Intel amplia liderança em dispositivos móveis e traz alto desempenho para laptops finos e leves

Processadores Intel Core de 12ª geração para equipamentos portáteis estarão presentes em mais de 250 designs este ano, entre eles 100 novos dispositivos com selo Intel Evo.

Baixe todas as imagens (ZIP, 2 MB)

Novidades: A Intel anunciou hoje a expansão da linha de processadores Intel® Core™ de 12ª geração para dispositivos móveis e o lançamento oficial dos processadores Intel Core série P e U de 12ª geração. Projetados para oferecer desempenho incrível e produtividade superior, esses 20 novos processadores para portáteis estarão presentes na próxima geração de laptops finos e leves. Os primeiros modelos estarão disponíveis em março de 2022 e mais 250 chegarão ainda este ano sob as marcas Acer, Asus, Dell, Fujitsu, HP, Lenovo, LG, MSI, NEC, Samsung e outras.

"Após o lançamento do processador móvel mais rápido para jogos, estamos ampliando nossa família Intel Core de 12ª geração que vai oferecer um grande salto de desempenho a laptops finos e leves. Com modelos que vão desde formatos ultrafinos até os que oferecem desempenho que os entusiastas esperam em designs elegantes, estamos fornecendo a usuários finais e empresas velocidade líder e tecnologias de ponta.”

-Chris Walker, vice-presidente corporativo da Intel e gerente geral da área Mobility Client Platforms

Sobre processadores móveis Intel Core de 12ª geração: Como o restante da família de 12ª geração, os mais novos processadores móveis da Intel para designs finos e leves usam a arquitetura híbrida de desempenho da Intel, com uma combinação de núcleos de Performance (P-cores) e núcleos Efficient (E-cores). De chamadas de vídeo e navegação na Web a edição de fotos, todas as cargas de trabalho são direcionadas de forma inteligente ao núcleo certo no momento certo para realizar multitarefas com eficácia usando Intel® Thread Director no Windows 11.

Aproveitando ao máximo os benefícios de desempenho por watt do processo Intel 7, os novos processadores Intel Core de 12ª geração para portáteis de designs finos e leves oferecem:

• Arquitetura totalmente nova com até 14 núcleos (6 núcleos P e 8 núcleos E)
  • Sistema gráfico Intel® Iris® Xee integrado com até 96 EU
  • Ampla compatibilidade de memória para DDR5/LPDDR5 e e DDR4/LPDDR4.
  • Escala incrível com desempenho multithread até 70% mais rápido1.
  • Quase o dobro de desempenho de renderização 3D 2 - ideal para criadores em trânsito.
  • Produtividade superior com edição de fotos até 30% mais rápida 3.
  • Intel Wi-Fi 6E (Gig+) integrado para melhorar desempenho, capacidade de resposta e confiabilidade de conexões sem fio
  • Thunderbolt™ 4 para solução com cabo mais rápida, mais simples e mais confiável para qualquer dock, monitor ou acessório4.
  • Intel IPU 6.0 para oferecer alta qualidade de imagem e eficiência energética para videoconferência.

Sobre a Intel Evo, Terceira Edição: De acordo com a nova especificação da terceira edição, os designs de laptop que buscam o emblema Intel® Evo™ passarão pelas cargas de trabalho mais intensivas até o momento, testando condições do mundo real para garantir uma experiência de videoconferência superior, além de uma resposta excepcional, esteira instantânea, duração da bateria no mundo real e carregamento rápido. Os laptops Intel Evo com Intel Core de 12ª geração são projetados para otimizar a multitarefa – tudo isso mantendo ótima conectividade e alta qualidade de imagem e som em chamadas de videoconferência com várias pessoas.

Por meio de profundos esforços de coengenharia com 150 parceiros do ecossistema, são esperados para este ano mais de 100 modelos com selo Intel Evo e sistemas que pela primeira vez incluirão telas dobráveis e designs com Intel Core H-series de 12ª geração.

A co-engenharia e os testes do mundo real da Intel se expandem para parceiros acessórios este ano através do programa Engineered for Intel Evo. Mais monitores, docks, recursos de armazenamento Thunderbolt e fones de ouvido Bluetooth devem se juntar à poderosa linha de acessórios já presente nos programas da Poly, Anker, Kensington, Dell, HP, Belkin, Samsung, Sabrent, OWC e outros.

Ponto de Vista da Microsoft: "Os últimos dois anos tiveram um profundo impacto transformador em nossas vidas, e o PC desempenhou um papel mais importante do que nunca. Isso está impulsionando uma nova era de uso dos PCs", afirma Panos Panay, vice-presidente executivo e diretor de produtos da Microsoft. "Com o Windows 11 e os mais novos processadores Intel Core de 12ª geração para equipamentos portáteis, teremos um novo patamar de desempenho que vai elevar a produtividade e inspirar a criatividade."

Mais Contexto:12ª Geração Intel Core (Kit de Imprensa) | 12ª Geração de processadores Intel Core Media and Analyst Presentation (PDF) | Processadores móveis Intel Core de 12ª geração (Resumo do Produto) | Intel Evo: Destaques do alvo de especificação do Projeto Athena 3ª Edição (PDF)

Notas

A arquitetura híbrida de desempenho combina duas novas microarquiteturas principais, cores Performance (P-cores) e cores Efficient (E-cores) em um único processador. Alguns processadores Intel® Core™ de 12ª geração (determinados processadores Intel Core i5 de 12ª geração e inferiores) não suportam arquitetura híbrida de desempenho, apenas P-cores.

Integrado ao hardware, o Intel® Thread Director é fornecido apenas em configurações de arquitetura híbrida de desempenho dos processadores Intel® Core™ de 12ª geração; é necessária ativação do SO. Os recursos e funcionalidades disponíveis variam de acordo com o SO.

O desempenho varia de acordo com uso, configuração e outros fatores. Saiba mais em www.Intel.com/PerformanceIndex.

Os resultados de desempenho são baseados em testes realizados nas datas mostradas nas configurações e podem não refletir todas as atualizações disponíveis publicamente. Para obter detalhes, consulte a publicação da configuração.

1 Estimado com base na medição da cópia n SPECrate no Intel® Core™ i7-1280P vs. 11th Gen Intel® Core™ i7-1095G7. Testes a partir de 11 de fevereiro de 2022. Para cargas de trabalho e configurações, acesse www.Intel.com/PerformanceIndex. Os resultados podem variar.

2 Medida pelo benchmark Blender BMW. Testes a partir de 11 de fevereiro de 2022. Para cargas de trabalho e configurações, acesse www.Intel.com/PerformanceIndex. Os resultados podem variar.

3 Medida pelo PugetBench Photoshop. Testes a partir de 11 de fevereiro de 2022. Para cargas de trabalho e configurações, acesse www.Intel.com/PerformanceIndex. Os resultados podem variar.

4 Em comparação com outras tecnologias de conexão bidirecional de I/O do Cliente pc atual, como eSATA e USB. Deve ser conectado via Thunderbolt 3 ou acessório mais novo para permitir o desempenho completo. Consulte www.intel.com/PerformanceIndex (conectividade) para obter detalhes. Os resultados podem variar.