Gordon Moore: Ele ficou sozinho entre os Titãs da Tecnologia

Nunca foi o cara mais falante na sala, o co-fundador da Intel tinha um enorme respeito

• 24 de março de 2023

Por Walden Kirsch

Dos inúmeros titãs da indústria de tecnologia que o Vale do Silício possui nas últimas seis décadas, Gordon Moore ficou sozinho. Ele era "facilmente o mais amado", escreveu o biógrafo Michael Malone.

Moore era totalmente diferente de Robert Noyce e Andy Grove. Esses dois foram as personalidades maiores do que a vida com quem Moore se juntou em 1968 para criar a Intel – o que Malone, em seu livro agora clássico "A Intel Trinity", chamado "a empresa mais importante do mundo".

Mais: Gordon Moore, co-fundador da Intel, morre aos 94 anos

Pelo que se sabe, Moore não era ousado nem na sua cara como Grove. Nem era carismático e de alta energia como Noyce. A "lei" que leva seu nome não foi autoproclamada, mas popularizada por um professor da Cal Tech em meados dos anos 1970. Como uma medida de sua modéstia, Moore confessou uma vez à biógrafa Leslie Berlin que estava "envergonhado por tê-la chamado lei de Moore por um longo tempo".

Falei recentemente com três pessoas cujas vidas da Intel cruzaram significativamente com a de Moore. Esperava entender melhor o caráter do homem. O que levou Gordon Moore a alcançar tal sucesso, fama e riqueza multibilionária — quase apesar de si mesmo?

Arthur Rock: Lá no início

Gordon Moore "comandou a autoridade porque ele era tão brilhante", disse Arthur Rock, de seu escritório no Vale do Silício, quando visitei com ele em 2022. Rock, aos 95 anos, é o famoso capitalista de risco do Silicon Valley que ajudou a lançar a Intel em 1968. Além da Intel, a Rock também forneceu o importante financiamento antecipado para a Apple e dezenas de outras empresas. Mais tarde, ele atuaria como presidente da intel e assistiria Moore de perto por muitos anos.

"Quando ele disse alguma coisa, é melhor você ouvir", é como Rock lembra Moore.

O rock foi amplamente creditado com a criação do modelo de capital de risco que deu origem à explosão da indústria de tecnologia da Califórnia no final dos anos 1960 e início da década de 1970. Rock era especialmente hábil em ouvir pitches, ideias, pessoas com grandes planos.

"Todas as decisões de Gordon foram metódicos, bem pensadas", lembra Rock, que arrecadou US$ 310.000 por conta própria e arrecadou o resto do dinheiro inicial em 1968 para manter a Intel em pé.

Eu pergunto ao Rock qual foi a impressão que Moore deixou após a reunião inicial. "Nenhum que seja", diz Rock com uma risada. Isso logo mudaria. Rock chegou a entender que Moore não estava em "gritar e gritar", mas sua capacidade de analisar silenciosamente problemas e desafios foi "realmente notável". Por exemplo, quando a dolorosa decisão foi tomada em 1985 para que a Intel se retirava da perda de dinheiro do negócio de chips de memória devido à concorrência de cortes de fabricantes de chips de fabricantes de chips japoneses, Moore "analisou e chegou a uma conclusão, e foi isso", diz Rock. Sem drama.

Moore sempre foi focado e sério — e não apenas no trabalho. Rock recorda uma vez perguntando a Moore se ele poderia se juntar a ele para ir pescar em seu modesto barco na Baía de São Francisco. "Nunca recebi uma resposta", recorda Rock. Por que foi isso? Eu pergunto. "Eu não sabia pescar. Gordon não queria alguém por perto que não fosse falar sério sobre a pesca."

Dorenda Kettmann: Onde está seu emblema?

"Ele era apenas um cara muito gentil e legal", lembra Dorenda Kettmann.

Kettmann começou na Intel em 1972 como recepcionista do lobby da empresa ainda jovem e viu Moore ir e vir muitos dias. Kettmann se lembra claramente da manhã em que Moore esqueceu de mostrar seu emblema ao passar por ela no prédio. "Meu Deus, é o Gordon Moore", ela lembra-se de pensar. Mas ela o parou de qualquer maneira. Ele levantou um pequeno alvoroço? "Ah, sim, claro, aqui está", disse Kettmann, retirando sua ID da Intel.

"Ele era muito despretenstivo, não chamativo, não tentou se exibir", diz Kettmann. Ela se lembra de seu carro , uma Mercedes de dez anos, mais ou menos nesse mesmo horário. "Uau, ele pode fazer melhor do que isso", ela lembra-se de pensar. Os biógrafos de Moore confirmam. Seu veículo favorito era uma caminhonete que Moore e sua esposa, Betty, dirigiam para as montanhas, onde Moore adorava ir à caça de pedras. Por um tempo, Moore foi o indivíduo mais rico da Califórnia, e em seus anos mais recentes tornou-se um líder filantropo americano. Mas em uma entrevista para o vídeo trimestral da Intel há cerca de 15 anos, Gordon confirmou sua preferência de compra: Costco.

Mais tarde em sua carreira, quando Kettmann se mudou para a organização de RH Intel, ela estava em reuniões com Moore. "Ele parecia brilhante, e quando ele falava era importante ouvir, porque ele não falava muito como alguns outros ... Ele era muito eficaz, mas não a voz grande na sala."

A Intel tinha (e ainda tem) uma tradição de entrevistar pessoas que optam por deixar a empresa. Kettmann diz que Moore se interessou especial por essas "re-entrevistas". Ele pediu para ver as notas. "Ele adorava entender o que as pessoas pensavam... e como a empresa estava fazendo, o que funcionava bem e o que não funcionava bem."

Baixe 15 imagens (ZIP 6 MB)

Leslie Vadasz: Na sala onde aconteceu

Vire o emblema da Intel e verifique nossa ID mundial. É um número grande, certo? Les Vadasz era o número de funcionários da Intel 00000003. (Na verdade, há algum debate se Vadasz ou Andy Grove era o funcionário número 3, e eles não utilizaram todos esses zeros na época, mas você tem a ideia.) Conversei em meados de 2022 com Vadasz, que tinha 85 anos, de sua casa ao norte de São Francisco.

"Gordon faria perguntas, não ordenaria que as pessoas vão fazer coisas. Ele faria perguntas", lembra Vadasz.

Durante os 35 anos que passou na Intel, Vadasz estava frequentemente na sala onde aconteceu — onde as maiores e mais importantes decisões foram tomadas. Um engenheiro elétrico e, como Grove, um imigrante húngaro, Vadasz inicialmente encabeçava o projeto de chips na Intel e mais tarde dirigia Intel Capital, braço de investimento da empresa.

Pedi a Vadasz para me ajudar a entender o que contabilização da notável carreira de Moore.

"Há poder de posição e poder de conhecimento", diz Vadasz. "Ele não exerceu seu poder de posição. Ele exerceu, se alguma coisa, seu poder de conhecimento. As pessoas queriam falar com ele por seu conhecimento, por seu instinto, não porque ele era o presidente da empresa ou o CEO. Essa era uma capacidade única do Gordon. Foi muito eficaz."

Embora Moore não fosse um cara de finanças ou dinheiro, Vadasz diz que Moore era especialmente eficiente conversando com os investidores da Intel. Moore nunca tentou vendê-los. Ele tentou ensiná-los. Ele tentou explicar nossos negócios... Ele era muito direto com eles. Mas ele deu a eles uma explicação, que a comunidade de investimentos precisava porque eles realmente não entendiam o negócio de semicondutores."

Todos com quem conversei concordaram que a calma preternatural moore nunca perdeu a calma. Mas Vadasz se lembrou da única vez que ouviu Gordon Moore jurar. Vadasz diz que se lembra como se fosse ontem. Meia dúzia de pessoas estavam em uma reunião discutindo a tecnologia MOS. "De repente, ouvimos Gordon dizer 'm***a!' A sala inteira ficou quieta porque ninguém tinha ouvido Gordon dizer algo assim." O que tinha acontecido? Moore estava brincando com seu café na mesa da sala de reuniões. "Ele furou um buraco no copo de isopor, e o café tinha derramado em sua gravata." Isso é o que conta para o drama pessoal na vida de Gordon Moore.

O que aprendi sobre Gordon Moore

O que aprendi com minhas conversas é que Gordon Moore alcançou a grandeza da maneira mais silenciosa possível. Ele quase nunca procurou atenção ou exigiu estar no centro de tudo. Se alguma coisa, ele correu para o outro lado. Seu nome e sucesso na criação da "empresa mais importante do mundo" podem, em última análise, eclipse grandes nomes tecnológicos que ocupam as manchetes do momento atual — Musk, Zuckerberg, Jobs, Nadella, Gates, Thiel e outros.

Eu me lembro do dia em janeiro de 2015, quando eu cobri uma breve visita que Moore fez à sede da Intel em Santa Clara. Isso foi importante, e uma pequena multidão de pessoas da Intel se reuniu para cumprimentá-lo. Moore chegou sem retinue, RP ou minders. Ele parou em uma Mercedes menos brilhante, estacionou em apenas outro espaço, e entrou no prédio. Ele assistiu a algumas demonstrações de tecnologia, apertou algumas mãos, sentou-se para uma breve entrevista em vídeo e sorriu amplamente quando o então CEO da Intel se apresentou como "o cara que comanda sua empresa". Então ele voltou para o carro e foi embora. Foi isso, nenhum grande discurso, certamente nenhum esforço para queimar imagens.

O co-fundador da Intel, Gordon Moore, gerou respeito e admiração de todos os que o conheceram , apenas ganhando.

Walden Kirsch trabalha como escritor, fotógrafo e editor na Intel desde 2000.