Sintomas de superaquecimento e resolução de problemas para processadores Intel® in a box
Cuidado![]() | Essas dicas de resolução de problemas servem para ajudá-lo a construir seus próprios sistemas de PC usando processadores Intel® in a box. Se o seu PC for um sistema OEM de um fabricante de computadores, como Acer, ASUS, Dell, Hewlett-Packard ou Lenovo, recomendamos que você entre em contato com o fabricante se observar problemas de superaquecimento. |
Sintomas de superaquecimento
- O sistema inicializa e desliga automaticamente após um curto período.
- A frequência operacional relatada da CPU é menor do que a esperada.
- Evidência de limitação da CPU.
- Lentidão geral do sistema.
- Ruído do ventilador do processador/sistema é excessivo.
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Dicas de resolução de problemas
Clique em ou no tópico para obter detalhes:
Para a montagem de um sistema novo, ou um sistema existente que foi modificado:
Verifique a instalação da solução térmica
- Certifique-se de que a solução térmica utilizada para a CPU é compatível e adequada para a CPU em questão. Ao utilizar uma solução de resfriamento que não seja da Intel, certifique-se de que foi validada para operar com base nas especificações térmicas do processador. Consulte a página de especificações do produto.
- Verifique se foi removida alguma camada protetora no material de interface térmica (TIM) do dissipador de calor da CPU.
- Verifique a instalação correta da solução térmica do processador. Certifique-se de que todas as fixações estão corretamente apertadas. Certifique-se de que a solução térmica não está batendo em outros componentes na placa-mãe. Para dissipadores de calor padrão consulte Reinstalando os pinos de pressão do dissipador de calor do cooler do processador Intel® in a box.
- Para outras soluções térmicas, como soluções de refrigeração líquida, consulte as instruções de instalação do fornecedor. Observe que, para refrigeração líquida, certifique-se de que o cabo da bomba e os ventiladores do radiador estejam conectados aos cabeçotes para placa adequados.
- Certifique-se de aplicar a quantidade correta de material de interface térmica (TIM) no processador.
Verifique a operação e o status da ventoinha
- Verifique a instalação correta da conexão de energia da solução térmica do ventilador.
- Verifique se as pás da ventoinha da CPU não estão bloqueadas e que nada as impede de girar.
- Verifique se a entrada da ventoinha não está obstruída por outros componentes ou cabeamento, de modo a bloquear a entrada de ar adequada.
- Para obter mais detalhes sobre problemas de ventoinha, consulte Solução de problemas de ventoinha com processadores Intel® in a box.
Verifique a ventilação de ar
- Verifique se o fluxo de ar interno do gabinete é adequado.
- Verifique se o cabeamento do sistema ou outros componentes não estão obstruindo o fluxo de ar do sistema.
- Verifique se o fluxo de ar geral e o sentido estão corretos. Ao utilizar múltiplos ventiladores de sistema, verifique se as entradas e saídas de ar do sistema em geral estão equilibradas.
- Para uma configuração de sistema evacuada (com ventiladores soprando para fora), certifique-se de que há entrada de ar adequada.
- Para configuração de sistema pressurizada (ventiladores soprando para dentro), garanta uma saída de ar adequada.
Carregue a BIOS padrão ou atualize a BIOS
- Tente carregar a configuração padrão da BIOS no seu sistema.
- Ou, tente atualizar a BIOS.
- Nota: É aconselhável anotar as configurações atuais da BIOS antes de redefini-las.
Para um sistema existente sem alterações:
Verifique se há poeira sobre as ventoinhas
- Verifique se há acúmulo excessivo de poeira no sistema em todos os ventiladores, principalmente no dissipador de calor do processador. Se houver, limpe.
- Verifique se as entradas e saídas de ar para certificar que estão livres de poeira e fiapos.
Verifique a operação da ventoinha
- Verifique se a ventoinha do processador ainda está funcionando.
- Verifique se um cabo foi desalojado, se algo está bloqueando as pás, ou se a fonte de alimentação da ventoinha falhou.
- Para obter mais detalhes sobre problemas de ventoinha, consulte Solução de problemas de ventoinha com processadores Intel® in a box.
Reverta qualquer alteração recente
Veja se alguma coisa mudou no sistema. Reverta qualquer alteração recente que possa ter causado o problema de superaquecimento.
Verifique os materiais de interface térmica
- Procure por qualquer falha de retenção mecânica do dissipador de calor do processador.
- Inspecione em busca de componentes quebrados causados por uma queda ou evento de choque, ou causa semelhante.
- Inspecione a degradação do material de interface térmica (TIM) do dissipador de calor da CPU.
- Ao utilizar refrigeração líquida na CPU, verifique se há falha da bomba, vazamentos visíveis ou perda de fluido.
- Nota: O procedimento de inspeção e o potencial de manutenção variam de acordo com o fabricante.
Carregue a BIOS padrão ou atualize a BIOS
- Tente carregar a configuração padrão da BIOS no seu sistema.
- Ou, tente atualizar a BIOS.
- Nota: É aconselhável anotar as configurações atuais da BIOS antes de redefini-las.
Nota |
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