Intel anuncia chegada dos processadores Intel® Core™ de 12ª geração para IoT

Os processadores focados em IoT oferecem maior desempenho aos clientes do varejo, manufatura, saúde e segurança digital

Qual é a novidade: Hoje, durante a CES 2022, a Intel anunciou a chegada dos processadores Intel® Core™ de 12ª geração – codinome Alder Lake série S e série H –, sua primeira família de processadores desenvolvida para a borda com arquitetura de performance híbrida, que combina núcleos Performance e núcleos Efficient por meio do Intel® Thread Director. Aprimorados para acelerar a inovação em aplicações de Internet das Coisas (IoT), os novos processadores oferecem aos clientes da Intel nos setores de varejo, manufatura, saúde e segurança digital maior número de núcleos e recursos gráficos e de Inteligência Artificial (IA) avançados, bem como diversas opções de preço, desempenho e eficiência energética.

“Da habilitação de experiências visuais ricas à execução de cargas de trabalho de criticidade mista em uma única plataforma de borda, os processadores Intel Core da 12ª Geração permitem que nossos clientes deem um grande passo para a criação de um mundo definido por software na borda", afirma John Healy, vice-presidente do Internet of Things Group e diretor-geral de gerenciamento de plataformas e habilitação de clientes da Intel.

Porque é importante: Por meio da combinação entre a nova arquitetura híbrida de desempenho da Intel e a tecnologia de processo Intel 7, a família de processadores Intel Core de 12ª geração traz recursos importantes que a diferenciam de outras soluções disponíveis para os setores de varejo, saúde, manufatura e vídeo, incluindo:

• Alto desempenho de computação e flexibilidade para cargas de trabalho para IoT mais pesadas.
  •  IA acelerada e recursos de aprendizagem profunda sem necessidade de hardware adicional.
  • Confiabilidade da condição de uso incorporada.
  • Unidades de processamento gráfico integrado aprimorado para suporte a monitores 4K e 8K.
  • Segurança baseada em hardware, protegendo os dispositivos IoT contra ataques.
  • Ecossistema e comunidades de código aberto robustos a fim de ofertar suporte a vários sistemas operacionais, permitindo que os clientes de IoT encontrem os sistemas operacionais adequados aos seus aplicativos de destino.

Sobre o Alder Lake série S: Quando comparados aos processadores Intel® Core™ de 10ª geração, os processadores de desktop Intel Core de 12ª geração para IoT são até 1,36x mais rápidos em performance single-thread1 e até 1,35x mais rápidos em performance multithread2; até 1,94x mais rápidos na performance de gráficos3 e até 2,81x mais rápido no desempenho de inferência de classificação de imagem de GPU4. Os processadores de desktop Intel Core de 12ª geração para IoT contam com placa de vídeo Intel® UHD Graphics 770 com arquitetura Intel® X com suporte a virtualização do display e até quatro displays independentes. O suporte para PCIe 5.0 / PCIe 4.0 e memória DDR5 / DDR4 combinado a recursos de segurança e capacidade de gerenciamento e habilitação de IA ajudam a aumentar a produtividade e impulsionam a inovação futura em aplicativos IoT. Os SKUs de IoT apresentam até 16 núcleos e 24 threads em 35W a 65W TDP, recursos em tempo real, disponibilidade de longa duração e suporte de software de longo prazo.

Além disso, esses processadores oferecem benefícios para várias indústrias e mercados.

• Clientes dos setores de varejo, bancário, hospitalidade e educação serão capazes de melhorar a convergência da cargas de trabalho, gerar valor de pontos de venda e quiosques sem atrito para melhorar as experiências de exibições interativas.
  • Clientes do setor de manufatura industrial podem tirar melhor proveito de PCs industriais, servidores de ponta, controladores avançados, sistemas de visão de máquina e plataformas de controle virtualizadas.
  • Clientes do setor de saúde poderão fornecer imagens de ultrassom, carrinhos médicos, endoscopia e dispositivos clínicos na borda cada vez melhores.
  • Já os clientes de segurança e proteção digital poderão gerar mais resultados de análises de caixa de IA, gravadores de vídeo em rede e video walls.

Baixe todas as imagens (ZIP, 23 MB)

Sobre o Alder Lake série H: Quando comparados aos processadores Intel® Core™ de 11ª geração, estima-se que os processadores móveis Intel Core de 12ª geração para IoT sejam até 1,04x mais rápidos em performance single-thread5, até 1,18x mais rápidos em performance multithread6 e até 2,29x mais rápidos em performance de gráficos7. Os SKUs apresentam até 14 núcleos e 20 threads em 35W a 45W TDP. A Intel também está anunciando a chegada das séries U e P de processadores Intel Core de 12ª geração com uma faixa de TDP de 15W a 28W. Quatro canais de exibição permitem implantações completas de video wall com gráficos Intel® Iris® X ricos e envolventes, combinados com a ativação de IA para inferência e cenários de visão de máquina.

Os processadores oferecem uma ampla gama de benefícios em todos os setores, incluindo:

• Clientes dos setores de varejo, bancário, hospitalidade e educação poderão melhorar a consolidação da carga de trabalho e aprimorar as experiências graças aos quatro canais de exibição para video walls, além de quadros brancos interativos e quiosques com IA para gerar análises.
  • Clientes de manufatura industrial poderão aproveitar melhor a visão de máquina para inspeção de peças, consolidada com painéis de interface homem-máquina e PCs industriais.
  • Clientes do setor de saúde poderão realizar imagens aprimoradas em dispositivos como ultrassom usando IA / analytics a fim de auxiliar os processos de diagnósticos, telemedicina e robótica.
  • Clientes de segurança e proteção digital poderão empregar visão de máquina em implantações de ponta, gravadores de vídeo em rede com recursos de IA. A tecnologia também poderá ser usada em edifícios, fábricas e cidades inteligentes.

Disponibilidade: Mais de 80 clientes dos processadores Intel Core de 12ª geração para IoT já estão usando a novidade de forma antecipada. Os processadores Alder Lake série S estarão disponíveis a partir de janeiro de 2022, enquanto os processadores Alder Lake série H devem chegar ao mercado em abril do mesmo ano.

Informações Adicionais (em inglês): Link para press kit da CES completo | Processadores Intel Core de 12ª geração (Press Kit) | Briefing de produto ADL-S | Briefing de produto ADL-H | Infográfico ADL | vídeo ADL

Observações Importantes:

Avisos e isenções de responsabilidade:

A performance pode variar conforme uso, configuração e demais fatores. Para mais informações, acesse  www.Intel.com/PerformanceIndex

Os resultados de desempenho são baseados em testes realizados nas datas informadas nas configurações e podem não refletir todas as atualizações disponíveis ao público.   Para dados sobre cargas de trabalho e configurações, acesse intel.com/PerformanceIndex. Os resultados podem variar.  Nenhum produto ou componente é totalmente seguro. Todos os resultados relacionados aos processadores Intel Core Mobile de 12ª geração são estimados ou simulados. Os resultados dos processadores Intel Core de 12ª geração foram medidos. Custos e resultados são variáveis.

© Intel Corporation. Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.

A plataforma apresenta ganhos de desempenho significativos na comparação gen-over-genA

1Performance single-thread até 1,36 vezes mais rápida conforme medido pelo SPECrate2017_int_base usando InteI Compiler 19 atualização 4

2Performance multi-thread até 1,35 vezes mais rápida conforme medido pelo SPECrate2017_int_base usando InteI Compiler 19 atualização 4

3Desempenho de gráficos até 1,94x vezes mais rápido, 3DMark Ver. 2.11.6846 - Fire Strike - Graphics Score

4Velocidade até 2,81x vezes maior no desempenho de inferência de classificação de imagem de GPUB MLPerf v1.1 ResNet50 - Offline - int8 – GPU

AEm comparação com os processadores IoT S Series Comet Lake S da geração anterior, Intel® Core ™ i9-10900E. Fonte: As pontuações da Intel foram medidas pela companhia em novembro de 2021. Para dados sobre cargas de trabalho e configurações, acesse intel.com/PerformanceIndex. Os resultados podem variar.

MLPerf ™ Inference Edge v1.1 Inference ResNet-v1.5; Resultado não verificado pela Associação MLCommons™. O nome e o logotipo MLPerf são marcas comerciais da MLCommons Association nos EUA e em outros países. Todos os direitos reservados. O uso não autorizado é estritamente proibido. Acesse www.mlcommons.org para mais informações. Fonte: As pontuações da Intel foram medidas pela companhia em novembro de 2021.  Consulte backup para cargas de trabalho e detalhes de configuração.  Os resultados podem variar.

5Performance single-thread até 1,04(e) vezes mais rápida conforme medido pelo SPECrate2017_int_base usando InteI Compiler 19 atualização 4

6Performance multi-thread até 1,18(e) vezes mais rápida conforme medido pelo SPECrate2017_int_base usando InteI Compiler 19 atualização 4

7Performance de gráficos até 2,29(e) mais rápida, 3DMark - Fire Strike - Graphics Score

Fonte:: As pontuações do INTEL® CORE™ i7-12800HE foram estimadas pela companhia em novembro de 2021. As estimativas de pré-silício estão sujeitas a +/- 7% de erro

Fonte:: As pontuações do INTEL® CORE™ i7-11850HE foram medidas pela companhia em novembro de 2021.

Para dados sobre cargas de trabalho e configurações, acesse www.Intel.com/PerformanceIndex. Os resultados podem variar.