intel newsroom

Intel aproveita rede de fábrica para superar escassez de matérias-prima

Abordagem inovadora para o processamento de substratos no Vietnã permitiu milhões de unidades adicionais em meio a restrições de fornecimento.

Novidades: A Intel reconheceu hoje as contribuições de seu site no Vietnã para aliviar as restrições na cadeia de fornecimento global de semicondutores. Graças a uma abordagem inovadora para processar matérias-prima em sua fábrica de montagem e teste, a Intel entregou milhões de unidades adicionais de produção de chips no último ano – atendendo à demanda dos clientes, enquanto a indústria lutava para enfrentar a escassez desse componente crítico.

"Essa iniciativa é um ótimo exemplo de como a fabricação integrada é fundamental para o sucesso da Intel. Nossa rede de fábrica global e ecossistema de fornecedores permitem diretamente uma oferta mais adaptável e resiliente de produtos. No último ano, à medida que os substratos eram limitados em todo o setor, nossa capacidade de alavancar a capacidade interna criou mais de US$ 2 bilhões em receita para a Intel, permitindo-nos responder com agilidade para atender à demanda dinâmica do cliente."

–Keyvan Esfarjani, vice-presidente executivo da Intel e diretor global de operações

Por que é importante: Desde o início da pandemia global, a crescente demanda por computação colocou a indústria de semicondutores no epicentro de interrupções sem precedentes na cadeia de suprimentos. Isso criou uma escassez de componentes-chave de fabricação de chips, incluindo uma peça fundamental de quase todos os processadores avançados do mundo: o substrato de filme de construção Ajinomoto (ABF).

Antes que um chip de computador saia da fábrica, ele é montado entre um substrato e um espalhador de calor para formar um processador completo. Este "pacote" protege o chip e forma conexões elétricas entre o processador e a placa de circuito em um computador. Em uma rápida olhada, o substrato não parece mais do que um fino pedaço de plástico verde. Na realidade, é composto por cerca de 10 camadas de fibra de vidro, cada uma ligada por uma intrincada rede de interconexões metálicas. Um chip de silício deve ser colocado dentro de alguns mícrons (uma fração da espessura do cabelo humano) para se alinhar com conexões elétricas, permitindo que os sinais fluam da placa-mãe através do substrato para o chip e de volta.

Como funciona: Entre as principais partes dos substratos estão capacitores, dispositivos que podem armazenar uma carga elétrica. Os capacitores reduzem o ruído e a impedância e mantêm uma tensão constante no chip. Durante anos, a Intel anexou certos capacitores de um lado do substrato e contou com fornecedores de substratos para anexá-los do outro lado. Agora, a Intel está anexando esses componentes a ambos os lados do substrato em sua fábrica de Montagem e Teste do Vietnã (VNAT). Para viabilizar essa capacidade, a equipe da VNAT dedicou espaço no chão de fábrica, adquiriu ferramentas adicionais e modificou as existentes para se preparar para a produção de alto volume, que começa em maio de 2021.

"Esta é a demonstração final de por que a fabricação integrada é um benefício para a Intel e nossos clientes", disse Kim Huat Ooi, vice-presidente e gerente geral da Intel Products Vietnam. "Ao trazer essa capacidade internamente, conseguimos concluir a montagem de chips mais de 80% mais rápido, ao mesmo tempo em que liberamos os fornecedores de substratos que estão limitados à capacidade. Ao longo do último ano, demonstramos que este é um processo de fabricação escalável com qualidade que corresponde ao de nossos fornecedores de substrato. Daqui para frente, planejamos continuar a dimensionar a capacidade para permitir essa abordagem para uma gama mais ampla de produtos."

Sobre a Intel no Vietnã: Intel Products Vietnam (IPV) é a maior fábrica de montagem e teste da rede de fabricação Intel. Com mais de 2.800 funcionários e um investimento total de US$ 1,5 bilhão, é o maior investimento de alta tecnologia dos EUA no Vietnã. Até o final de 2021, o IPV havia enviado mais de 3 bilhões de unidades para clientes Intel em todo o mundo desde que as operações começaram há 15 anos.

Mais Contexto: Manufatura Global na Intel

Outras informações:
As declarações neste documento que se referem a planos ou expectativas futuras são declarações prospectivas. Essas declarações são baseadas nas expectativas atuais e envolvem muitos riscos e incertezas que podem causar resultados reais materialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos em tais declarações. Para obter mais informações sobre os fatores que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes, consulte nossa mais recente divulgação de resultados e arquivos SEC (Securities and Exchange Comission) em www.intc.com.