Suporte

Perguntas frequentes sobre a temperatura dos processadores Intel®


Última revisão: 21-Aug-2017
ID do Artigo: 000005597

Clique no sinal ou nas perguntas para expandir o conteúdo:

O que é Tcase versus Tjunction?

Estes termos se referem à temperatura dos processadores Intel® para sistemas desktop e para portáteis. O processador não pode exceder a temperatura máxima do invólucro externo definida pelo perfil térmico aplicável. A manutenção da temperatura abaixo do valor máximo ajuda a otimizar a operação e a confiabilidade de longo prazo.

  • Tcase: Medição da temperatura com o uso de um termopar incrustado no centro do difusor de calor. Essa medida inicial é feita na fábrica. Após a fabricação, o BIOS calibra a Tcase. Um diodo entre e abaixo dos núcleos fornece a leitura.
  • Tjunction: Indica a temperatura do núcleo e é calculada com base na saída do DTS (Digital Thermal Sensor - sensor térmico digital) de acordo com a fórmula:

    Tjunction = (Tjunction máxima – saída do DTS)

    A Tjunction máxima (TjMax) é diferente da temperatura de ativação do TCC (Thermal Control Circuit - circuito de controle térmico). O deslocamento da temperatura de ativação do TCC é o ponto no qual a potência do processador começa a diminuir, em relação ao valor da TjMax. A Tjunction pode ser igual à temperatura de ativação do TCC se o deslocamento da temperatura de ativação do TCC for igual a zero.

Por que a Intel fornece a especificação da Tcase para processadores de desktop e a especificação da Tjunction para processadores de portáteis?

Os processadores para portáteis não têm um difusor de calor integrado como os processadores para desktop, por isso a especificação térmica para portáteis se refere à Tjunction Max em vez da Tcase Max.

O que Tcase Max e Tjunction Max significam?

"Tcase Max" é a máxima temperatura que a Tcase (temperatura medida no centro do difusor de calor do processador) pode atingir. Você encontrará os valores de Tcase e as informações de especificação térmica no site da Intel.

"Tjunction Max" é a máxima que a Tjunction (temperaturas dos núcleos do processador) pode atingir antes que a desaceleração térmica seja ativada. A desaceleração térmica acontece quando o processador excede a temperatura máxima. O processador é desligado para impedir danos permanentes.

O que eu devo fazer se o BIOS da minha Desktop Board reportar uma temperatura alta no processador?

A Intel fornece um diodo entre e abaixo dos núcleos com uma leitura que o BIOS calibra. Essa leitura pode variar consideravelmente entre as versões de BIOS e entre fornecedores de BIOS. Se você comprou o seu PC de um fabricante de computadores, entre em contato com o ponto de venda.

Meu aplicativo de terceiros informa com precisão as temperaturas do meu processador?

A maioria dos aplicativos de terceiros informa a temperatura do processador com precisão relativamente boa. Uma vez que os relatórios podem às vezes podem mostrar dados incorretos, faça download da ferramenta de diagnóstico para processadores Intel® para verificar se o seu processador está funcionando corretamente.

A Intel fornece faixas de temperatura para cada processador?

Nós não fornecemos faixas de temperatura para cada processador, pois elas variam de acordo com o processador. Você pode encontrar as especificações térmicas de processadores na documentação técnica do processador Intel® Core™.

Como alternativa, execute este procedimento:

  1. Visite nossa página de informações sobre o produto .
  2. Selecione Processadores, clique na marca do processador e selecione a geração, a família ou a série do seu processador. Se você não souber qual a categoria do seu processador, use a especificação de busca no canto superior direito. Digite o nome do processador e faça a busca no site.
  3. Localize o seu processador específico.
  4. Na página de especificação do processador, clique nas especificações do encapsulamento para determinar a Tjunction ou a Tcase.
Onde eu encontro mais informações para o caso de o meu computador superaquecer? Como eu evito o superaquecimento?

Aqui estão alguns recursos que tratam de superaquecimento e de prevenção do superaquecimento:

Tópicos relacionados
Ferramentas de diagnóstico e de desempenho
Centro de instalação do processador

- Para a sua conveniência, o conteúdo deste site foi traduzido utilizando-se uma combinação de programas de computador de tradução automática e tradutores. Este conteúdo é fornecido somente como informação de caráter genérico, não devendo ser considerado como uma tradução completamente correta do idioma original.