Perguntas frequentes sobre a temperatura dos processadores Intel®

Documentação

Documentação e informações do produto

000005597

16/03/2020

Clique em ou no tópico para obter detalhes:

O que é a temperatura máxima da Tjunction?

A Tjunction max é a temperatura máxima da junção térmica que um processador permitirá antes do uso dos mecanismos de controle térmico internos para reduzir a potência e limitar a temperatura. A ativação do sistema de controle térmico do processador pode causar perda de desempenho, pois o processador normalmente reduz a frequência e a potência para evitar o superaquecimento. O objetivo para um montador de sistemas ou um usuário final (DIY) é projetar uma configuração de plataforma que mantenha o processador abaixo do limite máximo da Tjunction durante cargas de trabalho pesadas para maximizar o desempenho do sistema. 

O benefício para um usuário é que muitos utilitários de terceiros podem monitorar o sensor térmico digital (DTS) do processador para ver se o sistema está se aproximando da temperatura máxima da Tjunction sem quaisquer testes destrutivos. Recomendamos que os usuários finais pesquisem as informações na página de especificações do produto (ark.intel.com) para ajudá-los na montagem do sistema. Os fabricantes de design original devem consultar a documentação do acordo de não divulgação (NDA) disponível para obter detalhes completos.

O que é a temperatura máxima da Tcase?

A Tcase max é medida caracterizando um processador com soquete com um dissipador de calor integrado (IHS) para operação dentro de um sistema montado. Esta especificação é definida para garantir que o processador não exceda sua temperatura de funcionamento, desde que o sistema seja capaz de fornecer resfriamento adequado para manter o topo do IHS nesta temperatura. Isso é direcionado principalmente para fabricantes de sistemas para avaliar seu design de sistema.

O meu processador pode ser danificado pelo superaquecimento?

É pouco provável que um processador se danifique com o superaquecimento devido às salvaguardas operacionais instaladas. Os processadores têm dois modos de proteção térmica: a desaceleração térmica e o desligamento automático. Quando um núcleo exceder a temperatura limite definida, ele reduzirá a potência para manter um nível de temperatura seguro. A temperatura de desaceleração térmica pode variar dependendo do processador e das configurações do BIOS. Se o processador não for capaz de manter uma temperatura de operação segura através de ações de limitação, ele desligará automaticamente para evitar danos permanentes. 

A Intel fornece faixas de temperatura para cada processador?

Nós não fornecemos faixas de temperatura para cada processador, pois podem variar. Os processadores possuem proteção interna para evitar temperaturas excessivas. As faixas operacionais abaixo dos pontos de proteção dependem muito da configuração do sistema e da carga de trabalho. Você pode encontrar as especificações térmicas para processadores específicos na documentação técnica dos processadores Intel® Core™.

Como posso verificar a Tjunction max ou a Tcase max para o meu processador?

Execute o seguinte procedimento:

  1. Acesse nossa página de informações de especificações de produto.
  2. Digite o número do processador Intel® na caixa de pesquisa. Consulte Como identificar o meu processador Intel®. Consulte como identificar o meu processador Intel®.
  3. Abra a página do processador, clique em Especificações do Encapsulamento.
  4. Procure o valor para Tjunction ou Tcase.
É ruim se meu processador se aproximar com frequência ou atingir a temperatura máxima?

Não necessariamente. Muitos processadores Intel® usam a tecnologia Intel® Turbo Boost que permite que eles operem com altíssima frequência por um curto período de tempo. Quando o processador está operando em ou próximo de sua frequência máxima, é possível que a temperatura suba rapidamente e rapidamente atinja sua temperatura máxima. Em cargas de trabalho contínuas, é possível que o processador opere na temperatura máxima ou próximo de seu limite de temperatura. Estar na temperatura máxima durante a execução de uma carga de trabalho não é necessariamente motivo para preocupação. Os processadores Intel® monitoram constantemente sua temperatura e podem ajustar rapidamente sua frequência e o consumo de energia para evitar superaquecimento e danos.

Como posso verificar se minha solução de resfriamento do sistema é adequada?

Uma vez que a operação normal pode resultar em temperaturas da CPU em seu valor máximo, é difícil dizer apenas a partir da temperatura se seu sistema está com problemas. Se você comprou seu sistema completo a partir de um fornecedor, você deve contatá-lo para obter etapas específicas para solucionar os problemas do seu sistema

Onde eu encontro mais informações para o caso de o meu computador superaquecer?

Sempre entre em contato com o fabricante do sistema quando você tiver um problema de superaquecimento.

Aqui estão alguns recursos que tratam de superaquecimento e de prevenção do superaquecimento:

Sinais de advertência de superaquecimento

 

Tópicos relacionados
Sintomas e solução de problemas de superaquecimento para processadores Intel® in a box
Assistente de resolução de problemas de superaquecimento em processadores Intel® in a box.
Gerenciamento térmico para processadores Intel® Xeon®