Intel e Softtek anunciam aliança para impulsionar a transformação digital nas Américas

Empresas se concentrarão em soluções avançadas de Inteligência Artificial, sistemas de negócios e nuvem

• 8 de julho de 2024

• Entrar em contato com a Intel PR

A Intel e a Softtek, empresa dedicada a ajudar seus clientes a evoluir por meio da tecnologia digital, uniram forças para acelerar a transformação digital em empresas da América Latina e dos Estados Unidos. Esta aliança estratégica combina a experiência da Intel em tecnologias avançadas com o histórico da Softtek em oferecer soluções empresariais de classe mundial.

“A América Latina é um grande polo de inovação”, conta Gisselle Ruiz Lanza, Vice-Presidente do Grupo de Vendas e Marketing da Intel e Diretora Geral para a América Latina. “Queremos investir mais na região para alimentar o ecossistema, e essa é uma grande missão. Por isso parcerias como a que assinamos hoje com a Softtek são primordiais para que empresas nativas da América Latina possam crescer e levar os seus produtos e serviços para cada vez mais organizações, tanto dentro como fora da região”.

A transformação digital continuará a ser uma prioridade para as empresas latino-americanas nos próximos anos. De acordo com a pesquisa Think Digital Report 2023 da Inesdi Business Techschool, 16% das empresas iniciaram sua transformação há seis anos ou mais, ante 11% em 2022. Além disso, 72% das empresas que ainda não haviam iniciado o processo têm intenção de fazê-lo em 2024.

Detalhes da parceria

O objetivo de qualquer jornada de transformação digital é aumentar a competitividade da organização. Isso envolve a adoção de soluções baseadas em nuvem e a maximização do poder da inteligência artificial (IA), por exemplo.

A Intel possui um amplo portfólio de soluções para melhorar o desempenho, a escalabilidade e a eficiência de sistemas empresariais, ambientes de nuvem e cargas de trabalho de Inteligência Artificial. A Softtek, por sua vez, possui capacidade consultiva, modelos de serviços e cobertura geográfica para levar essas soluções a uma ampla gama de organizações nas Américas.

“Juntamente com a Intel, podemos ajudar nossos clientes a melhorar o desempenho, otimizar custos e criar soluções prontas para o futuro”, disse Blanca Treviño, Presidente e CEO da Softtek. “Nesta primeira fase, focaremos em Inteligência Artificial, sistemas de negócios, infraestrutura e nuvem”.

Tecnologia de ponta

Do lado da inteligência artificial, a Softtek é atualmente um dos principais parceiros da região para a utilização de arquiteturas especializadas, como os aceleradores Intel® Gaudi® AI, que são especialmente projetados para fornecer um novo nível de vantagens produtividade e opções para a IA generativa em data centers. Por outro lado, a empresa está usando o kit de ferramentas Intel openVINO™ para otimizar seus modelos de Deep Learning.

Dentro das soluções de sistemas empresariais, a Softtek utiliza o padrão aberto oneAPI da Intel para otimizar suas cargas de trabalho, o que se traduz em valor extrapolado para seus clientes ao possuir bibliotecas otimizadas para programação, bem como ferramentas que permitem identificação de gargalos em fluxos de trabalho de código, entre muitos outros. No lado da infraestrutura, a Intel adiciona a esta aliança suas soluções de hardware desde a borda até os data centers, como os processadores Intel® Core™, Intel® Core™ Ultra e Intel® Xeon®.

Nas soluções em nuvem, a Intel assessora a Softtek nas instâncias nas quais suas cargas de trabalho são executadas, fazendo recomendações para melhorar o desempenho ou reduzir custos ao mudar de instância. A Intel e a Softtek também podem colaborar com outras ferramentas de otimização de carga de trabalho diretamente no código.

Esta aliança permitirá não só integrar as soluções de ambas as empresas para oferecer tecnologias muito mais valiosas, mas também agregar os seus anos de experiência no setor para oferecer às empresas uma vantagem competitiva e impulsionar as suas estratégias de negócio.

Tanto a Intel quanto a Softtek têm presença significativa na América Latina, com décadas de atividade na região. A Softtek fornece soluções para viabilizar as operações da Intel desde 2015. Esta é o segundo acordo que a Intel forma com uma empresa nativa da América Latina, sublinhando a relevância da região para o seu negócio.

Sobre a Softtek

A Softtek ajuda seus clientes a obterem vantagem competitiva através da implementação de soluções digitais que impulsionam suas estratégias de negócios. Nossa proposta de valor foca nas pessoas e se conecta com as necessidades da organização e da tecnologia. Somos uma empresa global e a primeira a apresentar o modelo Nearshore, descubra como geramos valor através da tecnologia em www.softtek.com e conecte-se às nossas redes sociais @Softtek.