Casos de uso e aplicações de Inteligência Artificial (IA)

Veja como as empresas estão investindo em IA para automatizar processos, personalizar experiências de clientes e funcionários e transformar seus setores.

Principais lições

  • As tecnologias de IA podem revelar novas maneiras de resolver problemas com eficiência perfeita.

  • Empresas com visão de futuro consideram como investir em IA pode efetivamente ajudar seus negócios ou clientes.

  • Os casos de uso de IA inspiram a aplicação de conceitos reais comprovados de um setor para outro, para resultados com perspectivas novas.

author-image

Por

IA em ação (AI in Action)

No âmago da tecnologia de IA está a capacidade de analisar grandes quantidades de dados, reconhecer padrões e tomar decisões em uma velocidade e escala além das capacidades humanas. Esses recursos já estão sendo usados para permitir experiências mais imersivas e personalizadas e ajudar indivíduos e empresas em todo o mundo a desbloquear novos níveis de criatividade, descoberta e eficiência.

Experiências dos clientes

Os chatbots com tecnologia de IA estão ajudando os clientes de todos os setores a obter respostas mais rapidamente e resolver problemas com mais facilidade. Os sistemas de visão computacional estão sendo usados para permitir saídas sem atritos e sem toque, otimizar layouts de lojas com base em padrões de tráfego de clientes observados e permitir recursos de condução aumentados por IA. Nas áreas financeira e bancária, a IA está sendo usada para criar planos de investimento personalizados, enquanto os mecanismos de recomendação em pesquisas on-line e em serviços de streaming estão ajudando os indivíduos a encontrar mais rapidamente produtos e conteúdo adaptados às suas preferências.

Criatividade

A IA generativa (GenAI) está sendo usada por indivíduos e profissionais para criar conteúdo novo e exclusivo, como música, arte e escrita. As equipes de marketing estão usando percepções orientadas por dados para desenvolver anúncios personalizados e oportunos e campanhas de e-mail para impulsionar a fidelidade do cliente. A análise baseada em IA dos dados de vendas e produção está ajudando as empresas a gerar ideias para novos projetos de produtos com base em produtos existentes e preferências dos clientes. Laboratórios e pesquisadores estão usando IA para acelerar descobertas que melhoram a saúde, solucionam problemas humanitários globais e promovem a inovação tecnológica.

Eficiência técnica

Os desenvolvedores estão dando vida a novas soluções e experiências mais rapidamente, usando PCs com tecnologia de IA e estratégias habilitadas por IA para agilizar e otimizar o desenvolvimento e a implantação de aplicativos. As equipes de TI podem usar soluções de segurança assistidas por IA para identificar proativamente os riscos de segurança cibernética ou para operações de IA (AIOps) para identificar e resolver ou alertar a equipe sobre problemas de PC e rede, para limitar interrupções de negócios.

Os fabricantes estão usando IA para automatizar processos e verificações de qualidade, melhorando a taxa de transferência, diminuindo resíduos e ajudando a melhorar a segurança dos funcionários.

Casos de uso de IA do setor

Ao aproveitar os recursos orientados por dados de IA, as empresas estão transformando seus setores para oferecer resultados mais eficientes e revelar novas oportunidades de negócios:

  • IA no setor automotivo: a IA está ajudando os veículos sem motorista a se tornarem realidade, personalizando experiências de motorista, melhorando o gerenciamento de frota e simplificando a fabricação de automóveis.
  • IA no setor bancário: a IA está sendo usada para otimizar a experiência do cliente, atender aos requisitos de conformidade e gerenciamento de dados e proteger contra ameaças cibernéticas.
  • IA em segurança cibernética: as tecnologias de segurança assistidas por IA estão ajudando as empresas a combater proativamente as ameaças cibernéticas em evolução e proteger suas operações, inovações e dados.
  • IA na educação: os assistentes virtuais com tecnologia de IA podem ajudar na criação de planos de aula personalizados, fornecer suporte orientado para alunos e automatizar tarefas administrativas para professores.
  • IA em energia: a IA está sendo usada para tornar as redes elétricas de utilitários mais inteligentes, eficientes e estáveis, combinando a carga e o fornecimento do sistema em tempo quase real, melhorando a resiliência da rede, prevendo interrupções, e despachando equipes de reparo e monitorando possíveis riscos ambientais e manutenção preditiva.
  • IA em serviços financeiros: os chatbots de IA estão personalizando as interações com os clientes, enquanto, no back-end, a IA está ajudando a detectar e evitar fraudes, automatizar a avaliação de risco e facilitar a negociação de ações algorítmica.
  • IA no governo: a análise e automação de dados de IA estão ajudando a aprimorar os serviços públicos e as operações governamentais e aprimorando a tomada de decisões.
  • IA na saúde: a análise preditiva e a medicina personalizada com tecnologia de IA estão ajudando a melhorar o atendimento ao paciente e ajudando médicos e patologistas a oferecer diagnósticos mais eficientes com precisão potencialmente maior.
  • IA na produção: a IA está impulsionando a automação de processos, a otimização da cadeia de suprimento e a tomada de decisão orientada por dados para otimizar a produtividade, qualidade e eficiência de fabricação.
  • IA no varejo: a IA está ajudando a personalizar experiências de compra, gerenciar inventário e logística da cadeia de suprimento com eficiência e analisar os comportamentos dos clientes para ajudar a prever tendências e informar iniciativas de marketing.
  • IA em telecomunicações: a IA está ajudando a otimizar as operações de rede, prever e evitar interrupções de serviço e permitir melhores interações com os clientes com chatbots personalizados.
  • IA para sustentabilidade: empresas de ponta estão aplicando IA para ajudar a reduzir seu impacto ambiental, acelerar mudanças positivas no atendimento às metas de descarbonização e identificar oportunidades para maior eficiência e crescimento, ajudando a combater as mudanças climáticas.

O futuro da IA

A tecnologia de IA está evoluindo rapidamente e se tornando mais acessível para empresas e usuários finais em todo o mundo, impulsionando o surgimento de novos casos de uso de IA. Independentemente de onde as empresas estejam em seu percurso de IA atualmente, existem oportunidades para começar a incorporar IA em fluxos de trabalho de negócios e usá-la para melhorar a tomada de decisões, obter vantagem competitiva e melhorar experiências para clientes e funcionários.