O que é o Intel® Data Center Manager?

O Intel Data Center Manager oferece gerenciamento e monitoramento térmicos e de energia para servidores, racks e grupos de servidores dos data centers. Os fornecedores de console de gerenciamento (ISVs) e os integradores de sistemas (SIs) podem integrar o Intel Data Center Manager ao seu console ou aos aplicativos de linha de comando para oferecer recursos de gerenciamento de energia de grande valor para as organizações de TI.

Meus sistemas estão em um ambiente compartilhado. Como o Intel DCM pode me ajudar?

Ele fornece informações importantes sobre energia e temperatura. Um assinante de localização compartilhada pode ser usado para garantir que o SLA seja cumprido. Fornece alertas e percepções sobre erros ambientais e de hardware.

Qual sistema operacional é compatível com o Intel® Data Center Manager?

  • Windows Server* 2003 R2 edição x86 e x64
  • Windows Server 2008 edição x86 e x64
  • Red Hat Enterprise Linux 5 (RHEL5) Server* edição x86 e x64
  • Novell SUSE Linux Enterprise Server 10* (SLES 10) edição x86 e x64
  • Windows Server 2012 edição x86 e x64

Instalei duas versões do Intel® Data Center Manager em um ambiente em cluster, onde todos os arquivos e pastas são compartilhados com Network File System (NFS), mas não consigo abrir a UI de referência.

Não recomendamos a instalação de dois pacotes do Intel Data Center Manager em um ambiente em cluster, principalmente no ambiente em que a pasta principal é compartilhada por NFS em todos os servidores gerenciados. Se quiser instalar o Intel Data Center Manager em um ambiente desse tipo, certifique-se de que o diretório principal não seja compartilhado.

Durante a instalação do Intel® Data Center Manager, ativei as configurações de Transport Layer Security (TLS) e, agora, não consigo abrir a UI de referência. Por que isso acontece?

Para ativar as configurações de TLS, certifique-se de definir a configuração de TLS correta e de salvar a configuração usando o formato necessário conforme exigido pela TLS. Em seguida, você precisa abrir a UI de referência com a URL: https://localhost:8643/DataCenterManager, onde D, C e M são iniciais maiúsculas.

Instalei o pacote do Intel® Data Center Manager com êxito no sistema operacional Linux*, mas quando tento abrir a UI de referência do Intel Data Center Manager localmente com a URL: http://localhost:8688/DataCenterManager, o processo sempre falha.

Para esse problema, certifique-se de configurar as seguintes etapas como segue:

  • O firewall foi desativado ou o Intel Data Center Manager foi adicionado à lista de permissões do firewall
  • O SELinux* foi desativado, ou o Intel Data Center Manager foi adicionado à lista de permissões do SELinux
  • Não há configuração proxy no navegador Firefox*
  • O nome do computador foi agrupado com o localhost no arquivo de configuração do host
  • O plug-in do Flash Player* foi instalado com êxito
  • Se o nome do computador for localhost, certifique-se de que não exista nenhum outro computador na rede com esse mesmo nome (localhost)

Quanto tento instalar o Intel® Data Center Manager no sistema operacional Cent 5.5* x64 Edition, durante a instalação ocorre um erro: "Erro ao carregar as bibliotecas compartilhadas: libxml2.so.2. Não é possível abrir o arquivo de objeto compartilhado porque o arquivo ou diretório não existe." e a instalação falha.

Oficialmente, a instalação do Intel Data Center Manager não é compatível com esse sistema operacional. Quanto ao problema em si, ele ocorre porque o sistema operacional Cent não contém o arquivo de biblioteca libxml2.so.2, que é uma das dependências do Intel Data Center Manager. Sugerimos instalar esse arquivo em primeiro lugar e depois instalar o Intel Data Center Manager.

Instalei o pacote do Intel® Data Center Manager com êxito no sistema operacional Windows*, mas quando tento abrir a UI de referência do Intel Data Center Manager localmente com a URL: http://localhost:8688/DataCenterManager, o processo sempre falha.

Nesse caso, certifique-se de configurar as seguintes etapas como segue:

  • O firewall foi desativado ou o Intel Data Center Manager foi adicionado à lista de permissões do firewall
  • O Flash Player foi instalado com êxito

Como posso abrir remotamente a IU de referência do Intel® Data Center Manager?

Por padrão, o Intel Data Center Manager usa o nome do computador para fazer a identificação na rede. Portanto, se não houver um DNS na rede, para abrir a UI de referência do Intel Data Center Manager remotamente, é possível usar o endereço IP do servidor do Intel Data Center Manager como a URL: http://DCMserverIPAddress:8688/DataCenterManager. Antes de abrir a URL, mude o arquivo settings.xml, que se encontra na pasta de instalação do Intel Data Center Manager, como, por exemplo:

  • C:\Program Files\Intel\DataCenterManager\external\apache-tomcat\webapps\DataCenterManager\Settings.xml
  • No sistema operacional Linux: /opt/Intel/DataCenterManager/external/apache-tomcat/webapps/DataCenterManager/Settings.xml

Nesse arquivo, mude o nome do computador para o endereço IP relevante. Há quatro locais que precisam ser alterados no arquivo. Depois de modificar esse arquivo e de salvar as mudanças, reinicie os serviços do Intel Data Center Manager. Acesse remotamente a UI de referência do Intel Data Center Manager inserindo o endereço da URL acima.

Alterei o nome do computador depois que instalei o Intel® Data Center Manager com sucesso. Agora não consigo abrir a UI de referência mesmo que eu reinicialize os serviços do Intel Data Center Manager.

Isso ocorre porque depois que o Intel Data Center Manager for instalado, o nome do computador será arquivado em um arquivo config do banco de dados do Intel Data Center Manager. Quando o nome do computador é alterado, o arquivo de configuração não corresponde ao novo nome do computador. As etapas para resolver esse caso são:

  1. Mude o nome do computador de volta ao nome original
  2. Desinstale o pacote do Intel Data Center Manager
  3. Mude o nome do computador para o novo nome
  4. Reinstale o Intel Data Center Manager

Quando adiciono um servidor gerenciado à hierarquia do Intel® Data Center Manager, ocorre o erro: "Terminal de detecção do servidor gerenciado com erro: o servidor gerenciado não pode ser acessado." Por que isso acontece?

Esse erro é causado principalmente por uma sessão de Intelligent Platform Management Interface (IPMI) que não foi configurada. Certifique-se de que o endereço IP do controlador de gerenciamento da placa base (BMC) esteja correto e possa ser acessado pelo servidor do Intel Data Center Manager por meio da rede; além disso, certifique-se de que o BMC do servidor gerenciado esteja habilitado para acesso à LAN.

Quando adiciono um servidor gerenciado à hierarquia do Intel® Data Center Manager, ocorre o erro: "Terminal de detecção do servidor gerenciado com erro: "A resposta falhou com o código de erro: (17). Nenhum conjunto de algarismos corresponde aos algoritmos de segurança propostos." Por que isso acontece?

Esse erro deve-se principalmente à configuração de privilégio do conjunto de cifras do canal da LAN do BMC, que não é compatível com o requisito do Intel Data Center Manager a seguir.

O Intel® DCM: Energy Director exige que um dos primeiros quatro conjuntos de algarismos do canal de LAN do BMC, o conjunto de algarismos de 0-3, tenham o privilégio ADMIN. Tente usar a IPMItool para alterar as configurações de privilégio do conjunto de cifras do canal LAN do BMC e depois tente adicioná-las ao Intel Data Center Manager novamente.

Quando adiciono um servidor gerenciado à hierarquia do Intel® Data Center Manager, ocorre o erro: "Terminal de detecção do servidor gerenciado com erro: A resposta falhou com o código de erro: (13). Nome não autorizado." Por que isso acontece?

Esse erro ocorre principalmente porque você inseriu um usuário não existente do BMC, ou porque o usuário inserido do BMC não está habilitado. Use a IPMItool para verificar as informações do usuário do BMC e habilitar o usuário correto do Intel Data Center Manager e depois tente adicionar o servidor gerenciado novamente ao Intel Data Center Manager.

Quando adiciono um servidor gerenciado à hierarquia do Intel® Data Center Manager, ocorre o erro: "Terminal de detecção do servidor gerenciado com erro: A resposta falhou com o erro: A verificação de autenticação da senha do usuário falhou (verificação RAKP 2) (17)." Por que isso acontece?

Esse erro ocorre principalmente porque a verificação da autenticação não pode ser realizada. Você pode ter inserido a senha incorreta. Se esqueceu sua senha, use a IPMItool para redefini-la; depois, tente adicioná-la novamente ao Intel Data Center Manager.

Quando adiciono um servidor gerenciado à hierarquia do Intel® Data Center Manager, ocorre o erro: "Terminal de detecção do servidor gerenciado com erro. A resposta falhou com o erro: O nível (4) definido de privilégio da sessão falhou: (0x81). O nível solicitado excede o limite de privilégios do usuário ou canal." Por que isso acontece?

Esse erro ocorre principalmente porque o usuário do BMC inserido não tem privilégios ADMIN. O Intel Data Center Manager que solicitou o nome de usuário do BMC usado para comunicação tem privilégios ADMIN. Use a IPMItool para verificar as informações do usuário do BMC e mudar o usuário relevante para o nível de privilégios ADMIN; depois, tente adicioná-lo novamente ao Intel Data Center Manager.

Quando adiciono um servidor gerenciado à hierarquia do Intel® Data Center Manager, acredito ter configurado corretamente o BMC do servidor gerenciado, inclusive o conjunto de algarismos, os privilégios do usuário e a senha, mas mesmo assim não consigo adicionar o servidor gerenciado ao Intel Data Center Manager.

  • Certifique-se de ter escolhido o nome correto do conector ao adicionar o servidor gerenciado
  • Verifique se o endereço IP do BMC pode ser acessado pela IPMI
  • Se você adicionar um servidor gerenciado do Gerenciador de nós, certifique-se de que a plataforma desse servidor seja uma plataforma habilitada para o Gerenciador de nós, que a função ME tenha sido habilitada no BIOS (para algumas plataformas), que o registro de dados de sensor (SDR) do BMC já contenha a lista de SDR de OEM do Gerenciador de nós e que o Gerenciador de nós possa ser acessado por meio do comando bruto da IPMI

Adicionei com sucesso o servidor gerenciado à hierarquia do Intel® Data Center Manager com o objetivo de verificar o Intel Data Center Manager. Também quero usar o comando bruto da IPMI para operar o gerenciador de nós diretamente. Como localizo o endereço auxiliar e o número do canal do gerenciador de nós?

Existem duas maneiras de fazer isso:

  • Usando a IPMItool, descarte o arquivo de SDR, encontre o SDR de OEM do gerenciador de nós (57 01 00 0D) e obtenha o endereço auxiliar e o número de canal do gerenciador de nós a partir da lista de SDRs de OEM do gerenciador de nós.
  • Abra a UI de referência do Intel Data Center Manager, mude o nível do registro para rastrear o <nível de registro da opção Global da configuração> e adicione o servidor gerenciado ou faça uma nova detecção do servidor gerenciado. Depois de adicionar com êxito o servidor gerenciado, abra o arquivo de log do Intel Data Center Manager (na pasta de instalação do Intel Data Center Manager), encontre a cadeia que contém "Encontrado SDR de Descoberta da tecnologia Intel Node Manager. rsAddr=??, targetChannelNum=?.” O rsAddr é o endereço I2C do Node Manager e targetChannelNum é o canal de destino.

Adicionei com sucesso o nó do servidor à hierarquia do Intel® Data Center Manager, mas as leituras de energia não estão disponíveis há muito tempo.

  1. Inicie a função para obter uma leitura de energia (clique no botão de retomada do monitoramento no canto superior da UI de referência).
  2. Aguarde de 3 a 6 minutos após retomar o monitoramento da energia.
  3. Certifique-se de que sua hora local tenha sido sincronizada com a hora do servidor do Intel Data Center Manager.
  4. Certifique-se de que o BMC do nó do servidor esteja on-line e possa ser alcançado por meio do servidor do Intel Data Center Manager.

Se o problema persistir, use o comando bruto da IPMItool para acessar o gerenciador de nós e verificar o seu funcionamento.

Tenho uma plataforma HP com sistema iLO 2*. Posso usar o Intel® Data Center Manager para gerenciar esse servidor gerenciado?

O Intel Data Center Manager pode gerenciar ou monitorar servidores HP com sistemas iLO 2 ou iLO 3. Para gerenciar a plataforma com sistema iLO 2:

  • Atualize o firmware do servidor HP para a versão mais recente.
  • Adicione o servidor gerenciado à hierarquia do Intel Data Center Manager com o nome do conector Interface de capacidade de gerenciamento do data center.
  • Se quiser fazer a limitação de energia na plataforma HP, é necessário ativar a licença do HP iLO 2. Após a ativação, os servidores gerenciados precisam ser desligados, religados e redescobertos para trabalhar com o Intel Data Center Manager em nivelamento de energia.

Adicionei com sucesso o nó do servidor à hierarquia do Intel® Data Center Manager com o objetivo de verificar o Intel Data Center Manager. Também quero usar o comando bruto da IPMI para operar o gerenciador de nós diretamente. Como descubro o endereço auxiliar e o número do canal do gerenciador de nós?

Existem duas maneiras de fazer isso:

  • Usando a IPMItool, descarte o arquivo de SDR, encontre o SDR de OEM do gerenciador de nós (57 01 00 0D) e obtenha o endereço auxiliar e o número de canal do gerenciador de nós a partir da lista de SDRs de OEM do gerenciador de nós.
  • Abra a UI de referência do Intel Data Center Manager, altere o nível de registro para rastrear <nível de registro da opção Global da configuração> e adicione o nó ou redescubra o nó. Depois de adicionar o nó com êxito, abra o arquivo de log do Intel Data Center Manager (na pasta de instalação do Intel Data Center Manager) e encontre a linha que contém "Encontrado SDR de Descoberta de NM. rsAddr=??, targetChannelNum=?”. O rsAddr é o endereço I2C do Node Manager e targetChannelNum é o canal de destino.

Adicionei um servidor gerenciado à hierarquia do Intel® Data Center Manager e posso monitorar a leitura de energia com sucesso, mas quando configuro a política de energia, parece que nada acontece.

  • Verifique se o recurso aprimorado da Intel SpeedStep® Technology foi habilitado no BIOS.
  • Certifique-se de que o sistema operacional do servidor gerenciado seja compatível com ACPI 3.0 (ou mais recente) e que o serviço de ACPI do sistema operacional do servidor gerenciado já tenha sido inicializado de modo padrão. Os sistemas operacionais mais comuns (Windows* 2003, Windows 2008, RHEL* 5, SUSE* 10, SUSE11, etc.) já suportam ACPI 3.0. Se desejar obter mais informações sobre ACPI, visite http://www.acpi.info.
  • Certifique-se de que o sistema operacional do servidor gerenciado seja compatível com ACPI 3.1 (ou mais recente) e que o serviço de ACPI do sistema operacional do servidor gerenciado já tenha sido inicializado.
  • Se o servidor gerenciado não tiver uma carga de trabalho ativa e permanecer ocioso, a leitura de energia pode ser precisa, mas pode não mudar até que o servidor gerenciado fique ativo novamente.

Em minha IU de referência do Intel® Data Center Manager, sempre é exibida uma mensagem de erro: "Falha ao inscrever evento predefinido...” O que isso significa?

Isso significa que o evento predefinido do Intel Data Center Manager não pode ser inscrito no servidor gerenciado de destino. Os eventos predefinidos não serão exibidos ao serem acionados, principalmente porque não existem seletores de registros de eventos do sistema (SEL) disponíveis do BMC para que o Intel Data Center Manager inscreva os eventos predefinidos. Para resolver isso, verifique se há seletores de SEL livres no BMC do servidor gerenciado.

Adicionei um servidor gerenciado à hierarquia do Intel® Data Center Manager. No entanto, quando desejo importar a hierarquia original do Intel Data Center Manager na versão atual do Intel Data Center Manager, a importação sempre falha.

Se deseja importar uma hierarquia do Intel Data Center Manager, verifique se não há entidades ou grupos de servidores gerenciados na UI do Intel Data Center Manager. Você precisará excluir todas as entidades existentes antes de importar outra hierarquia do Intel Data Center Manager. De modo padrão, isso evitará o conflito.

Importei a hierarquia antiga do Intel® Data Center Manager para minha UI de referência do Intel Data Center Manager atual e retomei o monitoramento de energia, mas não consigo obter as leituras de energia. Se adicionar os servidores gerenciados manualmente, consigo obter as leituras de energia. Por quê?

Por questões de segurança, ao exportar a hierarquia, a senha do BMC do servidor gerenciado não foi exportada. Isso significa que, após a importação, a senha do BMC será inexistente, a verificação de autenticação apresentará falha e não será possível obter as leituras de energia. Nesse caso, dois métodos podem ser considerados:

  • Importe a hierarquia para a UI de referência do Intel Data Center Manager, mude a propriedade dos servidores gerenciados, adicione a senha do BMC manualmente e execute a nova detecção.
  • Edite o arquivo XML da hierarquia, preencha o campo de propriedade BMC_PASSWORD para os servidores gerenciados relevantes e importe o novo arquivo XML de hierarquia modificado.

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