Semicondutores comandam o mundo

A Intel continuará seu papel principal na "Era de Ouro dos Semicondutores" e na criação de uma indústria global interconectada.

Por Pat Gelsinger

CEO da Intel

O mundo funciona com semicondutores.

Mais de uma década depois que Marc Andreessen declarou que "o software está comendo o mundo", entramos em uma era onde a confluência de software e hardware guia o caminho de como funciona a humanidade. O mundo inteiro está se tornando digital, pois a tecnologia é cada vez mais central para todos os aspectos da existência humana.

A rápida evolução da nuvem, redes de dados e smartphones transformou indústrias e sociedades em todo o mundo. A tecnologia de semicondutores é fundamental para todas essas evoluções — desenvolvida e implantada de forma econômica em grande escala.

A pandemia "colocou fogo" nessa transformação digital. Cronogramas e planos de registro foram destruídos; a necessidade obrigou que a inovação de produtos digitais. Os semicondutores alimentaram a capacidade da sociedade de trabalhar remotamente, manter-se conectados com amigos e familiares, oferecer educação online e fornecer cuidados de saúde aprimorados. Eles permitiram o rápido rastreamento de pesquisas científicas, incluindo o intrincado e molecular mapeamento do novo vírus SARS COVID-19.

Mais: Vantagem de Software da Intel, Decodificado (Greg Lavender Editorial) | Liderando em IA: Uma Abordagem Holística que é Exclusivamente Intel (Sandra Rivera Editorial) | Definindo e Liderando a Borda (Nick McKeown Editorial) | Intel Investor Day 2022 (Kit de Imprensa) | Baixe uma versão em PDF deste editorial

Indústrias críticas, incluindo a de educação, finanças, fabricação, médica, transportes e a bélica estão sendo transformadas pelo poder dos semicondutores, que continuam avançando em ritmo tórrido. Tudo isso levou a uma demanda sem precedentes por chips, mais aguda pela interrupção em nossa cadeia de suprimentos global.

Estamos no Precipício de um Renascimento Digital

Está claro que os semicondutores são a espinha dorsal da economia global, essencial para manter nossas vidas no "novo normal". O que isso significa para a indústria de semicondutores?

O mercado para essa tecnologia, que agora está impulsionando quase todas as transformações da indústria, ultrapassou US$ 500 bilhões pela primeira vez em 2021, de acordo com o Gartner. Até o final desta década se prevê que dobre para US$ 1 trilhão, à medida que a demanda insaciável por poder computacional cresça. Acreditamos que a receita na vanguarda - para os nodes mais avançados do processo de silício, onde vejo a maior necessidade - crescerá muito mais rápido. Na verdade, vejo alguns que seguem crescendo em um quinto da taxa de crescimento dos nodes líderes.

À nossa frente está uma oportunidade única em uma geração – tanto para a Intel quanto para a indústria de semicondutores – para alimentar a transformação à medida que cada empresa se torna uma empresa de tecnologia. Em um cenário de tremenda mudança, estou confiante de que a Intel pode ser a empresa líder mundial em semicondutores e estabelecer um curso para uma nova era de inovação e liderança tecnológica.

Inaugurando a Era da Lei de Super Moore

Semicondutores avançados estão permitindo novos níveis de realização humana graças ao que eu chamo de "superpotências tecnológicas", que por sua vez estão desencadeando uma explosão na demanda por semicondutores.

1. A computação onipresente permite que os humanos interajam com as faces da tecnologia em constante mudança em todos os lugares.
  2. A infraestrutura da nuvem para a borda (cloud-to-edge) fornece uma solução escalável para processar a infinidade de dados, ao mesmo tempo em que atende às demandas dos aplicativos por menor latência e maior largura de banda.
  3. A conectividade generalizada permite que a tecnologia se comunique com todos e tudo.
  4. A IA traz inteligência para tudo isso e continuará inspirando todas as formas de computação, através de ferramentas e tecnologias escaláveis e amigáveis ao desenvolvedor.

Desde nossa fundação, a Intel prosperou na busca incessante de invenção e inovação de semicondutores, como descrito pela Lei de Moore. Ele forneceu a espinha dorsal tecnológica por trás do maior período de inovação humana e criação de riqueza da história — e ainda estamos bem no meio dela.

Essas "superpotências" aumentam exponencialmente a necessidade mundial de computação em uma proporção inversa de tamanho a potência. Essa é a Lei de Moore em poucas palavras.

A demanda é por soluções de menor latência, maior densidade, mais eficientes em termos de energia e em escala de zetta. Isso exigirá investimentos significativos em P&D de novos projetos de transistores, ferramentas ultravioletas extremas (EUV, na sigla em inglês), embalagens avançadas e fabricação de precisão para a Era Angstrom de semicondutores. Como administradores da Lei de Moore, esperamos dobrar a curva a um ritmo tórrido.

Estou orgulhoso do progresso que a equipe Intel está fazendo no entrega de tecnologias de silício de próxima geração. Temos uma abundância de invenções e soluções em materiais, estruturas transistores e topologias de circuitos para que possamos continuar a entregar os imperativos de desempenho, energia e custo para gerações de avanço de semicondutores em escala.

Além disso, tecnologias avançadas de embalagem como o EMIB da Intel e o Foveros inauguram uma nova era na fabricação de chips, expandindo o que você pode projetar em um único chip para o que você pode misturar e combinar em sistemas flexíveis em pacotes.

Um grupo seleto está conduzindo a vanguarda — incluindo a Intel

Os imperativos para que indústrias inteiras passem de atraso para os principais nódulos permanecem em vigor. Olhe para a indústria automotiva, por exemplo, que está passando por uma transformação profunda e visível. À medida que os veículos se tornam mais inteligentes, eficientes e mais seguros do que nunca – habilitados pelo silício –, a indústria deve se afastar de sua extrema dependência de nodes atrasados, para uma tecnologia mais moderna, onde problemas na cadeia de suprimentos podem ser resolvidos através de expansões de capacidade. Até o final da década, esperamos que a necessidade de semicondutores em veículos premium aumente cinco vezes, com a receita de silício automotivo quase dobrando para US$ 115 bilhões. Vemos dinâmicas semelhantes na área de saúde, varejo, bancos, viagens e outros – onde as forças da digitalização estão impulsionando mudanças radicais e disruptivas.

Aplicações usadas em todos os setores — como gráficos e jogos, redes e processamento de dados — precisarão de maior desempenho, melhor eficiência e menor potência. Essas melhorias exigem inovação que só existe na borda. Um futuro onde podemos fornecer um petaflop de poder computacional e um petabyte de dados dentro de um milissegundo de cada humano no planeta está ao alcance.

À medida que entramos na segunda metade da década, espera-se que o número de wafers de litografia avançada produzidos a cada ano dobre e continue a crescer. Ao sairmos da década, mais de 40% da receita de semicondutores virá desses principais nodes. Pouquíssimas empresas serão capazes de dar o salto para a litografia euv e entregar sucessivas lideranças. A Intel é uma delas.

A capacidade é 'Fazer ou Quebrar'

A escassez de chips em todo o setor, sem precedentes, destaca a necessidade de mais capacidade de fabricação de semicondutores e uma cadeia de suprimentos mais diversificada, segura e geograficamente equilibrada. Quando nossa indústria pode fornecer em escala global, reduzimos o risco de falhas adicionais da cadeia de fornecimento de silício e aumentamos a resiliência de nossa infraestrutura tecnológica global.

Mesmo que nossa indústria trabalhe incansavelmente para garantir capacidade suficiente de wafer semicondutores para atender à demanda projetada, prevemos que o aperto de oferta permaneça pelo menos até 2023 com maior intensidade de curto prazo para nodes tecnológicos mais antigos e equipamentos fab. A situação vai melhorar à medida que mais fabs começarem a entrar on-line da Intel e outros do setor na segunda metade desta década, cumprindo a esperada duplicação da demanda e a necessidade de migrar para os nódulos mais modernos.

Mas não são apenas wafers que são constrangidos. O renascimento digital tem colocado uma tremenda pressão sobre as cadeias de suprimentos em todo o mundo, sejam módulos Wi-Fi, substratos, painéis ou outros componentes críticos. Todo o ecossistema de suprimentos precisa se intensificar para garantir que nenhum gargalo individual limite o crescimento para a indústria. É por isso que estamos impulsionando uma abordagem colaborativa para cima e para baixo em nossa cadeia de suprimentos, não apenas com nossos fornecedores, mas também com seus fornecedores – e com nossos clientes.

À medida que olhamos para o futuro, nossos investimentos em capacidade de ponta nos EUA e na Europa são direcionados diretamente para a próxima onda de inovações possibilitadas pelos quatro superpoderes, como parte de nossa estratégia IDM 2.0. No mês passado, anunciamos o investimento de mais de US$ 20 bilhões na construção de duas novas fábricas de chips de ponta em Ohio, o novo coração do Silício nos EUA. O investimento abre toda uma região para ajudar a impulsionar a produção para atender à crescente demanda por semicondutores avançados, alimentando uma nova geração de produtos inovadores da Intel. Isso ajudará a construir uma cadeia de suprimentos mais resiliente e garantirá acesso confiável a semicondutores avançados nos anos seguintes.

Apenas juntos podemos marcar uma nova era de inovação

Faz pouco mais de meio século desde que os semicondutores começaram a ser enviados comercialmente. Hoje, eles são a base para a maior parte da inovação mundial e o mercado para a tecnologia deve crescer para US$ 650 bilhões este ano. No entanto, estamos apenas no início do que acreditamos ser uma "Era de Ouro dos Semicondutores". Assim como era verdade em sua criação, a Intel continuará a desempenhar um papel de liderança nesta próxima época de semicondutores e na criação de uma indústria global interconectada.

Faremos isso, como prometemos, através de um ecossistema aberto, que acredito que libera poder maior do que qualquer entidade. Só juntos podemos garantir que a tecnologia, que é inerentemente neutra, seja usada como força para o bem. A Intel está redobrando nosso profundo legado em plataformas abertas, com a intenção específica de permitir a inovação e acelerar nosso futuro compartilhado.

Temos a profundidade e amplitude do silício inteligente, plataforma, software, arquitetura, design, fabricação e escala que nossos clientes precisam para capitalizar essas oportunidades e alimentar a próxima geração de inovações. Estamos firmes em nosso compromisso de continuar a fornecer a base tecnológica necessária para avançar neste renascimento digital.

Avançamos em um ritmo tórrido com nosso propósito no coração de tudo o que fazemos - criando tecnologia que muda o mundo que melhora a vida de cada pessoa no planeta.

Pat Gelsinger é diretor executivo da Intel Corporation e atua em seu conselho administrativo.

Declarações com foco no futuro

As declarações neste documento que se referem a planos ou expectativas futuras são declarações prospectivas. Declarações que se referem ou se baseiam em estimativas, previsões, projeções, eventos ou suposições incertas, incluindo declarações relacionadas a produtos e tecnologia futuros e a disponibilidade e benefícios de tais produtos e tecnologia, oportunidade de mercado e tendências antecipadas em nossos negócios ou mercados relevantes para eles, também identificam declarações prospectivas. Essas declarações são baseadas nas expectativas atuais e envolvem muitos riscos e incertezas que podem causar resultados reais materialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos em tais declarações. Para obter mais informações sobre os fatores que podem fazer com que os resultados reais diferam materialmente, consulte nossa liberação de resultados mais recente e nossos depósitos da SEC em www.intc.com. A Intel não se compromete, e se isenta expressamente de qualquer dever, de atualizar qualquer declaração feita neste documento, exceto na medida em que a divulgação possa ser exigida por lei.