Alinhando os esforços de sustentabilidade em toda a cadeia de valor de semicondutores

Mais de 140 organizações participaram da edição inaugural do Intel Sustainability Summit para reduzir a pegada ambiental do setor e trabalhar em direção a um futuro de computação mais sustentável.

• 27 de março de 2024

O mundo funciona com semicondutores. Para atender à crescente demanda esperada para continuar nos futuros anos, a Intel Foundry está investindo pesado em inovação tecnológica e expansão de capacidade, permitindo uma cadeia de fornecimento resiliente, confiável e mais sustentável para nossos clientes em todo o mundo. Quando se trata de sustentabilidade, o setor de semicondutores fez um bom progresso, mas mais precisa ser feito para alcançar nossas metas climáticas coletivas até 2050. O impulso pela redução global de emissões e a pesquisa para a química verde estão em pontos cruciais, exigindo mais colaboração e práticas padronizadas em toda a cadeia de valor de semicondutores para alcançar um futuro de gases de efeito estufa zero líquido (GHG).

Na semana passada, a Intel, a Siemens, a Cisco e outros patrocinadores, incluindo a Micron, a Accenture e a Air Liquide, convocaram mais de 140 organizações — corporações, academia, governo, organizações não governamentais (ONGs), grupos e outras — para a edição inaugural do Intel Sustainability Summit. O objetivo era unir esforços para reduzir nosso impacto ambiental, incluindo a transição para químicas sustentáveis, padronizando metodologias de pegada de carbono e desenvolvendo roteiros complementares zero líquidos. As organizações participantes representaram mais de 7 milhões de funcionários globalmente e US$ 3,2 trilhões em receita anual, sublinhando o potencial impacto da cadeia de valor. Com base em relatórios públicos, cerca de 40% das empresas representadas fizeram compromissos líquido zero, mas apenas 15% publicaram planos de ação de transição climática. Atingir emissões líquidas zero exige que todas as empresas da cadeia de valor participem. Trabalhando em conjunto, os participantes traçaram planos para avançar o setor, com 90% dos entrevistados na pesquisa no local se comprometendo a desenvolver um roteiro líquido zero em todo o setor até 2025.

Como diz o ditado: "Se você não pode medi-lo, você não pode melhorá-lo." Melhorar a transparência dos dados e a consistência de medição é fundamental para acompanhar o progresso. Para impulsionar um alinhamento adicional em toda a cadeia de valor para as emissões do Escopo 1, 2 e 3, a Intel suporta o atributo do produto ao algoritmo de impacto (PAIA) — uma colaboração de 18 empresas, incluindo a Intel — que visa simplificar as metodologias e cálculos de pegada de carbono do produto. A Intel também apoia os esforços do setor para promover o relatório público de emissões de gases de efeito estufa em alinhamento com o protocolo GHG através da organização de CDP. Isso inclui o alinhamento com as orientações de gases de efeito estufa de Escopo 3, Categoria 1, do Semiconductor Climate Consortium para caracterizar as emissões a montante. Além disso, a Intel encorajou os participantes a aprofundar a ação em colaborações como a Responsible Business Alliance, o grupo de trabalho de gases de efeito estufa da Semiconductor Industry Association, os fluxos de trabalho do Semiconductor Climate Consortium, o programa Catalyze da Energy Collaborative and Schneider Electric, um acelerador de energia renovável do setor. A sustentabilidade é um "esporte em equipe" onde a colaboração na tática dos jogos é essencial, por isso encorajamos que todas as empresas participantes do Sustainability Summit estivessem engajadas ou demonstrassem interesse em se envolver em uma ou mais dessas colaborações.

O anúncio da semana passada pela administração Biden de fornecer à Intel até US$ 8,5 bilhões em financiamento direto sob a Chips and Science Act (Lei dos Chips e Ciência, em tradução livre), combinado com os planos anunciados anteriormente da Intel para investir mais de US$ 100 bilhões nos EUA em cinco anos, é uma grande demonstração do poder coletivo dos setores públicos e privados que trabalham juntos. Com a esmagadora maioria dos consumidores preocupada com o futuro do nosso planeta1, a Intel está comprometida em se tornar a foundry mais sustentável do setor e apoiar outros a se tornarem mais sustentáveis. E com a liderança vem a responsabilidade. Encontrar alternativas viáveis para substituir produtos químicos que o setor vem utilizando nos últimos 40 anos é um compromisso significativo, mas crucial para a redução de emissões e para garantir um fornecimento resiliente. Embora tenham sido feitos progressos, a Intel instou a indústria e nossos fornecedores a acelerar a substituição de substâncias perfluoroalkyl e polifluoroalkyl (PFAS, em inglês) restantes, desenvolvendo roadmaps, engajando-se em conjuntos da indústria e investindo em pesquisas.

Embora objetivos ousados como alcançar 100% de eletricidade renovável, água líquida positiva, sem resíduos para aterros até 2030, e esforços ambiciosos para fazer a transição para alternativas PFAS e alcançar zero de emissões de GHG possam parecer audaciosos, estamos fora de um bom começo como indústria. Acredito fortemente que juntos podemos cumprir nossos compromissos e ajudar a proteger o planeta para as gerações futuras.

Keyvan Esfarjani é vice-presidente executivo, diretor de operações globais e gerente geral da Foundry Manufacturing and Supply Chain na Intel Corporation.