As soluções Intel ajudam a combater a escravidão moderna

Intel, Hope for Justice e R3 colaboram para ajudar a proteger os direitos das vítimas de escravidão moderna através do uso de computação confidencial.

Quais as novas: A Intel, a empresa de tecnologia e serviços corporativos R3 e a organização sem fins lucrativos Hope for Justice estão trabalhando juntas para criar um aplicativo piloto que permita que as organizações que combatem a escravidão moderna compartilhem com confiança dados confidenciais relacionados a casos individuais com as proteções de privacidade aprimoradas oferecidas pela computação confidencial. O Private Data Exchange, criado para a Hope for Justice, uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha para acabar com a escravidão moderna e o tráfico de seres humanos, agrega e analisa dados e, em seguida, notifica as agências apropriadas quando as correspondências de dados relevantes são identificadas.

"Como criadores de tecnologia de segurança, temos a responsabilidade e a oportunidade de ajudar a proteger os dados e a privacidade de cada pessoa. Estamos vendo isso ocorrer por meio de avanços de computação confidenciais – as inovações que estamos apresentando hoje nos ajudarão a facilitar a mudança e em breve se tornarão os padrões de como operamos amanhã".

– Paul O'Neill, diretor de negócios estratégicos do Confidential Computing Group da Intel

Como funciona: A computação confidencial permite que dados criptografados sejam processados na memória, reduzindo o risco de expô-los ao resto do sistema. Ela reduz a probabilidade de que os dados sensíveis das pessoas afetadas pelo tráfico de seres humanos sejam comprometidos ou utilizados indevidamente.

O aplicativo Private Data Exchange da Hope for Justice aproveita os recursos de segurança líderes do setor fornecidos pelas Intel Software Guard Extensions (Intel® SGX), os recursos de segurança incorporados aos processadores Intel® Xeon® Scalable de 3ª e 4ª geração. Esses recursos são projetados para ajudar a fornecer proteção para dados em uso, independentemente do provedor de nuvem, sistema operacional ou configuração de hardware. Eles também permitem que várias organizações colaborem em análises compartilhadas e validem algoritmos, protegendo dados confidenciais ou regulamentados de outras partes.

"Os traficantes de seres humanos estão explorando novas tecnologias e a globalização em uma escala e ritmo impressionantes. A maior parte do tráfico agora é facilitada pela internet e outras tecnologias digitais que prestam pouca atenção às fronteiras ou jurisdições", disse Tim Nelson, CEO da Hope for Justice. "Não podemos perder a corrida tecnológica contra o tráfico de pessoas. É por isso que estamos tão satisfeitos que a plataforma de Troca de Dados Privados tenha o potencial de revolucionar a forma como o setor colabora além das fronteiras e aborda questões relacionadas à privacidade e confidencialidade dos dados. Pela primeira vez, a sociedade civil, os governos, as agências da ONU e as empresas podem realmente colaborar para tornar a tecnologia uma força que ajudará a acabar com o tráfico de seres humanos".

Ao aproveitar os recursos integrados de segurança e atestado da plataforma Conclave da Intel SGX e R3, o aplicativo pode fornecer às organizações a confiança de que as informações sobre vítimas de escravidão ou aqueles que procuram ajudá-las estão mais bem protegidas contra a exposição de seus dados. O Conclave fornece as ferramentas necessárias para que as organizações executem código sem o ônus de gerenciar uma infraestrutura complexa, colocando o poder do Intel SGX nas mãos dos desenvolvedores e permitindo que eles escrevam aplicativos de privacidade com facilidade. Essa combinação abre novas possibilidades para as organizações que buscam se beneficiar da segurança aprimorada da computação em nuvem confidencial.

Por que é importante: Globalmente, as organizações que trabalham em casos de tráfico de seres humanos coletaram grandes conjuntos de dados valiosos sobre vítimas de escravidão e perpetradores, bem como informações contextuais relacionadas a padrões e tendências emergentes. Dada a sensibilidade dos dados, há uma relutância em colaborar no compartilhamento, o que significa que manter alta segurança e conformidade é uma missão crítica. Para colher os benefícios da colaboração, cada organização deve utilizar soluções de segurança confiáveis que ajudem a manter os dados confidenciais e privados e ajudem a garantir a integridade dos dados.

Informações combinadas confidencialmente permitirão que organizações participantes, como organizações sem fins lucrativos, atores nacionais e agências intergovernamentais, obtenham resultados tangíveis na luta contra a escravidão e permitam que as vítimas de tráfico humano e escravidão moderna sejam melhor identificadas, resgatadas e recebam os serviços de que precisam. Por exemplo:

• Correspondência do nome do perpetrador: Se a mesma pessoa aparecer em várias partidas, ela pode estar envolvida em vários casos de tráfico e ser um criminoso em série ou parte do crime organizado. O grupo apropriado pode iniciar uma investigação ou notificar a aplicação da lei.
  • Correspondência do nome de família da vítima: Descobrir o mesmo sobrenome em vários casos pode indicar que dois ou mais membros da família foram traficados separadamente. Vincular os dois casos pode acelerar o resgate e ajudar a reunir a família.
  • Correspondência de endereços: Se a mesma propriedade continuar aparecendo nos resultados, ela pode ser de propriedade ou operada por perpetradores ou organizações criminosas. Isso pode ser suficiente para desencadear uma investigação.
  • Correspondência contextual de nível inferior: Se as informações, como localização e indústria, não apresentarem uma oportunidade de investigação ativa, elas ainda podem revelar tendências críticas e desencadear futuros esforços de divulgação.

A superação de muitos dos obstáculos à partilha de dados permite à Hope for Justice preparar-se para utilizar o Intercâmbio de Dados Privados em consórcio com as partes interessadas nacionais e intergovernamentais em resposta direta à atual crise humanitária na Europa. O aumento da prevalência do tráfico de seres humanos é um momento crítico tanto para a inovação como para a intervenção, e este é um exemplo de como a tecnologia desempenha um papel.

Mais contexto: Intel® Software Guard Extensions | R3/Hope for Justice Comunicado de Imprensa | Construindo um futuro eficiente e de alto desempenho para nossos clientes de data center | Chalk Talk: Estratégia de Segurança e ProdutosComputação Confidencial | Introdução à Computação Confidencial e SGX