Principais conclusões: Relatório sobre responsabilidade corporativa da Intel

O relatório anual da Intel destaca seus esforços de responsabilidade corporativa.

• 7 de maio de 2024

• Siga a Intel Newsroom nas redes sociais:

Hoje – pelo 30º ano consecutivo – a Intel divulgou seu Relatório de Responsabilidade Corporativa 2023-24, um relatório anual de esforços de responsabilidade corporativa que abrangem negócios, operações, cadeia de suprimentos e muito mais.

Ao analisar o relatório, os leitores encontrarão destaques do progresso da Intel no último ano.

Mais: Relatório de responsabilidade corporativa da Intel 2023-24 | Carta do CEO: Relatório CSR Intel 2023-24

Uma atualização rápida: há quatro anos, a Intel apresentou pela primeira vez suas metas e estratégia RISE (responsáveis, inclusivas, sustentáveis e habilitadas). Nela, a empresa estabeleceu um framework de uma década para um mundo que atende a esses quatro pilares, tudo possibilitado pela tecnologia Intel e a experiência e paixão de seus funcionários. Desde então, a Intel fez progressos significativos.

Aqui está uma visão do progresso feito em 2023 e no início de 2024:

R é de Responsável: A Intel continua a se concentrar em IA sustentável e responsável e práticas de negócios responsáveis da cadeia de suprimentos.

Não é segredo que IA é um assunto popular. E à medida que continua a evoluir, a Intel está garantindo que ela seja usada de forma responsável e sustentável. Em 2023, a Intel atualizou sua estratégia e princípios de IA responsáveis para refletir inovações recentes e riscos emergentes. A empresa também lançou seus primeiros currículos de ética aplicada de 16 semanas/64 horas por semana para IA e IA para currículos de cursos de Sustentabilidade para promover a educação de IA por meio do Programa IA para a Força de Trabalho Do Futuro, que foca em diversos alunos de instituições de ensino de empregabilidade — faculdades comunitárias e escolas profissionais, como exemplos — em todo o mundo.

As cadeias de suprimentos são complexas, com muitas peças móveis. O programa de responsabilidade dos fornecedores da Intel incorpora o respeito aos direitos humanos em toda a cadeia de suprimentos. Uma das metas da Intel para 2030 é garantir o respeito aos direitos humanos em 100% de seus fornecedores contratados e de alto risco. Em 2023, a Intel verificou que 25% desses fornecedores atenderam a essa expectativa por meio de auditorias e avaliações. A Intel também atualizou a linguagem de sua meta para 2030 de refletir o compromisso contínuo da empresa com os direitos humanos em relação a todos os fornecedores identificados de alto risco , não apenas aqueles dos níveis superiores da cadeia de fornecimento.

(Saiba mais sobre as metas de responsabilidade RISE da Intel a partir da página 40 do relatório.)

I é de Inclusão: A Intel continua a trabalhar para construir um ambiente de trabalho inclusivo onde os funcionários podem alcançar todo o seu potencial.

Diversidade, equidade e inclusão são fundamentais para impulsionar a inovação e proporcionar um forte crescimento empresarial. As metas da Intel para 2030 descrevem as ambições da empresa relacionadas à inclusão da força de trabalho e como a empresa pode aproveitar melhor a disponibilidade de talentos no mercado. Progredir nessas áreas leva tempo e intenção. No final de 2023, é aqui que estava a Intel:

• 25% das funções técnicas foram realizadas por mulheres, um aumento de 24,7% em 2022.
  • 2,4% da força de trabalho global da Intel e 5,3% dos funcionários dos EUA identificou como com deficiência. No final de 2022, essas métricas eram de 2,2% e 4,9%, respectivamente.
  • A representação negra/afro-americana em cargos seniores, diretores e executivos nos EUA foi de 3,22%, uma queda de 3,33% em 2022.
  • 19% dos cargos de liderança sênior em todo o mundo são ocupados por mulheres, um ligeiro aumento de 18,9% em 2022.

Em meio a um cenário econômico em mudança e mudanças no ecossistema de fornecedores da Intel, a Intel também alcançou US$ 1,6 bilhão em gastos anuais com diversos fornecedores, após uma alta recorde de US$ 2,2 bilhões em 2022. E a Intel está no caminho certo para cumprir seu marco de gastar US$ 500 milhões por ano com fornecedores de mulheres fora dos EUA até o final de 2025.

Em 2023, a Intel também escalou seus programas de capacitação digital, colaborando com 28 países, permitindo cerca de 24.000 instituições e treinando quase 6 milhões de pessoas em habilidades de IA para empregos atuais e futuros.

(Saiba mais sobre as metas de RISE inclusiva da Intel a partir da página 55 do relatório.)

O S é para Sustentável: A Intel combate as mudanças climáticas com economia de energia e água reforçada, progresso na redução de gases de efeito estufa, esforços para criar uma cadeia de fornecimento mais sustentável e tecnologia que permite que seus clientes e outros reduzam seu impacto ambiental.

A Intel se dedica a reduzir sua pegada ambiental, especialmente à medida que a organização cresce, em três áreas primárias: clima, água e resíduos.

• Clima: em 2023, a Intel alcançou 100% de eletricidade renovável para suas localizações nos EUA, Europa, Malásia, Vietnã e China e está se aproximando de 100% na Costa Rica. Isso leva o total global de eletricidade renovável da Intel para 99%. A empresa também teve uma redução de 43% nas emissões de gases de efeito estufa de Âmbito 1 e 2 a partir de sua linha de base de 2019. Desde 2021, as ações dos fornecedores para reduzir as emissões de gases de efeito estufa resultaram em cerca de 9% de evasão de emissões na cadeia de suprimentos da Intel.
  • Água: a Intel conservou aproximadamente 10,2 bilhões de litros de água e permitiu a restauração de 3,1 bilhões de litros por meio de projetos de revitalização em bacias hidrográficas em 2023. As localizações da Intel nos EUA, Costa Rica, México e Índia alcançaram saldo positivo de revitalização de água em 2023. A Intel espera economizar e restaurar um total de 13,5 bilhões de litros de água em 2024, e a empresa está no caminho certo para atingir sua meta de conservação de água até 2030.
  • Resíduos: até o final de 2023, a Intel enviou 6% de seus resíduos para aterros sanitários e implementou estratégias circulares (upcycling) para aproximadamente 63% de seus resíduos de fabricação (76.000 toneladas). Apesar do aumento dos resíduos de construção em 2023, o desperdício total diminuiu a partir de 2022.

A Intel também está comprometida em projetar a sustentabilidade em seus produtos, plataformas, software e serviços para criar computação mais sustentável. Uma das metas da Intel para 2030 é aumentar em 10 vezes a eficiência energética dos processadores de clientes e servidores. A Intel está no caminho certo para atingir esse objetivo, graças em parte aos núcleos com eficiência energética nos processadores para portáteis Intel® Core™ da 13ª Geração da Intel, Intel® Core™ para desktop da 14ª Geração, Intel® Core™ Ultra móveis e processadores escaláveis Intel® Xeon® da 5ª Geração.

(Saiba mais sobre as metas de RISE sustentável da Intel a partir da página 71 do relatório.)

E é para Enable (Habilitar): A Intel cria um mundo melhor por meio da potência da tecnologia e habilitando a próxima geração do mundo digital.

A Fundação Intel e os funcionários da Intel continuam a impressionar com seus atos de serviço e doações.

Os funcionários foram voluntários mais de 1 milhão de horas em 2023 , contribuindo para um acumulado de 3,8 milhões de horas de serviço em direção à meta de 10 milhões de horas da Intel em 2030. E, desde sua criação em 1988, a Fundação Intel contribuiu com US$ 819 milhões para comunidades locais e populações sub-atendidas por meio de programas e iniciativas STEM.

A Intel também está trabalhando com o Projeto N50 , uma organização dedicada a acelerar a adoção digital e o enriquecimento da comunidade por meio de aplicativos inovadores, design de redes e modelos de negócios, para ajudar a capacitar mais 3 bilhões de pessoas a participarem do mundo digital. Por meio da Intel RISE Technology Initiative (IRTI), a Intel investiu cumulativamente em 370 projetos de tecnologia em 42 países desde 2020, abordando saúde e ciências da vida, educação, recuperação econômica, equidade social e direitos humanos, acessibilidade e sustentabilidade.

(Saiba mais sobre as metas de Habilitação da RISE da Intel a partir da página 94 do relatório.)