Quick Checks to Improve or Fix Wi-Fi Connection Issues

Documentação

Solução de problemas

000005493

26/03/2021

O que você está vendo?
Problemas de conexão Wi-Fi.

Por que você está vendo isso?
Problemas de desempenho de Wi-Fi e conexão Wi-Fi podem ocorrer devido a uma série de motivos. Alguns exemplos desses incluem a versão desatualizada ou incorreta do driver, configuração de rede não ideal ou incorreta, configurações do adaptador sem fio, configuração de AP/roteador ou problemas de interferência.

Como corrigi-lo.
Siga as etapas abaixo para solucionar o problema:

Clique em ou no tópico para obter detalhes:

Driver

O seu driver está atualizado?

Você não precisa atualizar para a versão mais recente, a menos que tenha problemas. Você pode resolver muitos problemas atualizando um driver desa atualizado.

Para atualizar o driver e o software do seu adaptador sem fio Intel®:

Nota

O fabricante do seu computador pode ter personalizado drivers e software para habilitar ou modificar recursos, ou para melhorar o funcionamento do seu computador.
Entre em contato com o fabricante para obter as atualizações mais recentes e informações de suporte técnico.
Se você não mais tiver suporte de driver do fabricante do seu computador, você pode fazer o download de drivers genéricos da Intel.

Rede Wi-Fi

O rádio Wi-Fi está?

Se o seu computador não vir nenhuma rede Wi-Fi, verifique se o rádio Wi-Fi está.
Selecione o seu sistema operacional:

Windows® 10Selecione o ícone de redeUser-added imagena bandeja de tarefas, no canto inferior direito da tela. Clique no botão Wi-Fi para ligar.
Windows 8.1*Selecione o ícone de rede na bandeja de tarefas, na parte inferior direita da tela. Clique na barra deslizante em Wi-Fi para a ligar.
User-added image
Windows 7*Pressione simultaneamenteWindowsEXChaves. Ou clique com o botão direito no ícone de energia na bandeja de tarefas, na parte inferior direita da tela, para iniciar oCentro de mobilidade do Windows.
SelecioneLigue a rede sem fiose a rede sem fio estiver desligada.
User-added image
O adaptador Wi-Fi está habilitado?

Vá para Iniciar > Painel de Controle > Rede e Internet > Conexõesde rede e clique com o botão direito no adaptador. Se a desabilitação for exibida como uma opção de configuração, isso significa que o adaptador está habilitado.

User-added image

Roteador ap ou de banda larga

O ponto de acesso sem fio (PA) ou o roteador de banda larga Wi-Fi estão funcionando?

Verifique se o seu sistema pode se conectar à sua rede e à Internet. Você pode usar outros dispositivos Wi-Fi, como um smartphone ou tablet, para verificar se o PA sem fio ou o roteador de banda larga está funcionando. Entre em contato com seu fornecedor do ponto de acesso ou com o provedor de serviços de Internet para assistência.

O adaptador de rede foi detectado?

Se você receber uma mensagem de erro ao iniciar ou ao iniciar o logotipo, consulte possíveis problemas e requisitos regulatórios.

Interferência

Como você verifica as fontes de interferência local?

Verifique se há fontes de interferência, especialmente se estiver usando adaptadores Wi-Fi IEEE* 802.11 que trabalham no espectro de 2,4 GHz. Possíveis fontes de interferência incluem:

  • Telefones sem fio que operam no espectro de 5 GHz
  • Fornos de microondas
  • Dispositivos habilitados para a tecnologia Bluetooth®
Como você identifica interferência ou disputa de outras redes Wi-Fi?

Certifique-se de que o canal que o seu roteador de acesso ou rede sem fio está usando não está sobreposto ou em uso por outro ponto de acesso próximo.

  • Ferramentas de software, como MetaGeek inSSIDer*, ajudam você a selecionar o melhor canal para o seu ponto de acesso ou o roteador sem fio.
  • Ao usar a banda de 2,4 GHz, use apenas os canais 1, 6 ou 11.
  • Ao usar a banda de 5 GHz, use os canais 36, 40, 44 ou 48.
Como desativa a seleção automática do canal?

Alguns pontos de acesso ou roteadores sem fio tentam selecionar automaticamente o melhor canal a ser usado. A seleção automática pode ocorrer na inicialização ou durante a operação normal. Se você estiver tendo desconectações aleatórias da rede, tente o seguinte:

  • Desabilite a configuração AUTO e selecione manualmente um canal.
  • Ferramentas de software, como MetaGeek inSSIDer*, ajudam você a selecionar o melhor canal para o seu ponto de acesso ou o roteador sem fio.
  • Ao usar a banda de 2,4 GHz, use apenas os canais 1, 6 ou 11.

Configurações

Como você verifica e ajusta as configurações de gerenciamento de energia? Como essas configurações podem causar possíveis problemas de conexão?

A configuração de gerenciamento de energia ou PSP (Power Save Polling) permite selecionar um equilíbrio entre o consumo de energia e o desempenho do adaptador Wi-Fi. Consulte Configuração do Gerenciamento de Energia do Adaptador de Rede Sem Fio para saber como alterar a configuração.
Você pode ter problemas de conexão com um Ponto de Acesso Wi-Fi (PA) que não suporta o recurso PSP. Consulte Enquete sobre economia de energia causas problemas de conexão com pontos de acesso para obter detalhes.

NotaA redução da configuração de gerenciamento de energia pode fazer com que a bateria seja descarregada mais rapidamente quando não está conectada a uma fonte de alimentação.
Como você verifica as configurações de roaming?

Verifique se a configuração da propriedade do adaptador para agressividade de roaming não está no mínimo ou no máximo. Saiba como configurar as configurações do adaptador.

Quais são as configurações recomendadas para 802.11n?

Revise as configurações recomendadas para conectividade 802.11n. Isso inclui o uso da segurança WPA2-AES e 5 GHz. Se você estiver usando 2,4 GHz, nós recomendamos canais estreitos.
 

NotaNós recomendamos o uso de ligação de canal na banda de 5 GHz. A ligação de canal é útil devido ao limitado não sobreposição de canais disponíveis na banda de 2,4 GHz.
Quais são as configurações recomendadas de 802.11ac?

Consulte as configurações recomendadas para conectividade 802.11ac.

Se você testou todas as sugestões de solução de problemas acima e ainda está com problemas de conexão Wi-Fi, entre em contato com o fabricante do seu sistema ou clique em Entrar em contato com o suporte abaixo para encontrar as opções de suporte para a sua região. Esteja pronto para explicar os passos que você tentou.

Tópicos relacionados
Corrigir problemas de conexão de rede no Windows 10
Como acessar e configurar configurações avançadas do adaptador Wi-Fi
Perguntas frequentes sobre adaptadores de rede sem fio Intel®
Configurações recomendadas para conectividade 802.11ac
Faça download do driver mais recente para o seu adaptador de® sem fio Intel
Suporte para usuários de Linux