Inteligência artificial no varejo

A IA no setor de varejo significa melhores experiências, previsão precisa e gerenciamento de estoque automatizado.

Visão geral da IA no varejo:

  • A IA está permitindo que os sistemas de varejo trabalhem juntos para otimizar as experiências do cliente, previsões, gerenciamento de estoque e muito mais.

  • As tecnologias de IA, como a visão computacional, trazem inteligência em tempo quase real para lojas físicas. Esses mesmos dados, quando analisados na nuvem, podem fornecer perspectivas comerciais adicionais.

  • As tecnologias Intel® permitem uma ampla gama de recursos de IA, incluindo anúncios publicitários inteligentes, prateleiras inteligentes, quiosques de corredor sem fim, controle de estoque aprimorado e auto-checkout inteligente.

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Para competir hoje, os varejistas devem responder a seus clientes como nunca, ao mesmo tempo em que eliminam o desperdício e as ineficiências de suas operações. Os dados podem ser obtidos, mas entender o grande volume deles exige muita inteligência.

A transformação digital no varejo significa mais do que conectar coisas. Trata-se de converter dados em insights que informam ações que impulsionam melhores resultados empresariais. A IA no varejo — incluindo aprendizado de máquina e aprendizado profundo — é fundamental para gerar essas percepções. Para os varejistas, isso leva a experiências incríveis para o cliente, oportunidades de aumentar a receita, inovação rápida e operações inteligentes — tudo isso ajuda a diferenciá-lo de seus concorrentes.

Muitos varejistas já estão usando IA em alguma parte de suas operações. Você pode usar IA no software CRM para automatizar atividades de marketing ou análises preditivas para identificar quais clientes provavelmente comprarão determinados produtos. A nuvem permite que cargas de trabalho de IA que exigem que volumes de dados de muitas fontes diferentes sejam armazenados e processados. Alguns exemplos de cargas de trabalho de varejo na nuvem são aprendizado de máquina de previsão de demanda e recomendações de produtos on-line.

Mas executar a IA na própria loja oferece vantagens. A computação de borda no varejo atua como um catalisador de percepções, agregando e transformando grandes volumes de dados brutos em inteligência valiosa e acionável. Imagine robôs nos estoques que reabastecem automaticamente as prateleiras; sinalização digital que se adapta ao público; e sensores que rastreiam os padrões de tráfego do cliente para informar oportunidades de venda cruzada e aumento de vendas.

Um tipo especial de aprendizado profundo de IA no varejo, conhecido como visão computacional, está ganhando força em lojas físicas. A visão computacional “vê” e interpreta dados visuais, dando-lhe olhos onde você precisa. E está abrindo as portas para novos casos de uso de varejo em experiência do cliente, previsão de demanda, gerenciamento de estoque e muito mais.

Experiências dos clientes que são convenientes e pessoais

Seja uma pequena butique ou uma superloja multinacional, os varejistas trabalham duro para criar experiências de compras que são convenientes, personalizadas e agradáveis. Os clientes devem ser capazes de encontrar rapidamente o que estão procurando, obter ajuda quando precisarem e fazer o check-out rapidamente. A IA simplifica essas atividades para ajudar a criar experiências mais satisfatórias para o cliente.

Por exemplo, os compradores podem estar preocupados em pegar germes dos sistemas de ponto de venda (POS). Mas e se eles pudessem fazer o check-out sem tocar em nada? A visão computacional possibilita “ver” com precisão os itens no carrinho de um cliente.

A sinalização digital incorporada à visão computacional também pode medir o envolvimento do cliente e veicular publicidade em tempo real que fala com o público.

Da borda do varejo à nuvem, a IA significa mais oportunidades para personalizar experiências. Um sistema de POS captura dados sobre o que foi comprado que são usados para gerar novas recomendações de produtos para um determinado cliente. A sinalização digital coleta dados sobre quais tipos de clientes estão comprando e quando, para que o setor de merchandising possa tomar melhores decisões sobre as promoções de produtos. Tudo isso leva a uma segmentação e experiências mais precisas que são adaptadas aos padrões e preferências de um cliente.

Previsão de demanda e merchandising

Quanto mais você entender os comportamentos e tendências do cliente, melhor poderá atender à demanda e apresentar os melhores produtos possíveis. A IA ajuda os varejistas a melhorar a previsão de demanda, tomar decisões de preços e otimizar a colocação de produtos. Como resultado, os clientes se conectam com os produtos certos, no local certo, no momento certo. A análise preditiva pode ajudá-lo a encomendar a quantidade certa de estoque para que as lojas não acabem com muito ou pouco estoque. A IA também pode rastrear dados de canais on-line, informando melhores estratégias de e-commerce.

Novos tipos de IA na borda do varejo ajudam você a reconhecer a intenção do cliente e otimizar a jornada do comprador consequentemente. Um exemplo é o mapeamento de calor na loja. A combinação de câmeras e visão computacional revela quais produtos são retirados, quais são devolvidos e para onde o cliente vai depois de sair da prateleira. Você pode usar essa inteligência para criar experiências que promovam o engajamento com os produtos e ajudem os compradores a saber mais.

A receita de vendas no varejo é uma métrica-chave de desempenho, mas uma análise aprofundada do fraco desempenho das vendas é rara. Ao combinar análises de visão com dados de transações, é possível obter percepções sobre o desempenho de vendas durante períodos de alto e baixo tráfego para cada loja.

Gerenciamento automatizado de estoque

Manter um inventário preciso é um grande desafio para os varejistas. Ao conectar mais partes de suas operações e aplicar a IA, os varejistas obtêm uma visão abrangente das lojas, compradores e produtos para ajudar no gerenciamento de estoque.

As tecnologias de varejo responsivas da Intel possibilitam coletar e processar informações de sensores, câmeras e outras fontes. Projetada para unir ilhas de tecnologia e eliminar silos de dados, esta plataforma oferece suporte a sensores e software de terceiros diversos.

Outro tipo de gerenciamento de inventário de IA usa prateleiras inteligentes para identificar rapidamente itens fora de estoque e erros de preços. Os robôs de inventário podem alertar a equipe sobre estoque baixo ou itens extraviados para inventários mais atualizados. E os sistemas de check-out habilitados para visão computacional podem ajudar a mitigar a perda de produtos em tempo real. Como resultado, os varejistas podem administrar as lojas com mais eficiência e liberar tempo dos associados para se concentrarem em melhorar a experiência de compra.

A Intel trabalha com o ecossistema de varejo para fornecer soluções integradas com IA que resolvem problemas reais.

Tecnologias Intel® e plataformas para IA no varejo

As tecnologias Intel® permitem uma série de casos de uso empolgantes e emergentes para análise e IA no varejo:

  • Os anúncios gráficos inteligentes usam a inferência de IA para entender o envolvimento e o interesse do cliente. O conteúdo pode ser adaptado ao público em tempo real.
  • As prateleiras inteligentes verificam instantaneamente a disponibilidade do produto para que os itens possam ser reabastecidos rapidamente.
  • Os quiosques de corredor sem fim permitem que os clientes vejam mais produtos disponíveis em outros locais. Também oferecem oportunidades de vendas cruzadas e vendas superiores.
  • Os sistemas inteligentes de autoatendimento aceitam cartões de fidelidade, cupons e transações via celular. A análise de vídeo integrada identifica produtos quando um código de barras está ausente ou ilegível.
  • Uma nova classe de soluções de varejo, como quiosques sem toque que reconhecem fala e gestos, e robôs de serviço que interagem com os clientes e ajudam os compradores a minimizar o contato com pessoas e objetos.

Na Intel, trabalhamos com inovadores no ecossistema de varejo para fornecer soluções integradas com tecnologia de IA que podem ser implantadas de forma rápida e econômica. Essas soluções de parceiros aplicam nossa ampla gama de recursos de IA, desde visão computacional na borda até aprendizado de máquina na nuvem. Para encontrar soluções pré-validades por meio do ecossistema de parceiros da Intel, explore o Intel® Solutions Marketplace.

Além disso, nossa plataforma Intel® Edge Insights for Retail reúne dados de toda a borda do varejo, definindo o palco para experiências hiperconvenientes e envolventes, e operações aprimoradas.

Além disso, a Intel está liderando a Iniciativa de varejo aberto (ORI) para incentivar um ecossistema de componentes intercambiáveis e soluções de varejo acessíveis. Nosso objetivo é acelerar a implantação de soluções de varejo por meio de uma estrutura comum e aberta e facilitar o uso de IA e análise por parte dos varejistas.

O varejo funciona muito bem com a IA

Ao adicionar recursos de IA à borda e à nuvem, a Intel e nosso ecossistema de parceiros estão ajudando os varejistas a transformar seus dados em novas perspectivas poderosas. Essas soluções centradas em dados resultam em experiências altamente personalizadas e recomendações de produtos, previsões precisas, eficiência de inventário e negócios mais inteligentes em geral.