e a paixão. O gamer profissional Marcus “ShoNuff2025” Davis vem praticando o mais novo game do Call of Duty, Advanced Warfare.

Quando perguntado por que queria tornar-se profissional, Davis respondeu: "Em primeiro lugar quero ser o melhor para que meu pai não pense que estou pedindo todos esses games e atualizações de PC à toa. Depois, quero me divertir fazendo o que já adoro fazer."

Pratique. Estude as melhores táticas, assista a inúmeros jogos e aprenda a perder. Mesmo quando perde, você está praticando e a prática realmente leva à perfeição. Tyler “Teepee” Polchow, que fez parte da equipe compLexity (hoje Evil Geniuses), vencedor do Campeonato Mundial de Call of Duty 2014.

Vencer o campeonato foi o auge da minha carreira de gamer profissional," disse Polchow. Para chegar lá, Polchow praticou com sua equipe mais de oito horas por dia, fez streaming ao vivo dos games e criou outro conteúdo.

“Estávamos enfrentando o melhor e tínhamos que provar que éramos melhores ainda. A grande final contra a Equipe EnvyUs foi um rápido 3 a 0 arrasador para nós e foi nos últimos minutos que garantimos a vitória," acrescentou.

"Um cheque de US$ 100.000 e o prestígio de ser campeão mundial é o que todos os gamers profissionais procuram e transformar isso em realidade foi um dos sentimentos mais gratificantes e tranquilizadores."

Saiba mais sobre a rotina de jogos diária do Pro Gamers ›

Aumente a velocidade Você precisa de um equipamento que lhe permita testar suas habilidades contra seus concorrentes. Seria bom ter o PC mais "irado", mas o mais importante é escolher um que tenha o desempenho certo para seu estilo de vida.

Você pode ter um notebook para games fino e leve para levar com você quando for encontrar seus colegas de equipe ou para ter certeza de que a prática não diminui quando você viaja.

Um desktop altamente personalizável ajudará a garantir que você tenha o hardware mais atualizado para seus jogos em constante evolução. Se tiver um Xbox ou PlayStation, você já poderá competir.

Saiba sobre o Esport Pros em seus principais periféricos de jogos ›

Faça parte da comunidade. Da mesma maneira que são uma questão de talento individual, os games profissionais também têm a ver com a comunidade e com fazer parte de uma equipe. Antes de começar, aprenda as regras para fazer parte de uma determinada comunidade de games.

Encontre uma equipe. Depois que construir uma reputação de competidor sério, encontre uma equipe. Se você for realmente bom, provavelmente a equipe vai encontrar você. Caso contrário, tente conseguir uma equipe. A MLG possui espaços dedicados para a comunicação com outras equipes e jogadores. Existem também comunidades em que você pode patrocinar sua própria equipe.

Participe de torneios. Quando ficar suficientemente bom para competir individualmente ou em equipe, comece a participar de torneios. Teste suas habilidades no maior número possível de torneios online e locais. Os torneios acontecem o ano inteiro e, portanto, você sempre terá onde competir. A notícia ruim é que não importa quantos torneios você vença, seu status de gamer profissional só se solidifica realmente quando você vence no nível de circuito profissional. Vitórias em eventos ao vivo proporcionam não só respeito, como também dinheiro. Ser um gamer profissional é um trabalho legítimo.

Consiga um patrocínio. Os gamers profissionais de hoje beneficiam-se de patrocinadores que fornecem os equipamentos necessários para competirem. Se você quer ganhar a vida como jogador profissional, encontre uma maneira de ser patrocinado.

“Games não são mais apenas um hobby, são uma carreira e um estilo de vida para algumas pessoas," disse Gretsy. “A dedicação e o tempo empregados nos jogos são mais do que um trabalho convencional com hora extra."

A vida de um jogador profissional: o estilo de vida equilibrado de um jogador

Descubra a vida de um jogador profissional. Saiba como os jogadores de eSports equilibram jogos competitivos e vida saudável.

Saiba mais

Principais periféricos para jogos de acordo com os profissionais de eSports

Descubra quais periféricos para jogos (teclados, mouses e fones de ouvido mecânicos) os jogadores de eSports profissionais usam e por quê.

Saiba mais

Vá até a essência dos games

Receba recomendações de profissionais internacionais de games e de peritos em tecnologia de games da Intel. Tudo que está relacionado a seus games pode fica muito melhor.

Continuar lendo

Intel nos eSports

Saiba mais sobre como a tecnologia Intel® está impulsionando o mundo dos games profissionais.

Veja mais