Tecnologia da extensão do conjunto de instruções Intel®

Documentação

Documentação e informações do produto

000005779

29/12/2021

Extensões do conjunto de instruções Intel® são instruções adicionais que podem aumentar o desempenho quando as mesmas operações são realizadas em vários objetos de dados.

As instruções detalhadas estão listadas em Referência de programação para as extensões do conjunto de instruções da arquitetura Intel®.

As extensões do conjunto de instruções podem incluir:

  • Instrução simples de múltiplos dados (SIMD)
  • Extensões Intel® Streaming SIMD (Intel® SSE, Intel® SSE2, Intel® SSE3 e Intel® SSE4)
  • Intel® Advanced Vector Extensions (Intel® AVX, Intel® AVX2 e Intel® AVX-512)

Clique em ou no tópico para obter detalhes

Localize a extensão do conjunto de instruções suportada em seu processador Intel®

Opção 1

Exemplo:

Digite o número dos processadores Intel

Procure Extensões de conjunto de instruções

Opção 2

Você pode usar o Utilitário de identificação do processador Intel®. Siga as etapas abaixo:

  1. Instale o utilitário de identificação Intel.
  2. Clique na guia Tecnologias de CPU.
  3. Procure as Extensões do conjunto de instruções Intel®.

Exemplo abaixo:

Procure as Extensões do conjunto de instruções Intel®

Extensões Streaming SIMD (SSE)

SSE é um processo ou tecnologia que habilita instrução simples de múltiplos dados. Processadores mais antigos processam apenas um único elemento de dados por instrução. A SSE habilita a instrução de gerenciar vários elementos de dados. Ela é utilizada em aplicações de uso intensivo, como gráficos 3D, para um processamento mais rápido. A SSE foi projetada para substituir a tecnologia MMX™. Ela expandiu-se ao longo das gerações dos processadores Intel® para incluir as iterações SSE2, SSE3S e SSE4. Cada iteração trouxe novas instruções e aumento do desempenho.

Encontre uma lista de processadores Intel® com SSE.

Streaming SIMD Extensions 2 (SSE2)

A SSE2 amplia a tecnologia MMX e a tecnologia SSE com a adição de 144 instruções que proporcionam aumentos de desempenho em uma ampla variedade de aplicações. As instruções de inteiros de SIMD apresentadas com a tecnologia MMX foram estendidas de 64 para 128 bits. Isso dobra a taxa de execução efetiva das operações do tipo inteiro de SIMD.

As instruções de ponto flutuante SIMD de precisão dupla permitem execução simultâneas de duas operações de ponto flutuante no formato SIMD. Esse suporte para operações de precisão dupla ajuda a acelerar aplicações científicas, de criação de conteúdo, finanças e engenharia.

As instruções originais da SSE são aprimoradas para suportar uma faixa dinâmica flexível e mais alta da potência computacional. Isso é feito com o suporte de operações matemáticas em vários tipos de dados. Os exemplos incluem palavras duplicadas e palavras quadruplicadas. As instruções SSE2 permitem que os desenvolvedores de software tenham flexibilidade máxima. Eles podem implementar algoritmos e fornecer aprimoramentos de desempenho ao executarem softwares, como MPEG-2, MP3 e gráficos 3D.

Encontre uma lista de processadores Intel® com SSE2.

Streaming SIMD Extensions 3 (SSE3)

O lançamento do processador Intel® Pentium® 4 baseado em processos de 90 nm introduz as Extensões Streaming SIMD 3 (SSE3), que incluem 13 instruções SIMD a mais do que SSE2. As 13 novas instruções são projetadas principalmente para melhorar a sincronização de threads e áreas específicas do aplicativo, como mídia e jogos.

Encontre uma lista de processadores Intel® com SSE3

Streaming SIMD Extensions 4 (SSE4)

A SSE4 consiste em 54 instruções. Um subconjunto composto por 47 instruções, citadas como SSE4.1 na documentação Intel, está disponível no Penryn. O SSE4.2, um segundo subconjunto composto pelas sete instruções restantes, está disponível primeiro no processador Intel® Core™ i7 baseado em Nehalem. Os créditos da Intel são comentários dos desenvolvedores no desenvolvimento do conjunto de instruções.

Encontre uma lista de processadores Intel® com SSE4.1.

Encontre uma lista de processadores Intel® com SSE4.2.

Intel® Advanced Vector Extensions (Intel® AVX e AVX2)

O Intel® AVX é uma extensão para conjuntos de instruções de 256 bits para Intel® SSE. que foi projetado para aplicações que fazem uso intensivo de Ponto flutuante (FP). O Intel AVX melhora o desempenho devido a vetores mais amplos, nova sintaxe extensível e funcionalidade rica. O Intel AVX2 foi lançado em 2013, estendendo a capacidade de processamento de vetores em todos os domínios de dados de ponto flutuante e inteiros. Isso resulta em um alto desempenho e gerenciamento de dados mais eficiente em uma ampla variedade de aplicações. Os exemplos são processamentos de imagens e áudio/vídeo, simulações científicas, análise financeira e modelagem e análise 3D.

Encontre uma lista de processadores Intel® com AVX.

Encontre uma lista de processadores Intel® com AVX2.

Intel® Advanced Vector Extensions 512 (Intel® AVX-512)

O Intel® AVX-512 permite o processamento do dobro do número de elementos de dados que o Intel AVX/AVX2 consegue processar com uma única instrução e com quatro vezes mais recursos que o Intel SSE. As instruções do Intel AVX-512 são importantes porque elas liberam recursos de alto desempenho para as tarefas computacionais mais exigentes. As instruções Intel AVX-512 oferecem o maior grau de suporte do compilador no design dos recursos de instrução.

Encontre uma lista de processadores Intel® com AVX-512.

Como posso obter uma lista de processadores que suportam determinadas Extensões de conjunto de instruções?
  • Acesse a Página de especificações do produto.
  • Clique em Encontrar produtos por recursos localizado na parte inferior direita da página.
  • Em Escolher um filtro, escolha Extensão de conjunto de instruções.
    • Um menu suspenso exibirá todas as instruções suportadas na caixa correta.
  • Escolha uma das instruções da lista e uma lista de processadores com a seleção será exibida.

Aqui vai um exemplo:

Encontre os produtos por recursos

Escolha um filtro

Instruções compatíveis

Lista de processadores