Parceria da Intel com IOS e Dell Technologies já formou quase 900 pessoas

Programa IRTI da Intel destina quase R$ 700 mil para apoiar projeto que ajuda a inserir jovens e pessoas com deficiência no mercado de trabalho

A Intel está destinando para esse ano quase R$700 mil reais (US$125 mil dólares) na parceria com o Instituto da Oportunidade Social (IOS) e a Dell Technologies que tem como foco auxiliar a recolocação no mercado de trabalho. A parceria já está no terceiro ano e conta com 892 formados, dentre eles, jovens com idades entre 15 e 29 anos, professores e pessoas com deficiência. Desse total, 277 já conseguiram emprego, resultando em uma média de 49% de aumento na renda de suas famílias.

Os 125 mil dólares que a Intel está investindo na parceria são pela Iniciativa Tecnológica RISE da Intel (IRTI), programa que destina US$20 milhões de dólares globalmente para ações de saúde, educação e recuperação econômica. Programa é a evolução do PRTI (Iniciativa Tecnológica de Resposta à Pandemia), lançada em 2020 pela Intel, que contribuiu com US$50 milhões de dólares no combate ao impacto da COVID-19 no mundo – nessa nova etapa, a Iniciativa passa a fornecer uma estrutura de apoio mais ampla para o ecossistema.

No Brasil, dois projetos do InCor receberam o apoio do PRTI no total de US$500 mil e agora, Instituto da Oportunidade Social é o primeiro do país a receber apoio do IRTI. Qualquer cliente ou parceiro com um relacionamento existente com a Intel pode ser elegível para receber este financiamento.

“Um dos pilares do IRTI é justamente a educação e esse projeto, que visa dar mais conhecimento e oportunidades àqueles que possuem menor acesso ao mercado de trabalho, combina com a Intel que tem como um dos objetivos usar da tecnologia para diminuir a desigualdade social” explica a Gerente de Vendas e Marketing da Intel Brasil para a Dell Technologies e responsável por operar essa parceria do lado da Intel, Roberta Knijnik.

A parceria do Instituto da Oportunidade Social (IOS) com a Dell Technologies e a Intel, que inicialmente foi planejada para abrir 80 vagas semestrais em apenas dois locais de atendimento, hoje já opera com mais de 780 vagas anuais e, por conta da pandemia, os cursos passaram a ser totalmente online. Para isso, foram fornecidos 308 chips de internet 4G aos alunos para acesso à plataforma virtual de aulas e atividades nesses três anos de parceria.

Os cursos são gratuitos e o conteúdo é desenvolvido pelo IOS, com foco em tecnologia e administração. Uma das ex-alunas dos cursos que hoje está empregada pela Dell Technologies é a Engenheira de Software Camila Câmera, que conseguiu entrar no mercado de trabalho graças ao curso.

“O curso é um divisor de água para todo tipo de pessoa. Por ser totalmente acessível, eu tinha colegas de diferentes classes sociais, com e sem deficiência, e todos estavam fazendo as atividades e aprendendo juntos. Esse curso me deu um norte do que fazer da minha vida profissional e me ajudou a conseguir um emprego, tendo em vista o ensinamento sobre como funciona o mercado, prioridades para as empresas, entre outros aprendizados relevantes que irei levar para toda minha carreira.” conta Camila.

O IOS já formou mais de 40 mil alunos desde a sua criação há 23 anos e agora com essa parceria cada vez mais firme com a Dell Technologies e o apoio financeiro que chega pela Intel, Instituto espera ajudar os jovens a encontrarem seu espaço no mercado de trabalho, mesmo diante da crise.

“A parceria com a Dell Technologies e a Intel reforça a missão do IOS em preparar jovens talentos por meio dos nossos cursos gratuitos. Assim, é possível ampliar as possibilidades do ingresso dos alunos no mercado de trabalho, o que pode gerar um incremento significativo nas rendas de suas famílias”, destaca a superintendente do IOS, Kelly Lopes

Sobre o IOS
Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, desde 1998 o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. "Administração" e "Tecnologia" compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social), o IOS já formou mais de 40 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS - sua fundadora e principal mantenedora -, Dell, Microsoft e Zendesk. Juntam-se a este grupo empresas que realizam doações via Incentivo Fiscal, como a Arcos Dorados, BASF, Banco IRB, Brasilprev, Cielo, CTG, Clear Corretora, Hyundai, IBM, Instituto Center Norte, Isa CTEEP, Mattos Filho, Mercado Livre, Vale, entre outras. Mais informações no site do IOS (clique aqui)

Sobre a Dell
A Dell Technologies (NYSE: DELL) é uma família única de empresas que fornece a infraestrutura essencial que ajuda organizações e indivíduos a construírem seu futuro digital e transformar a maneira como trabalham, vivem e se divertem. A empresa fornece aos clientes o portfólio de tecnologias e serviços mais amplos e inovadores para a era dos dados.

Sobre a Intel
A Intel (Nasdaq: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, possibilitando o progresso global e tornando a vida mais rica. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar os clientes a enfrentarem seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência na nuvem, rede, borda e todo tipo de dispositivo de computação, liberamos o potencial dos dados para transformar os negócios e a sociedade para melhor. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.
© Intel Corporation. Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.

O conteúdo desta página é uma combinação de tradução humana e por computador do conteúdo original em inglês. Este conteúdo é fornecido para sua conveniência e apenas para informação geral, e não deve ser considerado completo ou exato. Se houver alguma contradição entre a versão em inglês desta página e a tradução, a versão em inglês prevalecerá e será a determinante. Exibir a versão em inglês desta página.