Conheça os números relacionados a dispositivos

Quando estiver procurando um PC novo, você encontrará muitas palavras e expressões relacionadas a computadores que podem ser difíceis de entender. Este guia ajudará a explicar esses jargões.

Uma unidade de medida comumente usada para expressar a velocidade do processador, também chamada de velocidade do clock. 1 Gigahertz (GHz) = 1 bilhão de ciclos por segundo. Um número mais elevado utilizado para significar um processador melhor, mas os avanços da tecnologia tornaram os chips mais eficientes e adicionaram mais recursos integrados.

Núcleos e threads andam lado a lado. Os processadores multi-core são chips individuais que contêm dois ou mais processadores ou núcleos distintos. Com o recurso multi-threading, cada núcleo trabalha em duas tarefas simultaneamente, permitindo que você execute mais atividades ao mesmo tempo e gere resultados mais rapidamente.

O computador utiliza a memória de acesso aleatório (RAM) para processar o que o usuário está fazendo, ao mesmo tempo que ele produz. Isso inclui executar multitarefa, escrever uma carta o editar uma foto. 2 GB de RAM devem ser suficientes para a maioria das suas necessidades diárias, mas sempre é possível fazer atualizações e adicionar mais RAM posteriormente.

Autonomia de bateria refere-se ao tempo que seu notebook, tablet ou Ultrabook™ pode trabalhar antes que precise ser recarregado. Essa medida pode ser expressa como miliamperes por hora (mAh). Quanto maior o número, mais tempo seu dispositivo pode trabalhar.

Esses termos são usados para descrever o espaço em disco ou em armazenamento e significam megabyte (MB), gigabyte (GB) e terabyte (TB), respectivamente. Um GB equivale a 1.000 MBs e 1 TB equivale a 1.000 GBs. Para dar uma ideia de dimensão, um filme em alta definição requer no mínimo 2 GBs e uma foto de alta qualidade, cerca de 4 a 5 MB.

Quer conhecer os dispositivos com Intel Inside®?