Perguntas frequentes sobre Intel® Optane™ Memory

Documentação

Documentação e informações do produto

000024018

20/03/2020

Ver as respostas às perguntas de suporte de perguntas frequentes sobre Intel® Optane™ Memory e o sistema a aceleração.

Clique em ou no tópico para obter detalhes:

Sobre o Intel® Optane™ Memory

Quais são os modelos e marcas de placa-mães compatíveis com o Intel® Optane™ Memory?

Exiba listas de fornecedores e placa-mães preparadas para Intel® Optane ™ memory, para saber se seu sistema é compatível.

O que é o Intel® Optane™ Memory e por que seria bom ter um sistema que suporta esse recurso?

O Intel® Optane™ Memory é uma solução de aceleração de sistema para as plataformas baseadas nos processadores Intel® Core™ da 7ª Geração ou gerações mais recentes. Esta solução usa a tecnologia Intel® Optane™ junto com driver Intel® Rapid Storage Technology (Intel® RST).

Quando esta nova mídia de memória for instalada entre o processador e dispositivos de armazenamento mais lentos baseados em SATA (HDD SATA, SSHD, SSD), o computador poderá armazenar mais dados e programas mais comumente usados mais próximos do processador. Isso permite que o sistema acesse essas informações mais rapidamente, o que pode aumentar a agilidade geral do sistema.

O que é aceleração do sistema? Qual é a responsividade do sistema? O Intel® Optane™ Memory fará com que o meu PC pareça mais rápido?O termo "aceleração de sistema" se refere ao efeito que o Intel® Optane™ Memory tem sobre o computador. Ela possibilita a execução mais rápida de tarefas e reduz o tempo de espera em comparação com um computador que tem apenas disco rígido.
  • O termo "responsividade" se refere à rapidez com que o PC atende as solicitações do usuário final, como:
    • Inicializar
    • Pesquisar e localizar arquivos
    • Salvar arquivos grandes
    • Abrir aplicativos
  • Em comparação com o mesmo PC que tem apenas disco rígido, sim, o Intel® Optane™ Memory faz com que o PC pareça mais rápido, mais responsivo e acelerado.
Em que aspecto o Intel® OptaneMemory é diferente de outras formas de armazenamento em cache NAND e outras soluções de armazenamento em cache?

O Intel® Optane™ Memory é uma tecnologia totalmente nova. Ela foi criada para resolver os problemas de volatilidade, alto desempenho, alta resistência, baixa latência e qualidade de serviço (QoS). A combinação desses atributos em uma tecnologia de memória a torna diferente de qualquer outra tecnologia.

O Intel® Optane™ Memory é diferente de outras soluções de armazenamento em cache NAND pelos seguintes motivos:

  • A revolucionária mídia Intel® Optane™ Memory tem ótimo desempenho mesmo em baixas capacidades (16 GB).
  • Resistência para suportar múltiplas leituras e gravações no módulo.
  • O algoritmo de tecnologia de ponta do driver da Tecnologia de armazenamento Intel® Rapid cria uma solução de alto desempenho.
  • Sua instalação fácil e intuitiva e sua facilidade de configuração ajudam você a configurar automaticamente uma solução de acordo com as suas necessidades.
Existe alguma diferença entre o módulo de Intel® Optane™ Memory (com suporte apenas para plataformas de desktop) e o Intel® Optane™ Memory M10 (com suporte para plataformas de desktop e plataformas de portáteis)?

Para as plataformas de portáteis da 7ª e da 8ª gerações do processador Intel® Core™-i, você precisa dos módulos M10 do Intel® Optane™ Memory com o driver da tecnologia de armazenamento Intel® Rapid versão 15.9 ou mais recente. Os novos módulos M10 melhoram o gerenciamento de energia, possibilitando que os dispositivos portáteis usem esta tecnologia. Esta tecnologia (módulo M10) pode ser usada tanto em plataformas de desktop como em plataformas portáteis habilitadas para o Intel® Optane™ Memory.

Qual é a diferença entre Intel® Optane™ Memory e DRAM? Ela substitui a DRAM?

O Intel® Optane™ Memory usa mídias de memória não-volátil Intel® Optane™ com o driver Intel® Rapid Storage Technology para acelerar a velocidade de acesso do seu PC à memória não-volátil. No seu PC, os dados não voláteis são a "memória de longo prazo" do computador, que continuam lá mesmo quando o PC é desligado. Os documentos pessoais, as imagens, os vídeos, as músicas e os arquivos de um usuário são exemplos de dados não voláteis.

 

A DRAM, ou memória dinâmica de acesso aleatório, é uma tecnologia de memória volátil que serve como "memória de trabalho de curto prazo" do seu computador. A DRAM armazena temporariamente os dados inseridos e os resultados dos cálculos executados pelo processador. Quando o PC é desligado, os dados da DRAM desaparecem.

As duas tecnologias de memória servem para fins diferentes na hierarquia de memória do PC, portanto o Intel® Optane™ Memory complementa a DRAM, em vez de substituí-la inteiramente. Um computador com o Intel® Optane™ Memory e com DRAM pode acessar programas e dados mais rapidamente, fornecendo desempenho e responsividade adicionais.

Instalação e configuração

Para obter mais informações, consulte as perguntas frequentes sobre instalação e configuração.


Fixação de um arquivo, pasta ou aplicativo

Consulte as perguntas frequentes sobre Fixação para aceleração do sistema com o Intel® Optane™ Memorypara obter mais informações.


Hardware e software

Qual é a lista completa de requisitos de hardware e software para obter aceleração do sistema com o Intel® Optane™ Memory?

Ver os detalhes completos de um sistema compatível com o Intel® Optane™ Memory.

Esta unidade a ser acelerada deve conter:

  • Uma partição GPT
  • Formato do setor de 512B
  • Sistema de operacional de 64 bits Windows® 10 com pelo menos 5 MB de espaço não alocado contínuo no final do volume de inicialização
Nota
  • A unidade a ser acelerada pode ser um SSD SATA, um HDD, um SSHD ou o SSD Intel® série 6 com unidade NAND QLC 3D1
  • Unidades de dados e/ou unidades secundárias são aceitas para aceleração do sistema apenas com a versão de software 16.x ou mais recente. Obter mais informações.
  • A aceleração de sistema não suporta uma única unidade SATA com vários sistemas operacionais. Nós não recomendamos esse uso, e não garantimos os resultados. Consulte os requisitos completos no guia do usuário e de instalação.
  • Os sistemas de inicialização de SO duplo — sistemas com mais de uma unidade de armazenamento, cada uma contendo um SO — não são compatíveis e os resultados não podem ser garantidos.
Haverá notebooks habilitados para o Intel® Optane™ Memory, "Preparados para Optane", mas que não incluem o módulo de Intel® Optane™ Memory ao serem comprados, como nos sistemas desktop?

Não, nós não estamos lançando sistemas "Preparados" para Intel® Optane™ Memory para plataformas móveis. Todos os laptops habilitados para o Intel® Optane™ Memory virão com o módulo de Intel® Optane™ Memory já instalado no sistema e a aceleração do sistema habilitada.

Qual é a diferença entre o módulo de Intel® Optane™ Memory e o módulo M10 do Intel® Optane™ Memory?

Os módulos M10 do Intel® Optane™ Memory adicionam o suporte para baixa potência em plataformas portáteis e Espera Moderna/Conectada.

A página Estatísticas no aplicativo de Intel® Optane™ Memory diz que não há nenhuma informação a ser fornecida, pois eu não tenho um módulo de 32 GB instalado. Mas eu tenho, então por que acontece isso?

As estatísticas só aparecerão depois que a primeira tarefa agendada de migração for concluída.

Nota: As estatísticas só são mostradas quando a aceleração estiver sendo feita na unidade de inicialização, isto é, a unidade que contém o sistema operacional.

Para confirmar o agendamento ou para executar a tarefa manualmente, use o procedimento abaixo:

  • Pressione o botão Windows
  • Digite Agendador de Tarefas
  • Na Biblioteca do Agendador de Tarefas abra a pasta Intel
Eu tenho dois módulos. Eu posso usar os dois para aceleração do sistema?

A aceleração do sistema só é suportada com um único módulo e uma única unidade suportada. Não são suportados módulos adicionais do sistema para a aceleração do sistema.

Para que eu precisaria de um módulo com capacidade maior que 16 GB?
  • A principal diferença dos módulos de maior capacidade (acima de 16 GB) é o número de aplicativos e arquivos que podem ser acelerados.
    • A capacidade de 16 GB é adequada para uso normal da maioria dos usuários.
    • O módulo de 32 GB é necessário para usuários avançados que frequentemente usam uma variedade de aplicativos que fazem uso intensivo de dados, como prossumidores e usuários de jogos.
  • Outra diferença seriam recursos e capacidades. Os módulos de pelo menos 32 GB fornecem suporte para Fixação (selecionando arquivos, pastas e aplicativos específicos para acelerar).
A capacidade do módulo de Intel® Optane™ Memory mostrada no sistema operacional Windows* é menor que a indicada na caixa. Por que isso acontece?O sistema operacional e ferramentas relacionadas mostram uma capacidade menor do que a mostrada na caixa. O módulo usa uma pequena porção para manutenção e gerenciamento da mídia de memória. A densidade mostrada é a densidade bruta da mídia de Intel® Optane™ Memory. A capacidade total do usuário permanece constante em toda a vida útil da unidade.
Onde eu posso encontrar os drivers NVMe* para o Intel® Optane™ Memory?

A Intel não fornece drivers NVMe exclusivos do fornecedor para esta série. A aceleração de sistema precisa da versão 15.5 ou mais recente do driver da Tecnologia de armazenamento Intel® Rapid. Se a unidade não for usada para a aceleração do sistema, então ela é suportada pelo driver NVMe* Microsoft* padrão que acompanha o sistema operacional Windows 10.

Eu agora tenho um laptop com a 7ª Geração do processador Intel® Core™ -i. Haverá alguma atualização de BIOS disponível para que eu possa adicionar o módulo de Intel® Optane™ Memory série M10 a ele e obter aceleração do sistema?

Intel® Optane™ Memory deve ser habilitada e configurada pelo OEM do notebook, na fábrica. O programa preparado para Intel® Optane™ Memory não está disponível para notebooks e não há suporte para atualização e configuração para o usuário final.

Os meus bancos ou meus slots de memória já estão cheios. Eu tenho que trocar a DRAM pelo Intel® Optane™ Memory?

Não, o Intel® Optane™ Memory vem no fator de forma M.2 e não substitui os slots de memória DIMM/DRAM. Dessa forma, ela não afeta a DRAM atual que você já tem.

Eu quero instalar RAID no meu sistema. Eu vou poder acelerar esses volumes RAID com o Intel® Optane™ Memory?

O Intel® Optane™ Memory não acelera volumes RAID. Um volume com Intel® Optane™ Memory pode residir no mesmo sistema como um volume RAID.

Nota Em um sistema com essa configuração, nós recomendamos que você use o aplicativo Tecnologia de armazenamento Intel® Rapid para gerenciar seu volume RAID e o volume de Intel® Optane™ Memory.

Desempenho

O desempenho de um sistema portátil será visivelmente melhor se eu comprar um laptop que contém um disco rígido e umo Intel® Optane™ Memory? Como isso se compara a sistema igual mas que não contém o Intel® Optane™ Memory?

Um laptop com um disco rígido e com o Intel® Optane™ Memory é cerca de duas vezes mais responsivo (de acordo com uma medição SYSmark* 2014 SE (sub-escore de responsividade), com as configurações de sistema mostradas abaixo).

Sistema de linha de base (com disco rígido)
Processador Intel® Core™ i7-8650U, 15 W de potência térmica, 4C8T, turbo até 4,2 GHz, memória: 2 DDR4-2400 de 4 GB, armazenamento: Seagate* ST1000LM048 2,5” 5400 rpm p/ HD de 1 TB, SO: Windows* 10

Sistema com o Intel® Optane™ Memory de 16 GB
Mesma configuração com o módulo M10 do Intel® Optane™ Memory de 16 GB

SYSmark* 2014 SE - parâmetro de comparação do consórcio BAPCo* que mede o desempenho das plataformas Windows*. O SYSmark* testa quatro cenários de utilização: produtividade no escritório, criação de multimídia, análise de dados / análise financeira e capacidade de resposta. O SYSmark* contém aplicativos reais de fornecedores de software independentes, como Microsoft* e Adobe*.

Os resultados dos parâmetros de comparação podem precisar de revisão quando forem feitos testes adicionais. Os resultados dependem das configurações da plataforma e de cargas de trabalho específicas utilizadas no teste e podem não ser aplicáveis a componentes, sistemas de computador ou cargas de trabalho de um usuário específico. Os resultados não necessariamente representam outros parâmetros de comparação, e outros resultados de parâmetros de comparação podem mostrar um impacto maior ou menor das mitigações.

O software e as cargas de trabalho usados nos testes de desempenho podem ter sido otimizados apenas para desempenho em microprocessadores Intel. Os testes de desempenho como o SYSmark* e o MobileMark são medidos usando-se sistemas de computador, componentes, software, operações e funções específicos. Qualquer modificação em qualquer um desses fatores pode provocar variação nos resultados. Consulte outras informações e outros testes de desempenho para ajudá-lo a avaliar totalmente as suas compras, incluindo o desempenho desse produto quando combinado com outros produtos. Visite a página de Resultados dos testes de parâmetros de desempenho para obter mais informações.

Eu vou notar um aumento de desempenho imediatamente após a ativação do Intel® Optane™ Memory?

Depois de três ciclos de inicialização após a habilitação do Intel® Optane™ Memory, o tempo para inicializar o sistema operacional se tornará mais curto. Para aplicativos e arquivos, o Intel® Optane™ Memory detecta automaticamente o seu comportamento de computação para acelerar os aplicativos usados com frequência.

Qual é o consumo de energia e a temperatura de operação do módulo de Intel® Optane™ Memory?

Consulte o Resumo sobre o produto para obter mais informações.

O TRIM, ou o Optimize, ainda é útil na otimização do meu volume ou do meu módulo de Intel® Optane™ Memory?

O TRIM, ou o Optimize, não é necessário por causa da arquitetura do módulo de Intel® Optane™ Memory. Quando o volume estiver habilitado, o driver Intel® RST o gerencia de forma a trazer o melhor desempenho.

Todos os aplicativos têm um aumento de desempenho no tempo de execução?

O Intel® Optane™ Memory melhora o tempo de abertura de aplicativos e de arquivos que você usa com mais frequência. Exatamente o quanto ela melhora varia de acordo com cada aplicativo.

Por que demora tanto tempo para habilitar os módulos de Intel® Optane™ Memory que são de capacidade maior que 16 GB?

Os módulos de capacidades mais altas são maiores, portanto o processo de habilitação pode demorar mais. O processo otimiza o seu sistema para o Intel® Optane™ Memory, para garantir a melhor experiência de uso possível. Os módulos de capacidades mais altas possibilitam a aceleração de uma quantidade maior de aplicativos. Ele é ideal para usuários avançados que usam uma variedade de aplicativos que fazem uso intensivo de dados, como prossumidores e usuários de jogos.

Eu geralmente usam o desfragmentador no meu disco rígido para melhorar o desempenho. Eu ainda vou poder desfragmentar o disco rígido depois que ele for acelerado pelo Intel® OptaneMemory?

Quando você ativa o Intel® Optane™ Memory, tanto o Intel® Optane™ Memory quanto a unidade acelerada passam a ser vistas pelo sistema operacional como um único volume SSD. Como resultado, as opções de desfragmentação não estão disponíveis.  Para desfragmentar o HD em processo de aceleração, desative a aceleração com o Intel® Optane™ Memory, desfragmente o HD e reative a aceleração, como definido no guia de instalação do Intel® Optane™ Memory

O Intel® OptaneMemory usa técnicas de armazenamento em cache write-back ou write-through?

O write-back é usado para otimizar o desempenho e a responsividade. Este modo captura a maioria das gravações em host no módulo de Intel® Optane™ Memory primeiro, e então atualiza a cópia no disco sendo acelerado durante períodos ociosos do sistema.

É aceitável fazer a Limpeza de Disco no volume que tem o Intel® Optane™ Memory?

Sim, você pode remover os arquivos desnecessários com a Limpeza de Disco. Clique com o botão direito na unidade de inicialização acelerada > Propriedades > Limpeza de Disco.

O Intel® Optane™ Memory acelera unidades de estado sólido também?Sim. Você pode usar suo Intel® Optane™ Memory para acelerar qualquer tipo de mídia de armazenamento baseada em SATA, incluindo SSDs SATA e os SSDs Intel® série 6 com NANDs QLC 3D1.

Sistema operacional

Que sistemas operacionais são suportados pelo Intel® Optane™ Memory usada para a aceleração do sistema?

O Intel® Optane™ Memory precisa do Windows 10 de 64 bits para ser usada como acelerador do sistema.

O Linux* é suportado pelo Intel® Optane™ Memory para aceleração do sistema?

Não. A unidade SATA acelerada deve estar rodando o Windows 10 64-bit para usar o driver Intel® Rapid Storage Technology (Intel® RST). Isso permite que o suportado e validade que usa o Intel® Optane™ Memory para acelerar os dados mais comumente usados. O uso do dispositivo com outro software de caching não é suportado ou validado.

Eu pretendo ter múltiplos sistemas operacionais no meu sistema, em múltiplas unidades de disco. O Intel® OptaneMemory pode aumentar o desempenho de múltiplas unidades?

Não, o Intel® Optane™ Memory pode acelerar uma unidade.

Outras perguntas

Eu posso usar o módulo de Intel® Optane™ Memory como uma unidade de inicialização ou uma unidade de dados independente em vez de usá-la para aceleração do sistema?

Você pode usar o Intel® Optane™ Memory como uma unidade de estado sólido NVMe* separada. Entretanto, nós não suportamos essa configuração.

Posso desconectar a unidade acelerada do sistema após ela estar sendo acelerada com Intel® OptaneMemory e transferí-la para outro computador?

Não, você precisa desativar o Intel® Optane™ Memory para poder movê-la para outro computador. Você pode desativá-la usando o aplicativo do Intel® Optane™ Memory ou da Tecnologia de armazenamento Intel® Rapid. Consulte o guia do usuário e de instalação do Intel® Optane™ Memory ou veja o vídeo para obter mais informações.

O que acontece se eu remover o módulo de Intel® Optane™ Memory do meu sistema depois que eu ativá-lo?

O volume (módulo + unidade a ser acelerada) será colocado off-line para proteger os dados do usuário. Você não poderá usar este volume até que o módulo seja colocado de volta no sistema.

Se eu habilitar a aceleração e depois remover o módulo de Intel® Optane™ Memory do meu sistema, um outro sistema operacional poderá ver a unidade associada que estava sendo acelerada?

Não, o driver da Tecnologia de armazenamento Intel® Rapid vê que o volume está separado. Ele é colocado off-line e o sistema operacional em outro disco do sistema não consegue vê-lo.

Eu uso o módulo de Intel® Optane™ Memory para dados. Eu posso habilitar a aceleração do sistema?

Quando a habilitação da aceleração do sistema é feita, todos os dados do módulo de Intel® Optane™ Memory são apagados. É recomendável que você faça backup de todos os dados contidos no módulo de Intel® Optane™ Memory antes de habilitar a aceleração do sistema.

O que acontece com meus dados contidos na unidade sendo acelerada se eu perder ou danificar o módulo de Intel® Optane™ Memory?

Quando você cria um volume de Intel® Optane™ Memory (unidade sendo acelerada + módulo de Intel® Optane™ Memory), caso um destes esteja ausente no sistema, o outro disco se desconecta, o sistema operacional não pode mais vê-lo, e ele não poderá mais ser usado.

Nós recomendamos que você use um software de terceiros para recuperar os dados do disco associado.

Eu tenho um SSD que suporta Opal Security*. Essa segurança ainda funciona quando ela é habilitada com o Intel® Optane™ Memory?

Não, a Opal Security* não é suportada com o Intel® Optane™ Memory.

Que criptografia de software está disponível para o meu volume com Intel® Optane™ Memory?

Microsoft BitLocker*, a versão do Windows 10 ou mais recente é compatível.

Nota
  • A criptografia deve ser ativada antes que a aceleração com o Intel Optane memory seja habilitada.
  • A ativação da criptografia de software tem um impacto no desempenho do sistema.
Como eu sei se o meu sistema contém um módulo de Intel® Optane™ Memory? Como determinar se ele está ativado?

No sistema operacional, você pode verificar os discos de várias maneiras:

  1. Abra o menu da área de notificação na área de trabalho. Passe o mouse sobre o ícone da área de notificação do Intel® Optane™ Memory. Se o Intel® Optane™ Memory estiver habilitada, você verá uma mensagem de balão indicando que ela está habilitada.
  2. Verifique no Gerenciador de Dispositivos como mostrado abaixo.

Para obter mais informações, consulte Como determinar se a aceleração do sistema com o Intel® Optane™ Memory está ativa.

Normalmente, eu removo drivers usando a opção de desinstalação do Gerenciador de Dispositivos. Este procedimento é aceitável para desinstalar o driver da Tecnologia de armazenamento Intel® Rapid com o volume do Intel® Optane™ Memory habilitado?

Não, Assim que o volume do Intel® Optane™ Memory estiver habilitado, o driver da Tecnologia de armazenamento Intel® Rapid será necessário. Se você desinstalar esse driver sem desativar primeiro o volume, pode ocorrer perda de dados.

Como eu atualizo o firmware do módulo de Intel® Optane™ Memory?

Há várias ferramentas disponíveis para atualizar o firmware do módulo. Consulte a página de firmware disponível para obter mais informações. A atualização do firmware é suportada no modo de aceleração do sistema e como uma unidade independente.

1Um SSD NVMe* PCIe* Intel® série 6 com Intel® QL QLC 3D NAND é suportado para aceleração com o driver versão 17.5.2.1024. Nenhuma outra unidade NVMe PCIe suporta aceleração.

Tópicos relacionados
Que software habilita a aceleração com o Intel® Optane™ Memory?
Download e software do Intel® Optane™ Memory
Mais informações sobre Intel® Optane™ Memory