Construindo um futuro eficiente e de alto desempenho para nossos clientes de data center

Apresentamos os novos processadores Xeon ultra eficientes e de alta densidade da Intel criados para a nuvem.

Lisa Spelman

Vice-Presidente Corporativa, Gerente Geral do Grupo Xeon and Memor

Como você ouviu de Pat Gelsinger e Sandra Rivera hoje, a Intel está embarcando em um novo caminho ousado que expande nossa liderança de data center ao longo de todas as cargas de trabalho, oferece computação ultra eficiente para nossos clientes e habilitará o futuro do data center do nosso setor. Oferecer aos nossos clientes a capacidade de aproveitar a liderança de desempenho por watt e por núcleo, com uma plataforma Xeon unificada, é algo que somente a Intel pode oferecer. É essa combinação incomparável de recursos e nosso ecossistema de software subjacente que alimenta a maioria dos data centers do mundo hoje.

Hoje estamos compartilhando que as gerações futuras do Intel® Xeon® terão um novo roteiro dual-track de produtos baseados em Performance-core e Efficient-core, passando de duas plataformas otimizadas para uma plataforma comum e definitiva do setor. Esse novo caminho maximizará o desempenho por watt, os recursos do segmento e a competitividade geral da Intel no setor. A primeira geração desses produtos, chamados de Sierra Forest, é uma CPU Xeon Efficient-core (E-core) que está sendo desenvolvida em paralelo com nosso já conhecido Xeon Performance-core (P-core), Granite Rapids.

Mas como chegamos aqui?

Nos últimos dois anos, em estreita parceria com nossos clientes, trabalhamos arduamente para examinar nossos ativos estratégicos das perspectivas de hardware e software. Temos executado inúmeros testes e projeções de desempenho em diferentes opções arquitetônicas. Esse esforço incansável nos rendeu frutos, pois forneceremos desempenho de liderança nos principais pontos de design da plataforma Xeon.

Como parte desse trabalho, também estamos vendo os clientes adotarem uma variedade de abordagens quando se trata de otimizar sua infraestrutura. Alguns estão otimizando para áreas de trabalho que se beneficiam de alto desempenho por núcleo e baixa latência, como banco de dados, IA e cargas de trabalho HPC. Outros estão focados em maximizar o desempenho por watt para dar suporte a um número crescente de cargas de trabalho densas e tolerantes à latência que são principalmente tarefas paralelas por natureza, como serviços da Web de front-end e análise de dados.

Sabendo disso, vamos nos aprofundar no motivo pelo qual a adição de uma linha de produtos Xeon baseada em E-core é um grande negócio para a Intel, nossos clientes e o setor. Os núcleos eletrônicos foram projetados especificamente para fornecer desempenho de throughput eficiente e de alta densidade que suporta implantações nativas da nuvem. Com vários núcleos E encaixando-se no espaço físico ocupado por um núcleo P, somos capazes de fornecer maior densidade no nível do soquete e rack.

Embora estejamos introduzindo uma nova arquitetura central em nossa linha de produtos da plataforma Xeon, tivemos a intenção de garantir que ela permanecesse compatível com o vasto ecossistema da plataforma Xeon que existe hoje. Mas esses processadores de próxima geração compartilharão mais do que apenas plataforma, software e BIOS. Dentro do pacote de CPU, vamos desacoplar as funções core e uncore em “compute tiles” e “I/O tiles”, sendo que os tiles de E/S são comuns entre produtos baseados em P-core e E-core, permitindo um subsistema comum I/O a ser usado.

Isso reduz a complexidade tanto para a Intel quanto para nossos clientes que estão construindo e validando sistemas. Além disso, a interconexão usada entre os núcleos e os controladores de memória é a mesma. A beleza disso é que, simplesmente trocando um bloco de computação, nossos clientes obtêm um portfólio expandido de benefícios de um único investimento em plataforma.

Sierra Forest e nosso futuro roteiro E-core Xeon são uma inovação empolgante para nós e para a indústria. Combinados com o restante de nosso futuro roteiro Xeon, os avanços da tecnologia de produtos, plataformas e embalagens da Intel liberarão a capacidade de nossos clientes de moldar futuras arquiteturas baseadas em nuvem.

Essa plataforma única ajudará a moldar os data centers do futuro para serem mais sustentáveis e focados nas demandas de trabalho - e chegará a você em 2024 em nosso próprio processador Intel 3.

Fique atento para atualizações adicionais sobre esta nova e empolgante linha de produtos nos próximos meses.

Lisa Spelman é vice-presidente corporativa e gerente geral do Grupo Xeon and Memory da Intel Corporation.

Declarações com foco no futuro

Declarações neste editorial que se referem a planos ou expectativas futuras são declarações prospectivas. Declarações que se referem ou se baseiam em estimativas, previsões, projeções, eventos ou suposições incertas, incluindo declarações relativas a produtos e tecnologia futuros e a disponibilidade e benefícios de tais produtos e tecnologia, inclusive no que diz respeito ao nosso roteiro de produtos de data center; oportunidade de mercado; e tendências antecipadas em nossos negócios ou mercados relevantes para eles, também identificam declarações prospectivas. Essas declarações são baseadas nas expectativas atuais e envolvem muitos riscos e incertezas que podem causar resultados reais materialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos em tais declarações. Para obter mais informações sobre os fatores que podem fazer com que os resultados reais diferam materialmente, consulte nossa liberação de resultados mais recente e nossos depósitos da SEC em www.intc.com. A Intel não se compromete, e se isenta expressamente de qualquer dever, de atualizar qualquer declaração feita neste documento, exceto na medida em que a divulgação possa ser exigida por lei.