Por que o 5G é muito mais do que smartphone

O próximo aplicativo matador para 5G abrirá as portas da inovação para as empresas.

Por Nick McKeown

Vice-Presidente Sênior e Senior Fellow da Intel; Gerente Geral, Network and Edge Group

A razão pela qual seu smartphone pode se transformar de temporizador para cozinhar ovos para tradutor de idiomas em tempo real e depois em jogo de realidade aumentada é porque é um pedaço de vidro programável. Suas ideias mais loucas podem se tornar "um aplicativo para isso".

De toda a infraestrutura moderna de computação que ajudam a tornar seu telefone um dispositivo tão rico e capaz — data centers em nuvem, internet, redes celulares e edge computing — ainda há uma parte que ainda não é totalmente programável, e ainda não aberta para as ideias mais selvagens. Essa é a própria rede.

O motivo? Quando a internet decolou nas décadas de 1990 e 2000, ela ficou atolada com muitos padrões, regulamentações e uma indústria de rede investida um pouco demais no status quo. Se calcificou, quando era para ter sido aberta e simples, rápida e ágil - e se moveu num ritmo ritmo lento. Com certeza ficou mais rápido; mas como seu comportamento estava preso aos padrões e ao silício, era difícil torná-lo mais confiável, mais seguro e mais útil.

Mais: Intel na MWC Barcelona 2022

Por mais de 15 anos, eu tive um desejo ardentede consertar isso, melhorar a internet, torná-la mais rápida e fazê-la evoluir mais rapidamente. E quando digo internet, quero dizer networking amplamente definido: em nossas casas, nas redes de celulares, no Wi-Fi, nas empresas, na internet pública, bem como dentro de data centers em nuvem.

Antes de entrar para a Intel no ano passado, esse desejo me levou a me tornar professor em Stanford e começar uma série de empresas de networking de sucesso. Meu objetivo sempre foi desafiar a indústria de rede a pensar mais em termos de software para impulsionar a infraestrutura.

No passado, todas as funções das redes eram bloqueadas e determinadas por padrões e fabricantes de equipamentos que tinham muito pouco incentivo para mudar. O pensamento era que essa era a única maneira que as redes tinham para alcançar o desempenho, o custo e a eficiência energética desejadas.

Mas esse não é mais o caso.

Um exemplo é a vida no Japão agora. Um estudo recente de redes 5G descobriu que os provedores com as velocidades de download mais rápidas - mais de 40% mais rápidas do que qualquer outra - estavam em uma rede construída pela Rakuten, um cliente da Intel. (A rede virtualizada da Rakuten é executada em processadores Intel® Xeon® usando nosso software FlexRAN.)

O que é notável sobre isso é que a Rakuten Mobile não é uma empresa de telecomunicações — é uma empresa de comércio eletrônico e serviços de internet com 1,5 bilhão de membros globais. Mas a Rakuten foi capaz de construir uma rede 5G com software na mesma infraestrutura que usa para oferecer suas dezenas de serviços online.

Muitas empresas com data centers do tamanho de um armazém — Google, Amazon, Facebook e Microsoft, por exemplo — também estão mudando para redes programáveis. Mas, nesses casos, o impulso é a necessidade de mais velocidade, ao mesmo tempo em que oferece a flexibilidade que a programação traz.

Vamos insistir neste desejo por velocidade. Se você fosse cortar uma linha vertical pelos Estados Unidos e, em seguida, olhar para todo o tráfego público de internet passando da esquerda para a direita e da direita para a esquerda - chamado de largura de banda de biseção da internet, essencialmente quanta capacidade a internet tem cruzando os Estados Unidos - isso seria menos do que a quantidade de tráfego passando entre algumas centenas de servidores dentro de um data center moderno, que muitas vezes contém dezenas de milhares ou centenas de milhares de servidores dentro. A escala é enorme (por isso essas empresas muitas vezes são conhecidas como "hiperescalares").

Se uma dessas empresas quer um data center mais rápido, mais confiável e mais seguro do que seus concorrentes, não pode simplesmente comprar a mesma velha caixa de rede de funções fixas. Para introduzir novas ideias e diferenciar-se de sua concorrência, cada um precisará programar seus próprios dispositivos.

A próxima escolha natural é pegar os chips que forem fixos, tornando-os programáveis e permitindo essa diferenciação. Estive envolvido no desenvolvimento de chips de rede exatamente por isso. Observei na última década, como as empresas querem mais controle sobre como os pacotes individuais são processados, eles farão coisas interessantes, inovadoras, às vezes selvagens, que eu nunca teria pensado - que seus concorrentes não pensariam. Hoje, as redes dentro de diferentes data centers funcionam de diferentes maneiras, pois introduzem seu próprio "molho" secreto para obter uma vantagem sobre a concorrência.

Se você recuar um pouco, todo o sistema - os computadores, o armazenamento, a rede - está se tornando um grande sistema distribuído que você pode programar para fazer exatamente o que você quer.

Nosso trabalho na Intel é fornecer aos nossos clientes, especialmente seus desenvolvedores de software, as melhores plataformas programáveis do mundo. À medida que essa infraestrutura se move para software em nuvem, através da internet e redes 5G, e todo o caminho até a borda inteligente, nosso trabalho é tornar o mais fácil possível desenvolver suas novas ideias em nosso hardware.

Ao levantar funções previamente cozidas em hardware em software, nossos clientes e desenvolvedores podem melhorá-las mais rápido do que nunca. Porque se ele é cozido em hardware, em silício de função fixa, então a inovação não só se move mais lentamente, mas também se limita à imaginação daqueles que estão construindo o hardware.

No entanto, se você movê-lo para software, então você consegue abri-lo para uma população muito maior, um universo de desenvolvedores que podem então trazer suas ideias criativas e experimentá-las. Além disso, você entregou as chaves daqueles que constroem hardware, para aqueles que possuem e operam grandes sistemas em rede para viver. Só eles sabem como operar em tal escala; só eles podem escrever o software para determinar como seus sistemas devem funcionar.

À medida que a última peça do tecido de computação do mundo finalmente vai se tornando programável, tudo vai mudando junto - ela vai abrindo as portas para uma quantidade enorme de inovação.

Por exemplo, meu colega Raja Koduri recentemente pontuou que o metaverso pode ser a próxima grande plataforma em computação depois da web mundial e do mobile. Para realizar essa visão, precisamos de ordens de magnitude mais poderosas capacidade de computação e comunicação, acessíveis em latências muito mais baixas através de uma infinidade de fatores de forma de dispositivos. Tudo isso é muito mais alcançável com uma infraestrutura mais compostável e programável.

Uma infraestrutura totalmente programável também levará a uma distribuição mais ampla da inteligência. Por exemplo, ela aproxima a capacidade de processar dados de onde esses dados são produzidos ou consumidos, ou do que chamamos de borda.

Nossos clientes já estão implantando muitas inferências de IA em suas instalações na borda da rede, onde analisam o vídeo à medida que são transmitidos das câmeras, para monitorar inventários, medir o tráfego de pedestres e identificar anomalias de fabricação. O uso da inferência, que já é grande, crescerá rapidamente e veremos uma transformação maciça em fábricas, lojas de varejo e hospitais. À medida que a inferência de IA cresce, os desenvolvedores exigirão modelos de programação abertos, para que possam direcionar suas novas aplicações criativas para qualquer alvo que desejarem, sem serem bloqueados por uma única solução. Por essa razão, estamos vendo um rápido crescimento em nossa plataforma de inferência OpenVINO™ muito bem sucedida. Junte isso com 5G e vemos isso como o próximo aplicativo matador.

Mal posso esperar para ver que novas ideias podem surgir a seguir. Especialmente as ideias mais selvagens.

Nick McKeown é vice-presidente sênior e gerente geral do Network and Edge Group (NEX) na Intel Corporation.

Avisos e isenções de responsabilidade

O desempenho varia de acordo com o uso, a configuração e outros fatores. Saiba mais em www.Intel.com/PerformanceIndex.

Os resultados de desempenho são baseados em testes realizados nas datas especificadas nas configurações e podem não incluir todas as atualizações disponíveis publicamente. Consulte o fabricante para obter os detalhes de configuração. Nenhum produto ou componente pode ser totalmente seguro.

Nenhum produto ou componente pode ser totalmente seguro. Os seus custos e resultados podem variar.

A Intel não controla ou audita dados de terceiros. Você deve consultar outras fontes para avaliar a precisão.

Todos os planos de produto e roteiros estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.