Pegatron, Intel Desenvolve uma Solução de rede 5G Portátil para os Socorristas de Emergência de Taiwan

A solução oferece baixa latência, comunicação de voz e vídeo multipartidário e streaming de vídeo de alta resolução para os bombeiros.

O que há de novo: No posto de bombeiros de Hsinchu, a cerca de uma hora de carro do centro de Taipei, Taiwan, os bombeiros estão usando uma nova solução de comunicação ao responder a desastres. A Pegatron, uma empresa líder em design e fabricação de eletrônicos, fez parceria com a Intel para projetar uma estação base de rede 5G portátil. A solução está agora em uso pela cidade dos socorristas de Hsinchu, que muitas vezes lutavam com a falta de conectividade em áreas remotas e regiões montanhosas.

"Esta solução 5G privada é um dos muitos exemplos de como a tecnologia pode salvar vidas, especialmente em áreas atingidas por desastres."

–Grace Wang, vice-presidente da Intel no Grupo de vendas, marketing e comunicações e gerente geral da Intel Taiwan

Como funciona: A solução é alimentada por um gerador portátil e é altamente móvel – é do tamanho de uma mala grande e pesa cerca de 18 kg. Ele se encaixa no porta-malas de um veículo e pode ser transportado como uma mochila, e implantada em minutos em qualquer terreno. Ela usa uma antena parabólica para estabelecer conectividade de rede de alta velocidade com satélites em sobrecarga.

Quando uma conexão de satélite backhaul é estabelecida, uma antena de rádio 5G estabelece uma rede 5G na vizinhança imediata capaz de fornecer até um gigabit por segundo de transferência disponível para até 32 dispositivos conectados. O sistema pode ser estendido para hospedar mais usuários com a adição de mais células 5G.

"Em um cenário de missão crítica, precisamos de comunicação eficiente. [Com] apenas um pequeno gerador, podemos energizar a base base 5G e fornecer uma solução de comunicação para o pessoal de resgate", diz Yang Wen-Kai, comandante do Gabinete de bombeiros da cidade de Hsinchu. Wen-Kai explicou que o terreno montanhoso de Taiwan cria um desafio único para seus bombeiros quando a infraestrutura de comunicações existente pode ser paralisada por paralisações de energia.

Que tecnologia é compatível com ela: O portátil 5G-in-a-box é equipado com uma constelação de hardware e software Intel. Ele também está conforme os padrões de 3GPP e ORAN (Open Radio Access Network) existentes. A co-engenharia começou no início de 2020 e, em Intel Vision de 2022, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, demonstrou um protótipo inicial em sua palestra de abertura sobre a evolução do renascimento digital.

Cada célula 5G inclui um processador Intel® Xeon® escalável e Intel-based Ethernet NIC. No lado do software, a arquitetura de referência Intel® FlexRAN™ para acesso sem fio permitiu que os engenheiros da Pegatron criam uma solução RAN nativa de nuvem escalável rica em recursos e pode ser executado em qualquer plataforma de telecomunicações baseada em nuvem aberta.

Como a Intel ajudou: O Intel Taiwan 5G Innovation Center (5GIC) forneceu espaço para engenheiros Intel e Pegatron para atender e colaborar. Fundada em 2022, a 5GIC oferece aos clientes e parceiros do ecossistema de Taiwan novos e existentes as ferramentas, recursos e conhecimentos corretos; as mais recentes soluções de tecnologia; e um local central para identificar, discutir e resolver problemas.

O que vem a seguir: a Pegatron está evoluindo a solução com tecnologia mais rápida, incluindo uma atualização que inclui processadores escaláveis Intel® Xeon® 4ª Geração com Intel® vRAN Boost. Esses processadores serão lançados no MWC Barcelona 2023. À medida que mais redes do mundo se transformam de hardware herdado de função fixa que é centralizado em um único local para RAN (vRAN) moderno e virtualizado, construído em plataformas programáveis, escaláveis e flexíveis definidas por software, a Intel está trazendo a liderança do 5G para a borda, onde esse poder de computação é mais necessário.

À medida que os investimentos em vRAN continuam a acelerar, centenas de parceiros do ecossistema estão padronizando em plataformas de computação Intel nativas da nuvem que oferecem mais capacidade de rede sem aumentar as contas de energia. Quase todas as implantações vRAN hoje são executados na Intel. Saiba mais sobre a liderança da Intel no espaço vRAN na próxima semana no Mobile World Congress, barcelona.

Por que isso importa: Esta rede 5G de baixa latência, alta velocidade e segurança oferece uma linha vital de vida para os bombeiros que operam em áreas montanhosas de Taiwan – geografia desafiadora que composição de cerca de 70% de Taiwan – onde as redes de celular podem ser danificadas e as opções de conectividade são limitadas.

Os bombeiros de Hsinchu começaram a usar a solução em outubro de 2022. Com o benefício da conectividade de rede de alta velocidade estabelecida, os bombeiros podem transmitir vídeos de alta resolução de áreas remotas para ajudar nos esforços de resposta a desastres. No passado, os bombeiros dependiam de walkie-talkies de longo alcance para suas necessidades de comunicação.

"A Intel oferece uma poderosa experiência em hardware, software e engenharia para nos ajudar a implementar uma infraestrutura 5G escalável e segura em um fator de forma portátil que habilita um sistema de rede de alívio de desastres de satélite orbital 5G confiável sendo adotado pelo Hsinchu City Fire Bureau", diz CY Feng, gerente geral, BG6 e Centro de desenvolvimento de produtos 5G para a Pegatron. "Esperamos continuar trabalhando com a Intel para fornecer computação 5G e liderança na borda para desenvolver ainda mais aplicações inovadoras."

Wang acrescentou: "À medida que a demanda mundial por soluções de rede privada de alta capacidade e baixa latência continuarem a crescer, continuaremos nossa jornada com clientes valiosos como a Pegatron para criar tecnologias que mudam o mundo que enriquecem a vida de cada pessoa na Terra".

O que vem a seguir: A Pegatron está trabalhando em uma versão atualizada da plataforma que contará com tecnologia mais avançada, uma pegada menor e um pacote mais leve. Outras redes 5G privadas escaláveis com base nesta tecnologia também estão sendo implantadas em Taiwan, incluindo a rede de transporte ferroviário de massa da Metro Taipei e na fábrica da Pegatron.

Mais contexto: Intel na MWC Barcelona 2023: ajudar os provedores de serviços de comunicação a acelerar sua jornada nativa na nuvem O futuro da RAN é virtualizado e aberto (Sachin Katti Editorial)

Histórias de parceiros Intel: Destaque do cliente Intel em Intel.comHistórias de parceiros na redação da Intel