Processadores Lunar Lake da Intel chegam no terceiro trimestre de 2024

Processadores Lunar Lake vão ampliar a incomparável escala global dos PCs com recursos de Inteligência Artificial e receber atualizações gratuitas do Copilot+ quando estiverem disponíveis. 

Notícias

  • 20 de maio de 2024

  • Entre em contato com o PR da Intel

  • Siga a Intel Newsroom nas redes sociais:

    Logotipo do Twitter
    Ícone do YouTube

author-image

Por

A partir do terceiro trimestre de 2024, durante a temporada de férias, os próximos processadores de clientes da Intel (nomeados por código Lunar Lake) alimentarão mais de 80 novos projetos de notebooks em mais de 20 fabricantes de equipamentos originais, oferecendo desempenho de IA em escala global para PCs Copilot+. (Crédito: Intel Corporation)

A partir do terceiro trimestre de 2024, a tempo para incrementar as festas de final de ano, os novos processadores para sistemas-cliente da Intel (de codinome Lunar Lake) vão equipar mais de 80 novos designs de laptops de cerca de 20 fabricantes de equipamentos originais, oferecendo mundialmente alto desempenho para recursos de Inteligência Artificial (IA) em PCs com Copilot+. O Lunar Lake proporcionará experiências do Copilot+ - por exemplo, Recall - por meio de uma atualização, quando disponível. Com base no sucesso dos processadores Intel® Core™ Ultra e na chegada do Lunar Lake, a Intel comercializará mais de 40 milhões de processadores para PCs com IA este ano.

“Com excepcional eficiência energética, a confiável compatibilidade da arquitetura x86 e o catálogo mais amplo de ferramentas de software para CPU, GPU e NPU, vamos oferecer com Lunar Lake e Copilot+ a oferta conjunta de hardware e software para sistemas- cliente mais competitiva de nossa história.”

— Michelle Johnston Holthaus, vice-presidente executiva e gerente geral do grupo Client Computing da Intel

PCs com recursos de Inteligência Artificial possuem uma unidade central de processamento (CPU), uma unidade de processamento gráfico (GPU) e uma unidade de processamento neural (NPU), cada uma delas com capacidades específicas de aceleração de IA. A NPU é um acelerador especializado que trata tarefas de IA e aprendizado de máquina (Leaning Machine - ML) com eficiência diretamente no PC, em vez de enviar dados para serem processados na nuvem. PCs com IA são cada vez mais importantes diante da maior necessidade de automatizar, agilizar e otimizar tarefas no computador.

A expectativa é que o processador Lunar Lake seja revolucionário na arena dos PCs com recursos de IA, com desempenho em funções de IA três vezes maior em comparação com a geração anterior. Com mais de 40 teraoperações NPU por segundo (TOPS), a nova geração dos processadores da Intel vai fornecer os recursos necessários para que as experiências com Copilot+ possam cheguar ao mercado. Além da NPU de alto desempenho, o Lunar Lake também apresentará mais de 60 TOPS de GPU, somando mais de 100 TOPS como plataforma.

"O lançamento do Lunar Lake trará importantes melhorias em termos de segurança, duração da bateria e muito mais, graças à profunda parceria de coengenharia que mantemos com a Intel. Estamos entusiasmados para ver o Lunar Lake chegar ao mercado com mais de 40 TOPS NPU que proporcionarão experiências com Microsoft Copilot+ em escala quando disponíveis", afirma Pavan Davuluri, vice-presidente corporativo da área Windows + Devices da Microsoft.

Uma abordagem holística para IA exige uma robusta infraestrutura de ferramentas de software juntamente com inovação em hardware. Como parte do Programa de Aceleração para PCs com IA, a Intel trabalha com mais de 100 fornecedores independentes de software para aprimorar as experiências com para assistentes pessoais, efeitos de áudio, criação de conteúdo, jogos, segurança, streaming, colaboração em vídeo e mais.

Mais contexto: PCs com IA | Programa de Aceleração | Mais de 500 Modelos de IA executados de forma otimizada em processadores Intel Core Ultra

As letras miúdas:

O desempenho varia de acordo com tipo de uso, configuração e outros fatores. Saiba mais em intel.com/performanceindex.

 Todos os planos e roteiros de produtos estão sujeitos a alterações.

Os recursos de IA podem exigir aquisição, assinatura ou ativação de software de fornecedor de software ou plataforma ou podem ter requisitos específicos de configuração ou compatibilidade. Detalhes em www.intel.com/AIPC