Intel e Google Cloud otimizam desempenho para cargas de trabalho HPC

Cloud HPC Toolkit aprimorado com ferramentas Intel oneAPI fornece solução HPC turnkey, simplifica o desenvolvimento e implantação de aplicativos HPC no Google Cloud.

Novidades: Intel e Google estão trabalhando juntos para impulsionar a computação de alto desempenho (HPC) no Google Cloud com o lançamento do Cloud HPC Toolkit. Este novo recurso fornece acesso a ferramentas da Base Intel® oneAPI e HPC Toolkits para otimizar o desempenho através de Soluções Intel® Select para Simulações & Modelagem. Essas novas ferramentas melhoram os tempos de compilação, a velocidade dos resultados e oferecem aceleração de vários fornecedores no SYCL.

"O uso do Cloud HPC Toolkit com um projeto Intel Select Solutions for Simulations & Modeling traz o benefício adicional de girar automaticamente uma configuração de software de hardware que foi rigorosamente testada e otimizada para desempenho no mundo real, eliminando adivinhações."

– Ilias Katsardis, líder de solução HPC, Google

Por que isso importa: A Intel apoia um ecossistema aberto para inovação em todo o setor. Empresas e organizações de pesquisa estão ansiosas para adotar a computação em nuvem para expandir a capacidade de computação e acessar as mais recentes tecnologias para projetos grandes e complexos. Apesar do desejo de criar ambientes HPC robustos na nuvem, muitos enfrentam desafios com a superação de conceitos e ferramentas desconhecidos. Como resultado, cargas de trabalho e aplicativos exigentes demoram a ser implantadas, encontram incompatibilidades de software e mostram desempenho subpar.

O Intel Select Solutions for Simulations & Modeling também fornece acesso a ferramentas, incluindo a Biblioteca Intel® MPI e a Biblioteca de Kernel matemática Intel® oneAPI através do gerenciador de pacotes Spack, uma plataforma popular de entrega e construção de software. O culminar do trabalho entre a Intel e o Google ajuda a tornar o HPC mais perfeito e chave de fenda para os usuários desta comunidade.

As ferramentas integradas intel oneAPI suportam os padrões abertos que os desenvolvedores HPC precisam, incluindo C++, SYCL, Fortran, OpenMP, MPI e Python. Eles oferecem desempenho produtivo de arquitetura cruzada em CPUs e GPUs usando uma única base de código.

O Cloud HPC Toolkit com Soluções Intel Select foi desenvolvido usando processadores intel® Xeon® Escalable de 2ª geração. Ele permite que os usuários simplifiquem a configuração e a implantação de cargas de trabalho HPC e otimizem para o desempenho real. A colaboração contínua da Intel com o Google suporta esses projetos, fornecendo soluções mais automatizadas, fáceis de usar e compatíveis que permitem aos usuários atender rapidamente às crescentes demandas de desempenho.

Como a Intel e o Google construíram o sucesso anterior: Em agosto de 2021, a Intel anunciou uma colaboração com o Google que utilizou a imagem HPC VM do Google e a especificação Intel Select Solutions for Simulation & Modeling para automatizar a criação de clusters HPC compatíveis com solução Intel Select no Google Cloud. Antes disso, o Google trabalhou com a Intel para estender os recursos de sua imagem VM baseada no CentOS para HPC com a especificação da Plataforma Intel HPC, o que tornou as otimizações de software da Intel para processadores Intel Xeon Scalable facilmente disponíveis para aplicativos de usuários em execução no Google Cloud.

O que vem a seguir: A Intel está ampliando soluções de programação aberta em ambientes em nuvem para ajudar a impulsionar a inovação em todo o setor e a adoção de novas arquiteturas de CPU e GPU HPC à medida que elas se tornam disponíveis. À medida que a demanda por armazenamento de alto desempenho cresce no HPC, também cresce a necessidade de Armazenamento de Objetos Assíncronso Distribuído (DAOS). Como base da pilha de armazenamento de exascale Intel, o DAOS é uma loja de objetos de escala definida por software de código aberto que fornece operações de alta largura de banda, baixa latência e alta I/O por segundo de contêineres de armazenamento para aplicativos HPC. Com este anúncio, os recursos para DAOS estão agora hospedados no Cloud HPC Toolkit para uma experiência de usuário totalmente automatizada.

Mais: Intel Selecione Soluções para Simulações & Modelagem | Intel oneAPI HPC Toolkit | Biblioteca Intel MPI | Biblioteca de kernel de matemática Intel oneAPI | Blog do Google Cloud

A pequena impressão:

Avisos legais e isenções de responsabilidade

O desempenho varia de acordo com o uso, a configuração e outros fatores.

Nenhum produto ou componente pode ser totalmente seguro.

Os custos e resultados podem variar.

As tecnologias Intel podem exigir ativação de hardware, software ou de serviços.