CES: Intel amplia a liderança de desempenho com o processador móvel mais rápido do mundo

Os novos processadores móveis da Intel Core da 13ª Geração impulsionam desempenho incomparável e experiências superiores para mais de 300 designs de notebooks.

Destaques de notícias

• A Intel anuncia a família de processadores Intel® Core™ para portáteis da 13ª Geração, liderada pelo lançamento do novo flagship Intel Core i9-13980HX, o primeiro processador de 24 núcleos para um notebook e o processador móvel mais rápido do mundo. 1
  • A Intel apresenta os processadores móveis da 13ª Geração Intel Core das séries H, P e U para potencializar os mais recentes projetos de notebooks para entusiastas da tecnologia, designs de portáteis finos e leves e dispositivos de Internet das Coisas (IoT).
  • A Intel compartilha novas especificações da Intel® Evo™, notebooks que oferecem maior autonomia da bateria no mundo real e nova experiência multidevice, Intel Unison.
  • A Intel apresenta a linha completa de processadores Intel Core desktop da 13ª Geração nos níveis de 65 watts e 35 watts para computadores convencionais, all-in-one, projetos de formato pequeno e dispositivos de IoT.
  • A Intel lança a nova série N do processador Intel® para educação de nível básico e notebooks convencionais, computadores e aplicações nativas de borda.

LAS VEGAS, 3 de janeiro de 2023 – Hoje na CES, a Intel anunciou seus processadores Intel® Core™ portáteis da 13ª Geração que trazem desempenho e experiências superiores para plataformas móveis. A Intel apresentou 32 novos processadores móveis Intel Core da 13ª Geração com um rico conjunto de características e capacidades para todos os segmentos de portáteis.

Press Kit: 13ª geração Intel Core

"A família de processadores Intel Core para portáteis da 13ª Geração oferecem desempenho incomparável e escalável para plataformas de liderança em todos os segmentos de notebooks", diz Michelle Johnston Holthaus, vice-presidente executiva e gerente geral do Grupo de computação de clientes da Intel. "Com nossas tecnologias líderes do setor e ecossistema global de parceiros incomparável, as pessoas podem esperar uma experiência móvel de alto calibre em fatores novos e exclusivos – para poderem jogar ou criar a partir de qualquer lugar."

Os processadores Intel Core série H da 13ª Geração oferecem desempenho líder do setor

A Intel continua a impulsionar os limites de desempenho e expandir as possibilidades de computação para jogadores e criadores, com o lançamento da 13ª Geração de processadores móveis Intel Core série H, que inclui o primeiro processador de 24 núcleos para um notebook. Quando combinados com recursos exclusivos, como suporte para memória DDR4 e DDR5, a melhor conectividade da categoria e os processadores PCIe da 5ª Geração e HX da 13ª Geração proporcionam a melhor plataforma de jogos para portáteis do mundo. 2

A nova família de processadores oferece:

• Frequência turbo de até 5,6 gigahertz (GHz), a mais alta velocidade de clock disponível para o mercado de notebooks, oferecendo desempenho de thread único até 11% mais rápido e desempenho multitarefas3 e 49% mais rápido em comparação com a geração anterior. 4
  • Até 24 núcleos (8 núcleos de desempenho, 16 núcleos eficientes), 32 roscas e Intel® Thread Director melhorado.
  • Suporte total de memória de até 128 gigabyte (GB) total para DDR5 (até 5.600 megahertz) e DDR4 (até 3.200 MHz).
  • Intel® Killer™ Wi-Fi 6E (Gig+) para velocidades de internet até 6 vezes mais rápidas sem interferência de canal Wi-Fi herdados. 5
  • A mais recente em conectividade Bluetooth com Áudio Intel® Bluetooth LE e Bluetooth 5.2 com suporte para velocidades até 2 vezes mais rápidas e múltiplas conexões de dispositivo com menor consumo de energia.
  • Thunderbolt™ 4, oferecendo velocidade de transferência de até 40 gigabits por segundo (Gbps) e conectividade de PC para vários monitores e acessórios 4K.
  • Experiência gráfica integrada aprimorada com base na melhor pilha de driver e nos principais aprendizados do trabalho da Intel com gráficos dedicados.
  • Capacidades de overclocking em todas as HX e HK SKUS.

Com cinco vezes mais designs de notebooks HX alimentados com processadores móveis Intel Core da 13ª Geração, em comparação com a 12ª Geração, os usuários podem escolher entre designs de 60 HX para transmitir, criar e competir nos mais altos níveis.

Processadores da 13ª geração Intel Core séries P e U expandem o desempenho incrível para computadores portáteis finos e leves.

A Intel também introduziu os processadores móveis da 13ª Geração Intel Core série P e série U, perfeitos para pessoas que desejam alto desempenho em movimento em sistemas finos e elegantes. Eles oferecem:

• Até 14 núcleos (6 núcleos de desempenho, 8 núcleos eficientes) e Intel Thread Director.
  • Novos recursos Intel® Iris® Xe gráficos, incluindo jogos de resistência, XeSS Super Sampling e Intel® Arc™ Control.
  • Suporte de memória ampla para variantes DDR5 e DDR4 e LP.
  • Intel Wi-Fi 6E (Gig+) integrado e novos recursos sem fio, como Suite de desempenho de conectividade Intel®, Sensor de proximidade Wi-Fi Intel® e Áudio INTEL® Bluetooth LE. 6
  • Até quatro portas Thunderbolt para a solução de cabo mais rápida, simples e confiável para qualquer encaixe, monitor ou acessório. 7

Pela primeira vez, designs selecionados baseados® em processadores Intel Core da 13ª Geração irão apresentar a unidade de processamento de visão Intel Movidius (VPU). Resultantes de uma profunda engenharia conjunta com a Microsoft em seus novos Efeitos de Windows Studio, as tarefas pesadas de IA necessárias para colaboração e transmissão de nível profissional podem ser descarregadas para a VPU, liberando a CPU e a GPU para outras cargas de trabalho ou multitarefas.

Nas séries H, P e U, os novos processadores móveis elevarão o desempenho para a próxima geração de designs entusiastas, notebooks finos e leves, dobráveis, 2 em 1 e outros fatores de forma. Mais de 300 designs exclusivos são esperados este ano a partir de Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo, MSI, Razer, Republic of Gamers, Samsung e outros.

Para a borda de IoT, os processadores Intel Core da 13ª Geração oferecem novos recursos industriais, operações de temperatura estendida e CPUs de maior desempenho, com mais recursos gráficos e desempenho de IA. Ideais para varejo, educação, saúde, aeroespacial, cidades industriais e inteligentes, os novos processadores oferecem melhor consolidação de carga de trabalho com mais cores e threads, permitindo que aplicações executem em um único dispositivo.

Novos designs Intel Evo apresentam maior autonomia da bateria e experiências-chave

A Intel continua a elevar a barra para notebooks e outros fatores de forma em movimento com suas especificações Intel® Evo™ notebooks. Sob a nova especificação, Intel Evo designs com processadores Intel Core da 13ª Geração oferecem três experiências importantes:

• Desempenho móvel sem comprometer: verificado para fornecer capacidade de resposta consistente enquanto desligada, maior duração da bateria no mundo real, ativação instantânea e carga rápida.
  • Colaboração inteligente: videoconferência superior aproveitando tecnologias como a Intel Connectivity Performance Suite e Intel Bluetooth LE Áudio. 8
  • Intel® Unison em projetos elegíveis: uma experiência perfeita de multidevice permitindo mensagens de texto, chamadas telefônicas, notificações telefônicas e transferência de arquivos do seu PC para um telefone habilitado para um Android ou iOS. 9

A experiência Intel Evo notebook excepcional não para no PC. O programa Engineered for Intel Evo estende os altos padrões de verificação e engenharia conjunta para parceiros acessórios. Além de Thunderbolt 4 docas, monitores, armazenamento e fones de ouvido sem fio, novos acessórios como mouses, teclados e pontos de acesso dos principais parceiros que integram o programa hoje.

A liderança da 13ª geração dos processadores da Intel Core para desktop continuam com novas adições da família

A Intel reforçou a melhor experiência de processadores para desktop do mundo com os novos processadores Intel Core da 13ª Geração lançados hoje. 10 Completando a família de processadores para desktop da 13ª Geração que foi lançada pela primeira vez a SKUs da série K, de 35 watts e 65 watts oferecem aos usuários de PC convencionais ainda mais opções para eficiência de energia, enquanto ainda oferecem desempenho incrível em jogos, criação e produtividade. Eles oferecem:

• Até 5,6 GHz, 24 núcleos/32 threads – com a introdução de núcleos eficientes a processadores Intel Core i5 convencionais – e cache L2 maior combinando para oferecer desempenho de até 11% de thread único e 34% multithread em relação aos processadores Intel Core não-K da 12ª Geração. 11 Esses ganhos de desempenho da geração acima da geração garantem que os novos processadores não-Intel Core K de 35 watts e 65 watts da 13ª Geração estejam oferecendo desempenho de nível superior em jogos e criação de conteúdo para usuários convencionais de PC.
  • Compatibilidade completa com motherboards séries 600 e 700, além de suporte para memória DDR5 e DDR4.
  • Eficiência energética aprimorada com Intel® Dynamic Tuning Technology e melhor escalonamento de energia, oferecendo maior desempenho por watt (PPW) do que nunca.

Na CES 2023, a Intel anunciou a nova família de produtos da série N de processadores Intel – desenvolvida para o segmento de educação e computação de nível básico. (Crédito: Intel Corporation)

Lançamento da série N do processador Intel para computação de nível básico

Após o pôr do sol das marcas Intel Pentium e Intel Celeron, a Intel apresentou hoje o novo Processador Intel e Intel Core i3 na família de produtos série N – desenvolvidos para o segmento de educação, computação de nível básico e aplicações nativas de borda de IoT. Eles apresentam:

• Novos núcleos eficientes (codinome de microarquitetura Gracemont) baseados na tecnologia de processo Intel 7.
  • Desempenho de aplicativo até 28% melhor e desempenho gráfico 64% melhor no processador Intel em comparação com a geração anterior. 12
  • Pela primeira vez, escalar até o novo Intel Core i3 série N para um desempenho adicional de aplicativos de até 42% e desempenho gráfico de 56% sobre o processador Intel. 13
  • Reprodução de vídeo HD de até 10 horas sem recarga. 14
  • Novo decodificador AV1, mecanismo de vídeo de alta resolução e suporte a câmera IPU e MIPI aprimorados.
  • Conectividade estendida com o ultra-fast Intel Wi-Fi 6E (Gig+) e Bluetooth 5.2.
  • Opções de memória flexível (LPDDR5, DDR5/DDR4) e armazenamento (UFS/SSD/eMMC).

Esses processadores são projetados para segmentos educacionais e consumidores que precisam de um preço mais baixo e orientado a valor, mas ainda exigem desempenho e experiências de alta qualidade em áreas como colaboração de vídeo e produtividade. Mais de 50 projetos da Acer, Dell, HP, Lenovo e Asus são esperados em 2023, à medida que a Intel continua liderando parcerias de ecossistemas para ChromeOS e Windows.

Mais sobre a série N do processador Intel: novos processadores Intel série N (Apresentação de mídia) | Processadores série N Intel (Resumo do produto)

Para aplicações nativas de borda de IoT, os processadores Intel Atom® série x7000E, os processadores Intel série N e Intel Core i3 série N, trazem inferência de aprendizagem, gráficos e processamento de mídia de nossos processadores mais eficientes em termos de potência. Esses processadores são usados em placas de varejo, quiosques, sistemas de ponto de venda, dispositivos de imagem médica portáteis, equipamentos de automação de escritório como copiadores e em dispositivos de segurança e segurança, como gravadores de vídeo de rede de nível básico e caixas de IA.

Cotação de suporte:

"Juntamente com a Intel, continuamos a inovar para oferecer desempenho e experiências de PCs potentes com o Windows 11 e todos os produtos que a Intel está anunciando hoje", diz Panos Panay, vice-presidente executivo e diretor de produtos da Microsoft. "Estamos animados para que os clientes se beneficiam de otimizações substanciais, como o suporte aprimorado do Windows para o Intel Hybrid Guided Scheduler e novas experiências significativas, como a VPU Intel Movidius que desbloqueia uma nova era de aceleração de IA, começando pelo Windows Studio."

1 Com 5,6 GHz, o Intel Core i9-13980HX da 13ª Geração é o processador móvel mais rápido em dezembro de 2022.

2 Conforme medido por recursos exclusivos e desempenho superior no modo de benchmark no jogo do Intel® Core™ i9-13950HX da 13ª Geração com a GPU NVIDIA RTX 3080 Ti em comparação com a 12ª Geração Intel® Core™ i9-12900HX com a mesma GPU em versusa AMD R9-6900HX com a mesma GPU em 1º de dezembro de 2022.

3 Conforme medido pelo SPECrate*2017_fp_base (1 cópia) no processador Intel® Core™i9-13950HX da 13ª Geração em comparação com a 12ª Geração Intel® Core™i9-12900HX

4 Conforme medido pelo SPECrate*2017_int_base (1 cópia) no processador Intel® Core™i9-13950HX da 13ª Geração com RTX 3080Ti versus 12ª Geração Intel® Core™i9-12900HK com RTX 3080Ti

5 Sujeito a disponibilidade de banda de 6 GHz, suporte ao sistema operacional e compatibilidade com roteador.

6 Suite de desempenho de conectividade Intel® está disponível apenas no Windows

7 Em comparação com outras tecnologias de ligação de E/S para PC clientes atuais, como eSATA e USB. Deve ser conectado por meio do Thunderbolt 3 ou acessório mais recente para habilitar o desempenho total.

8 Intel® Connectivity Performance Suite está disponível apenas no Windows

9 A solução Intel®® Unison™ está atualmente disponível apenas em designs elegíveis de Intel® Evo™ em PCs baseados no Windows com tecnologia Intel Core ou da 12ª Geração e apenas pares com telefones baseados em Android ou iOS; todos os dispositivos devem executar uma versão de SO suportada. Consulte intel.com/performance-evo para obter detalhes, incluindo os requisitos de configuração. Os resultados podem variar.

10 Com base no desempenho e recursos exclusivos dos processadores Intel Core da 13ª Geração, incluindo em comparação com a 12ª Geração de Intel Core i9-12900K, AMD Ryzen 9 5950X e AMD Ryzen 7 5800X3D, em 7 de setembro de 2022.

11 Fonte Intel: conforme estimado por medições feitas usando SPECint_rate_base2017_IC2022.1 (1 cópia e n-cópia) usando plataformas de validação da Intel comparando o Core i9 13900 versus Corei9 12900.

12Conforme medido pela pontuação geral do CrossMark no processador Intel N200 versus Pentium Silver N6000; Conforme medido pelo 3DMark Wildlife unlimited no processador Intel N200 versus Pentium Silver N6000

13Conforme medido pela pontuação geral do CrossMark no Intel Core i3 N-305 em comparação com o processador Intel N200; Conforme medido pelo 3DMark Wildlife unlimited em Intel Core i3 N-305 versus processador Intel N200

Avisos legais e isenções de responsabilidade

Para obter todos os detalhes de carga de trabalho e configuração, consulte www.intel.com/PerformanceIndex. Os resultados podem variar.

Para obter mais informações sobre reivindicações sem fio, consulte intel.com/performance-wireless. Os resultados podem variar.

Para obter mais informações sobre reivindicações com fio, consulte intel.com/performance-wired. Os resultados podem variar.

A prática de overclocking pode anular a garantia ou afetar a integridade do sistema. Saiba mais em intel.com/overclocking. Os resultados podem variar.

A arquitetura híbrida de desempenho não está disponível em certos processadores Intel Core 13ª Geração. Consulte www.intel.com/PerformanceIndex para obter mais detalhes.

Intel Thread Director somente em SKUs selecionadas; requer capacitação de SO. Consulte www.intel.com/PerformanceIndex para obter mais detalhes.