Tecnologia de telemedicina com inteligência artificial e IoT

Uma nova geração de soluções em telessaúde redefinirá os cuidados remotos por meio das tecnologias de inteligência artificial e IoT.

Visão geral de telemedicina:

  • A tecnologia de telemedicina está transformando a prestação de cuidados de saúde por meio de dispositivos conectados, análise baseada em IA, monitoramento remoto do paciente e robótica.

  • Os benefícios dos sistemas de telemedicina incluem acesso melhorado aos cuidados, alta qualidade de prestação e eficiência clínica.

  • A Intel fornece tecnologia escalável de telemedicina por meio de um ecossistema diversificado de fabricantes e fornecedores de software.

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O mundo mudou com a pandemia da covid-19, e a assistência médica mudou junto. Para evitar uma maior disseminação do vírus, os provedores foram desafiados a encontrar uma nova maneira de ver e tratar seus pacientes.

A telessaúde aprimorou a capacidade de cuidado dos provedores de saúde para um volume maior de pacientes, sem a necessidade de estar presente fisicamente. E agora que ela mostrou seu valor, chegou para ficar. Enquanto muitos provedores foram introduzidos à telessaúde por meio de simples videoconferências, a próxima geração de tecnologia de telemedicina terá muito mais para oferecer. Os médicos usarão processamento de linguagem natural para fazer anotações automaticamente durante uma visita. Os especialistas farão avaliações à distância durante procedimentos de emergência. E os pacientes de qualquer lugar serão beneficiados por um alto nível de cuidados de saúde, independentemente de onde estejam.

Benefícios da telemedicina

A telemedicina está possibilitando um novo padrão de atendimento ao manter os pacientes melhor conectados aos seus prestadores, melhorando o acesso a médicos e especialistas, e permitindo que pacientes e provedores evitem ambientes de alto risco.

Acesso aprimorado a cuidados

A telemedicina oferece maior alcance para comunidades rurais e carentes, tornando mais conveniente para marcar e manter compromissos. As pessoas com mobilidade limitada ou aquelas que não podem dirigir podem obter o cuidado de que precisam com mais facilidade. Os centros de saúde rurais podem conectar sob demanda pacientes a especialistas, como neurologistas.

Alta qualidade de cuidados

A tecnologia de telemedicina permite monitoramento frequente de pacientes e coleta de dados frequentes. Isso pode incentivar melhores práticas de autocuidado e basear diagnósticos. Os sistemas de telemedicina que integram inteligência artificial podem analisar automaticamente os dados dos pacientes e ajudar os provedores a responder rapidamente a novas informações.

Eficiência clínica

Ao usar tecnologia de telemedicina, os provedores podem atender a mais pacientes. As salas de exame não precisam ser limpas entre as consultas. As visitas médicas podem ser mais curtas e as clínicas podem ser menores. O acesso a cuidados emergenciais via telemedicina podem reduzir as visitas em departamentos de emergência. A integração com registros eletrônicos de saúde (EHRs) permite que provedores comparem rapidamente os resultados dos testes, analisem o histórico do paciente e façam avaliações completas sem precisar ficar procurando nos registros em papel. Os custos de viagem sob demanda para especialistas de saúde e pacientes também podem ser reduzidos.

Ambiente seguro para pacientes e provedores

A telemedicina e a telessaúde promovem um ambiente mais saudável para todos. Pacientes doentes com gripe ou resfriados podem falar com seus médicos sem trazer germes para o consultório. Pacientes imunocomprometidos podem realizar check-ups de rotina sem ter que ir ao consultório. Os provedores estão mais bem protegidos contra doenças infecciosas ao mesmo tempo em que fornecem orientação e monitoram o progresso do paciente.

Segurança e privacidade de telemedicina

Antes de poderem desbloquear todos os benefícios da tecnologia de telemedicina, os provedores devem garantir que tenham uma plataforma segura para compartilhar informações pessoais de saúde (PHI). A segurança dos dados é o mais importante em ambientes de saúde, onde a HIPAA e outros regulamentos de privacidade exigem que os PHI confidenciais sejam protegidos. As organizações de saúde são um alvo importante para os cibercriminosos porque suas redes contêm muitos dados valiosos.

Isso exige uma abordagem de ponta a ponta que inclua fortes características de segurança de rede e gerenciamento de direitos de acesso controlado. Tecnologias de proteção de dados como a criptografia podem ajudar a proteger as informações dos pacientes que são transmitidas através de dispositivos de telemedicina IoT e outros terminais. Uma estratégia de telessaúde compatível com HIPAA pode envolver a manutenção de dados em um servidor de borda, bem como o seu envio para a nuvem.

IoT e IA em telemedicina

Na era da Internet das Coisas (IoT), a conectividade ultrarrápida significa que uma gama diversificada de dispositivos e equipamentos médicos pode ser conectada a um servidor ou à nuvem. Como resultado, a tecnologia de telemedicina pode fazer uso de dados em tempo real para permitir uma saúde remota de maior qualidade. Os pacientes podem usar artigos de uso e outros dispositivos médicos em casa para verificar sua pressão arterial, temperatura e frequência cardíaca e transmitir resultados para análise por seu médico. Os fornecedores podem inserir notas de pacientes, escrever prescrições e adicionar outros dados que os farmacêuticos e especialistas podem acessar prontamente em seus próprios locais.

Os dispositivos vestíveis (wearables) integrados rastreiam os sinais vitais dos pacientes ao longo do dia e transmitem dados para a nuvem para uma avaliação fácil e contínua, tanto pelos próprios pacientes quanto pelos prestadores de cuidados. Este nível de monitoramento pode ajudar os pacientes com condições crônicas a administrar melhor sua própria saúde e pode até mesmo ajudar a evitar atendimento urgente e visitas aos departamentos de emergência. Quando os pacientes não se sentem bem ou têm dúvidas, eles podem marcar uma consulta de telemedicina; um provedor pode acessar as informações em andamento para orientá-los.

Os quiosques de autoatendimento em diversos locais (em um ambiente clínico, em uma farmácia ou em um local público) oferecem outra forma de conexão dos pacientes com os provedores. Os quiosques também podem permitir que os pacientes marquem consultas e paguem contas.

As equipes de emergência podem usar dispositivos de telemedicina para obter informações de EEG, EKG e afins e enviá-las ao pessoal do hospital enquanto estão a caminho. Os especialistas podem aconselhar sobre o tratamento imediato e o pessoal pode se preparar melhor para a chegada do paciente. A capacidade de responder imediatamente a emergências pode salvar vidas, particularmente em caso de ataque cardíaco ou derrame.

A IA também está levando novas funcionalidades à telemedicina. Por exemplo, a IA pode fornecer alertas que facilitam o exame da história de um paciente durante uma visita de telemedicina, ajustando dinamicamente as perguntas com base nas respostas.1 Os algoritmos de IA também podem ajudar no diagnóstico, especialmente para condições como o melanoma.1 Outras ferramentas baseadas em IA podem oferecer lembretes personalizados para medicamentos e recomendar verificações de condição de rotina baseadas em dados de monitoramento pessoal.1

A tecnologia de telemedicina permite o engajamento e monitoramento frequente dos pacientes com a coleta regular de dados. Os provedores podem reagir rapidamente a novas informações e incentivar o autocuidado do paciente.

Monitoramento e Consulta Remota de Pacientes

Hoje em dia, os pacientes podem enviar aos seus prestadores dados biométricos através de dispositivos vestíveis (wearables) ou de monitoramento remoto, tais como pulsímetros ou braçadeiras de pressão sanguínea. Os provedores podem acessar as informações do paciente através de um painel de controle ou sistema de apoio à decisão clínica que compila os dados e lhes permite ver o estado do paciente em tempo quase real. A telemedicina e outras formas de monitoramento da telessaúde podem ajudar os pacientes e seus provedores a trabalharem juntos para administrar condições crônicas de saúde, tais como doenças cardiovasculares, diabetes e asma. Os provedores também podem monitorar os pacientes em casa após uma estadia hospitalar ou ao se recuperar de um ferimento.

A próxima geração de recursos de IA tornará possível integrar ainda mais dados de saúde a esses sistemas, ajudando a detectar padrões que apontam para problemas potenciais. Por exemplo, os sistemas podem ajudar a rastrear a pressão arterial diária e os níveis de glicose. Medir a temperatura de um paciente regularmente enquanto ele se recupera em casa após a cirurgia permite aos médicos agirem rapidamente em caso de infecção. Todas essas funcionalidades são especialmente benéficas para os pacientes que vivem em ambientes rurais, onde as visitas de acompanhamento presencial exigiriam deslocamentos significativos.

Robôs de telessaúde

A robótica nos cuidados de saúde pode auxiliar no monitoramento remoto de pacientes e permitir que especialistas consultem sobre casos em hospitais rurais. Por exemplo, robôs de telessaúde autônomos podem navegar para pacientes em salas de exames ou hospitais, permitindo que os clínicos interajam com pacientes de longe. Um paciente em tratamento agudo pode se comunicar com uma enfermeira de seu leito enquanto a enfermeira atende a outros pacientes e tarefas. Alguns robôs podem seguir os médicos à medida que fazem as visitas, compartilhando transmissões ao vivo com especialistas remotos, que podem contribuir com uma consulta na tela. Nos hospitais rurais, médicos e especialistas podem consultar à distância. Em outros casos, os médicos cobrem o turno noturno dos hospitais rurais de diferentes fusos horários. A maioria dos robôs autônomos de telessaúde mantém o controle de suas próprias baterias e voltam às estações de carga quando necessário, permitindo que os trabalhadores da saúde se concentrem em outras tarefas.

Outros robôs permitem que os cirurgiões auxiliem nas operações remotamente, vendo a mesma visão que o cirurgião que realiza o procedimento.

Tecnologias Intel® para telemedicina

Para implantar uma arquitetura de telemedicina bem sucedida, os provedores e sistemas de saúde devem ter um plano para atender a cada uma das seguintes considerações:

  • Adoção de políticas robustas de segurança e privacidade, incluindo aquelas que atendam à conformidade HIPAA
  • Integração com software EHR
  • Implementação de uma infraestrutura de TI flexível e segura, incluindo recursos de rede resilientes
  • Interoperabilidade entre dispositivos e soluções de software
  • Interfaces simples para pacientes e fornecedores, incluindo um portal de atendimento ao cliente de fácil utilização
  • Soluções de validação clínica, planejamento e fluxo de trabalho

A Intel trabalha com um ecossistema diversificado de fabricantes de hardware e fornecedores de software para dar suporte aos sistemas de telemedicina que atendem a esses requisitos. Desde os dispositivos vestíveis (wearable) conectados aos servidores de ponta na clínica, as tecnologias Intel® estão ajudando a desenvolver uma arquitetura escalável em todo o ecossistema de tecnologia médica.

Histórias de sucesso de telemedicina e telessaúde

Uma solução de telessaúde com tecnologia Intel® é a Medical Informatics Corp. Plataforma Sickbay (MIC). Esta plataforma de software liberada pela FDA coleta dados dos pacientes em equipamentos e fornecedores de UTI para permitir o monitoramento remoto dos pacientes. Como resultado, os sistemas de saúde podem ser capazes de expandir rapidamente a capacidade da UTI enquanto ajudam a reduzir a exposição a patógenos. Além disso, os provedores podem acessar dados abrangentes dos pacientes a partir de qualquer PC, tablet ou telefone para monitorar até 100 pacientes em todas as instalações. O Hospital Houston Methodist expandiu seu uso da plataforma da Enfermaria para preparar UTIs como parte da resposta do hospital à covid-19.

Outra solução parceira da InTouch Health usa a tecnologia Intel® para fornecer uma plataforma de nuvem global para atendimento virtual. A plataforma suporta uma gama de dispositivos e serviços gerenciados que tornam o cuidado virtual fácil e escalável.

O futuro da tecnologia de telemedicina

Durante a pandemia da covid-19, a tecnologia de telemedicina se tornou uma defesa crítica contra o vírus. Mas também provou sua capacidade de melhorar a prestação de cuidados em geral. A telemedicina conecta especialistas remotos para assistência de emergência, permite aos profissionais de saúde evitar a exposição a patógenos e proporciona continuidade no atendimento a pacientes com doenças crônicas. Provedores, administradores de saúde e pacientes perceberam a conveniência, nível de qualidade e inovação que a tecnologia de telemedicina pode trazer para a forma como a saúde é entregue.

A telemedicina permite que as equipes de saúde simplifiquem os check-ups de rotina e o monitoramento contínuo dos pacientes e dediquem mais atenção presencial onde ela é mais necessária. Conforme a tecnologia da telemedicina evolui, os avanços na IA e na computação de ponta permitirão um maior uso da análise em tempo real para fazer diagnósticos, responder rapidamente a emergências e compartilhar informações. Trabalhando ao lado dos desenvolvedores de hardware e software dentro do ecossistema de saúde, a Intel apóia a tecnologia de telemedicina que será dimensionada para atender a uma gama mais ampla de necessidades de saúde.

Perguntas frequentes

A tecnologia de telemedicina integra comunicações, equipamentos médicos e outros dispositivos finais para distribuir serviços de saúde remotamente. As últimas tecnologias de IA, IoT e de ponta estão possibilitando a realização de análises de dados de saúde à distância em tempo real, o que pode melhorar a qualidade do atendimento.

A tecnologia de telemedicina permite maior acesso ao atendimento das populações rurais e carentes, assim como para aqueles que têm condições ou circunstâncias de saúde que dificultam a viagem. Também melhora o acesso a cuidados especializados, como neurologia. Além disso, pode aumentar a qualidade do atendimento por meio do envolvimento frequente e da capacidade de acessar recursos e dados de saúde mais prontamente do que durante as visitas ao escritório.