Conexão do adaptador para cliente Wi-Fi e comportamento de roaming
O que estou vendo?
Um dos seguintes comportamentos de roaming pode ser experimentado:
- A conexão inicial nem sempre é ao ponto de acesso mais próximo (AP) ou ao roteador Wi-Fi de banda larga
- Roaming nem sempre é para um AP/roteador com uma maior força de sinal indicada
- Roaming nem sempre é o AP/roteador mais próximo
- Roaming não é imediato
Como corrigir
Na maioria dos casos, esse comportamento é normal e esperado. Se a sua rede Wi-Fi tiver vários APs/roteadores, o adaptador cliente pode vagar (selecione automaticamente e mude para outro AP/roteador) de um AP/roteador para outro.
O comportamento de roaming foi projetado para aumentar a eficiência da rede Wi-Fi minimizando o tráfego de dados desnecessário. O comportamento também ajuda na conservação do consumo de energia da bateria.
O roaming é baseado na qualidade do sinal e não na distância de um AP/roteador. As alterações na qualidade do sinal são monitoradas pelo adaptador para determinar se uma roam deve ocorrer. No entanto, se a qualidade do sinal para um AP/roteador que está mais distante permanecer boa, o cliente pode não vagar para um AP/roteador mais próximo, ou pode não vagar imediatamente.