Intel e MediaTek formam parceria para fabricação

A MediaTek usará o Intel foundry services para fabricar novos chips para uma gama de dispositivos inteligentes de borda.

SANTA CLARA, Califórnia, 25 de julho de 2022 – A Intel e a MediaTek anunciaram hoje uma parceria estratégica para a fabricação de chips usando as tecnologias avançadas de processo da Intel Foundry Services (IFS). O acordo foi projetado para ajudar a MediaTek a construir uma cadeia de suprimentos mais equilibrada e resiliente através da adição de um novo parceiro de fabricação com capacidade significativa nos Estados Unidos e na Europa.

A MediaTek planeja usar tecnologias de processos Intel para fabricar vários chips para uma gama de dispositivos inteligentes de borda. O IFS oferece uma ampla plataforma de fabricação com tecnologias otimizadas para alta performance, baixa potência e conectividade sempre construída em um planejamento que abrange transistores FinFET tridimensionais comprovados pela produção para avanços de próxima geração.

"Como um dos principais designers de chips fabless do mundo, que alimenta mais de 2 bilhões de dispositivos por ano, a MediaTek é uma ótima parceira para a IFS à medida que entramos em nossa próxima fase de crescimento", disse o presidente do IFS, Randhir Thakur. "Temos a combinação certa de tecnologia avançada de processos e capacidade geograficamente diversificada para ajudar a MediaTek a fornecer os próximos bilhões de dispositivos conectados em uma variedade de aplicativos."

NS Tsai, vice-presidente sênior corporativo de Operações de Tecnologia e Fabricação de Plataformas da MediaTek, disse: "A MediaTek adotou há muito tempo uma estratégia de multi-sourcing. Temos uma parceria comercial de cartão de dados 5G com a Intel, e agora estendemos nosso relacionamento com a fabricação de dispositivos inteligentes de borda através da Intel Foundry Services. Com seu compromisso com grandes expansões de capacidade, o IFS fornece valor à MediaTek à medida que buscamos criar uma cadeia de suprimentos mais diversificada. Estamos ansiosos para construir uma parceria de longo prazo para atender à demanda crescente por nossos produtos de clientes em todo o mundo."

O IFS foi criado em 2021 para ajudar a atender à crescente demanda global por capacidade avançada de fabricação de semicondutores. O IFS é diferenciado de outras ofertas de fundição com uma combinação de tecnologia de processamento e embalagem de ponta, um portfólio de IP de classe mundial e capacidade comprometida nos Estados Unidos e na Europa. Os clientes da IFS colherão os benefícios das expansões de fábrica recentemente anunciadas pela Intel em locais existentes, bem como planos para novos investimentos importantes em Ohio e Alemanha.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel Corporation. Intel, o logotipo da Intel e outras marcas da Intel são marcas comerciais da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.