Intel adota um modelo de fundição interna

O CEO Pat Gelsinger apresenta um modelo de fundição interna para clientes externos e linhas de produtos Intel.

O CEO da Intel, Pat Gelsinger, enviou a seguinte declaração anunciando a criação de um modelo de fundição interna para clientes externos e linhas de produtos Intel, além da criação do Escritório de Aceleração IDM 2.0, sob a liderança de Stuart Pann, a todos os funcionários da empresa em 11 de outubro:

Quando voltei à Intel em 2021, apresentei nossa estratégia IDM 2.0: uma jornada de vários anos para recuperar a liderança tecnológica inquestionável, a escala de fabricação e o crescimento a longo prazo. Hoje, começamos a próxima fase da nossa jornada IDM 2.0.

Na primeira fase de nossa transformação, fizemos progressos significativos em nossos roteiros e capacidade de processo. Continuamos no caminho certo para entregar cinco nós de processo em quatro anos, e investimos na capacidade necessária para atender à demanda do setor por semicondutores, trazendo o equilíbrio necessário para a cadeia de suprimentos global.

A próxima fase da nossa jornada IDM 2.0 requer uma mudança fundamental de mentalidade. Devemos adotar um modelo de fundição interna, não apenas para nossos compromissos externos com os clientes, mas também para nossas linhas de produtos Intel. Esta é uma evolução significativa na forma como pensamos e operamos como uma empresa, mas os sistemas e infraestrutura que nos serviram bem no mundo IDM 1.0 não nos permitirão alcançar todo o potencial do IDM 2.0.

Modelo de Fundição Interna Explicado

Implementar um modelo de fundição interno significa estabelecer processos, sistemas e barreiras consistentes entre nossa unidade de negócios, equipes de projeto e fabricação. Isso nos permitirá identificar e abordar ineficiências estruturais que existem em nosso modelo atual, levando a prestação de contas e os custos de volta aos tomadores de decisão em tempo real. Ele também colocará os grupos de produtos da Intel em uma posição semelhante aos clientes externos da Intel Foundry Services e vice-versa.

Por exemplo, nossa unidade de negócios e equipes de design poderão considerar o impacto potencial em suas margens se quiserem executar uma etapa adicional do produto, enquanto a equipe de fabricação poderá avaliar solicitações com base nos custos reais e impacto na produção da fábrica. Isso dará às equipes as ferramentas e a transparência necessárias para encontrar as soluções mais eficazes e econômicas antes da implementação em silício, ajudando-nos a maximizar a produção de fábrica, reduzir custos e encurtar os ciclos de design.

Também criaremos um modelo de contabilidade de fundição que engloba serviços de fabricação, desenvolvimento de tecnologia e Serviços de Fundição Intel. Isso nos dará mais transparência em nossa execução financeira e nos permitirá fazer um benchmark completo e levar-nos ao melhor desempenho de fundição da classe.

Escritório de Aceleração IDM 2.0 (IAO)

Para facilitar esse esforço, estabeleci um Escritório de Aceleração IDM 2.0, que será liderado por Stuart Pann, vice-presidente sênior do nosso Grupo de Planejamento Corporativo (CPG). Além de sua responsabilidade liderando o CPG, Stu assumirá o papel de Diretor de Transformação de Negócios, reportando-se ao Diretor Financeiro Dave Zinsner e juntando-se à equipe de liderança executiva. O Escritório de Aceleração IDM 2.0 trabalhará em estreita colaboração com todas as unidades de negócios e equipes funcionais para dar vida a esse novo modelo de fundição interna.

Excelência em Execução

Ao lado de iniciativas como a próxima evolução do nosso modelo de tick-tock e nosso programa Gladius para impulsionar a excelência no desenvolvimento de produtos, abraçar um modelo de fundição interna nos permitirá entregar a estrutura de custos competitiva e cadência previsível de produtos de liderança essenciais ao nosso sucesso.

Continuaremos fornecendo atualizações regulares sobre essas iniciativas e nosso progresso na restauração de nossa cultura de excelência de execução.

Este é o nosso momento de agir como One Intel para liberar todo o potencial do IDM 2.0. Obrigado antecipadamente por seu trabalho duro e compromisso com nossa estratégia.