Sintomas de superaquecimento e resolução de problemas para processadores Intel® in a box

Documentação

Solução de problemas

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09/12/2020

Cuidado
Essas dicas de resolução de problemas servem para ajudá-lo a construir seus próprios sistemas de PC usando processadores Intel® in a box. Se o seu PC for um sistema OEM de um fabricante de computadores, como Acer, ASUS, Dell, Hewlett-Packard ou Lenovo, recomendamos que você entre em contato com o fabricante se observar problemas de superaquecimento.

Processadores Intel in a box

Sintomas de superaquecimento

  • O sistema inicializa e desliga automaticamente após um curto período.
  • A frequência operacional relatada da CPU é menor do que a esperada. 
  • Evidência de limitação da CPU. 
  • Lentidão geral do sistema.
  • Ruído do ventilador do processador/sistema é excessivo.

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Dicas de resolução de problemas

Clique em ou no tópico para obter detalhes:

Para a montagem de um sistema novo, ou um sistema existente que foi modificado:

Verifique a instalação da solução térmica
  • Certifique-se de que a solução térmica utilizada para a CPU é compatível e adequada para a CPU em questão. Ao utilizar uma solução de resfriamento que não seja da Intel, certifique-se de que foi validada para operar com base nas especificações térmicas do processador. Consulte a página de especificações do produto.
  • Verifique se foi removida alguma camada protetora no material de interface térmica (TIM) do dissipador de calor da CPU.
  • Verifique a instalação correta da solução térmica do processador.  Certifique-se de que todas as fixações estão corretamente apertadas. Certifique-se de que a solução térmica não está batendo em outros componentes na placa-mãe. Para dissipadores de calor padrão consulte Reinstalando os pinos de pressão do dissipador de calor do cooler do processador Intel® in a box.
  • Para outras soluções térmicas, como soluções de refrigeração líquida, consulte as instruções de instalação do fornecedor. Observe que, para refrigeração líquida, certifique-se de que o cabo da bomba e os ventiladores do radiador estejam conectados aos cabeçotes para placa adequados.
  • Certifique-se de aplicar a quantidade correta de material de interface térmica (TIM) no processador.
Verifique a operação e o status da ventoinha
  • Verifique a instalação correta da conexão de energia da solução térmica do ventilador.
  • Verifique se as pás da ventoinha da CPU não estão bloqueadas e que nada as impede de girar.
  • Verifique se a entrada da ventoinha não está obstruída por outros componentes ou cabeamento, de modo a bloquear a entrada de ar adequada.
  • Para obter mais detalhes sobre problemas de ventoinha, consulte Solução de problemas de ventoinha com processadores Intel® in a box.
Verifique a ventilação de ar
  • Verifique se o fluxo de ar interno do gabinete é adequado.
  • Verifique se o cabeamento do sistema ou outros componentes não estão obstruindo o fluxo de ar do sistema.
  • Verifique se o fluxo de ar geral e o sentido estão corretos. Ao utilizar múltiplos ventiladores de sistema, verifique se as entradas e saídas de ar do sistema em geral estão equilibradas.
  • Para uma configuração de sistema evacuada (com ventiladores soprando para fora), certifique-se de que há entrada de ar adequada.
  • Para configuração de sistema pressurizada (ventiladores soprando para dentro), garanta uma saída de ar adequada.
Carregue a BIOS padrão ou atualize a BIOS
  • Tente carregar a configuração padrão da BIOS no seu sistema.
  • Ou, tente atualizar a BIOS.
  • Nota: É aconselhável anotar as configurações atuais da BIOS antes de redefini-las.

Para um sistema existente sem alterações:

Verifique se há poeira sobre as ventoinhas
  • Verifique se há acúmulo excessivo de poeira no sistema em todos os ventiladores, principalmente no dissipador de calor do processador.  Se houver, limpe.
  • Verifique se as entradas e saídas de ar para certificar que estão livres de poeira e fiapos.
Verifique a operação da ventoinha
Reverta qualquer alteração recente 

Veja se alguma coisa mudou no sistema. Reverta qualquer alteração recente que possa ter causado o problema de superaquecimento.

Verifique os materiais de interface térmica
  • Procure por qualquer falha de retenção mecânica do dissipador de calor do processador.
  • Inspecione em busca de componentes quebrados causados por uma queda ou evento de choque, ou causa semelhante.
  • Inspecione a degradação do material de interface térmica (TIM) do dissipador de calor da CPU.
  • Ao utilizar refrigeração líquida na CPU, verifique se há falha da bomba, vazamentos visíveis ou perda de fluido.
  • Nota: O procedimento de inspeção e o potencial de manutenção variam de acordo com o fabricante.
Carregue a BIOS padrão ou atualize a BIOS
  • Tente carregar a configuração padrão da BIOS no seu sistema.
  • Ou, tente atualizar a BIOS.
  • Nota: É aconselhável anotar as configurações atuais da BIOS antes de redefini-las.

 

Nota
  • Os processadores Intel® possuem proteção térmica integrada. Se o processador ficar muito quente, a proteção integrada desligará o processador. Se o computador não estiver com overclock, e estiver funcionando abaixo das especificações de projeto, a proteção integrada pode ajudar a evitar danos ao seu sistema. 
  • Se utilizar software de terceiros para medir a temperatura ou as leituras da BIOS, entre em contato com o fornecedor do software para garantir que o software seja validado para trabalhar com o seu processador.

 

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